30 de abril de 2011

RESENHA: BEASTLY - Alex Flinn


Bom dia meus queridos.

Como muitos de vocês sabem algumas resenhas minhas também são postadas no blog do Gui Cepeda,o BURNBOOK. Por conta dessa parceria, vou postar para vocês uma resenha que o Gui fez de um livro que estou louca para ler. 






Beastly
Autor: Alex Flinn
Editora: Harper Teen
Número de páginas: 336
Onde comprar: Book depository / Livraria Cultura








Sentimentos são como uma canção para a Bela e a Fera . 

Sempre fui viciado em filmes da Disney, principalmente em Toy Story, Rei Leão entre outros, e para minha surpresa, descobri que A Bela e a Fera ía ter uma adaptação atual e se transformaria em um livro chamado Beastly . 

Conheci o livro pela Eli do blog Grintmess, que me falou do livro, e fiquei super viciado nele, precisava comprá-lo com urgência, mas o Book Depository demorou um mês para entregar. Fiquei sofrendo na vontade de conhecer a historia de Beastly, mas quando o livro chegou, li em 1 dia e meio, devorei o livro literalmente, e por ser em inglês, 1 dia e meio foi o meu recorde. 

Todos vocês devem conhecer a historia da Bela e a Fera (para os que não conhecem, em que mundo vocês viveram quando eram crianças?) Beastly é um “remake” atual, que se passa na cidade do Nova York. 

Ao contrario do clássico da Disney, é Kyle ( A Fera ) que narra a historia . Kyle é tudo o que uma garota sonha , loiro, olhos azuis, rico, musculoso, alto e popular. ( O Típico donitão de filme americano, que as garotas se apaixonam mas que quando vão ver, sempre têm um defeito³).Assim como outros, Kyle não se sente bem a menos que humilhe todos aqueles que não são populares e ricos como ele, agindo como um garoto egoísta, arrogante e que não se importa com ninguém. 

Até que um dia ele conhece Kendra, uma garota feia, gorda, de cabelos verdes com um ar misterioso. Não é o tipo de garota que chamaria a atenção de Kyle, mas mesmo assim ele resolve humilha-la na frente de toda a escola. Como lição, ela o transforma em uma fera. Pelos por todo o corpo, garras e presas. Uma Fera igual à Fera de A Bela e a Fera mesmo, e para quebrar o feitiço, ele tem que encontrar alguém que o ame como ele realmente é, não importando aparência ou status, e sim o que a pessoa é por dentro.Mas ainda existe um porém,ele também deve amar essa pessoa ou será uma besta para sempre. 


"Eu era uma besta.
Me olhei fixamente no espelho. Eu era um animal… não completamente lobo ou urso ou gorila ou cachorro, mas sim alguma horrível espécie que andava ereta, que era quase humana, mas não completamente. As presas tinham crescido na minha boca, meus dedos tinham se transformado em garras e pelos cresciam por cada poro. Eu, que tinha depreciado pessoas com migalhas ou mal hálito, era um monstro. "

O livro é bem parecido com o filme, tanto que eu conseguia prever os acontecimentos do livro. Existe uma rosa, um espelho, uma bruxa, um feitiço que transforma o “príncipe” em Fera, e quando ele já não vía mais esperanças para quebrar o feitiço, ele conhece Linda Owens, uma menina ruiva e com sardas no rosto. Lindy é uma garota viciada em livros, com problemas familiares por parte do pai, e que acaba conquistando Kyle e se tornando a única possibilidade de quebrar o feitiço.

A única diferença que eu notei da historia real para o livro, é a presença do pai de Kyle, que para recompensa-lo da tudo do bom e do melhor para ele, mas mesmo assim não agrada o suficiente, transformando ele em um garoto mimado.


"Algo que meu pai tinha me ensinado desde cedo, e com freqüência, era a agir como se nada me afetasse. Quando se é especial, como nós, as pessoas devem notá-lo."

Eu gostei muito do livro, não conseguia parar de ler Beastly. A Autora Alex Flinn acertou em tudo no livro, na construção da trama, no desenvolvimento e no ambiente transformando Beastly numa adaptação que deu certo.

Os personagens são perfeitos, Kyle e Lindy têm características marcantes, e o romance não se torna uma coisa cansativa pelo contexto da historia, e sim uma historia de superação, e transformação de Kyle um adolescente egoísta e mimado, em um menino que compreende os sentimentos de Lyndy, e aprende a amar as pessoas do jeito que elas são. 

Outro ponto interessante, é que Alex Flinn introduziu na historia clássicos da literatura, como Orgulho e Preconceito , O fantasma da Ópera , O retrato de Dorian Gray, Os miseráveis, O corcunda de Notre Dame , Jane Eyre e uma série de outros clássicos são citados durante o livro. Ela também cita versos de William Shakespeare, que de certa forma tem sua importancia no decorrer da historia.

Uma das características marcantes do livro, é uma sala de bate-papo, onde Kyle se encontra com outras pessoas que vivem histórias de conto de fadas ( entre os capítulos temos uma espécie de anexos com os conversar de Kyle com estes personagens) que vivem o lado ruim da historia. Temos uma Rã ( ou seria um sapo?) que procura um beijo de amor de uma princesa para voltar a ser príncipe e uma menina que me lembrou muito a Ariel, de A Pequena Sereia, que dá sua voz para a Bruxa Úrsula, para ficar com o Príncipe Encantado 

O livro é divido em seis partes (O príncipe e a bruxa, A fera, O Castelo, O intruso no jardim, Lapsos de tempo, outono e inverno e Felizes para sempre) deixando a leitura ainda mais leve. A Narrativa é super bem trabalhada, fugindo um pouco do padrão das narrativas femininas. Beastly tem como protagonista Kyle, um dos poucos personagens principais masculinos que eu já tive a oportunidade de ler, sem contar Harry Potter, Eragon, Artemis Fowl e Percy Jackson. A leitura é super rápida e gostosa, tanto que quando eu fui ver já tinha acabado o livro sem perceber. Ç_Ç 

O final é maravilhoso, não me deixou nem um pouco insatisfeito com o desfecho da historia, mesmo que algumas pessoas digam isso, pra mim Beastly tem o final perfeito, pena que não tem continuação. 

Beastly vai ganhar uma adaptação ao cinema, estrelado pelo ator britânico Alex Pettyfer (de I Am Number Four), Vanessa Hudgens (A Eterna Gabriela de High School Musical) e Mary-Kate Olsen (da série Full House). O filme chegou aos cinemas americanos no 4 de Março de 2011, e no Brasil, o filme tem estréia prevista para o dia 3 de setembro (com o nome “A Fera”). 

Para quem quiser conferir o teaser do filme, é só clicar aqui. A adaptação do filme, não parece ser muito fiel ao livro. A Fera não tem pelos, é toda tatuada, e um tanto quanto assustadora, pode ter sido uma tentativa de mudar o visual da historia, mas vale a pena conferir nos cinemas. 

No Brasil, o livro vai ser publicado pela Editora Galera Record, que comprou os direitos do livro mas não tem previsão de lançamento.

- Outras Capas



- Comparação entre A Bela e a Fera e Beastly 


E pra terminar, uma imagem marcante do clássico da Disney, que encantou gerações e fez parte da minha infância. 


- Confira o Trailer do Filme:




Resenha postada originalmente no BURNBOOK

Comente com o Facebook: