27 de abril de 2011

RESENHA: O ALIADO OCULTO - Daniel Silva (Amarilys)

Bom dia pessoal.

Vamos para mais uma resenha?

Escolhi para hoje um livro da Editora Parceira AMARILYS.

ALIADO OCULTO é mais um livro de Daniel Silva que tem como protagonista o oficial da inteligência israelense e restaurador de obras de arte, Gabriel Allon.

Dessa vez Gabriel é convocado para ir até Amsterdã. Sua missão era simples: limpar os arquivos de Solomon Rosner. Rosner era professor de sociologia na Universidade Amsterdã, mas era também um espião secreto da agência israelense. Passando na rua para encontrar-se com o editor de seu futuro livro, Rosner é assassinado.

As regras da agência são claras: após a morte de um membro secreto, tudo que provava seu envolvimento com a inteligência deveria sumir.

Contando com a ajuda de Eli Lavon e da secretária do professor, os papéis começam a ser investigados antes de serem eliminados. Ao sair para comprar comida para o grupo, Allon se depara com um homem que diz ser quem ele procura: um conhecido do professor Rosner que pode fornecer algumas informações importantes.

De porte das informações, Gabriel vai até uma casa e encontra algumas fotos, fotos de jovens terroristas em Londres. Preocupado, parte para Londres.

Ao chegar em Londres começa a ligar alguns pontos e descobre que a cidade será atacada, o alvo era o Hyde Park. Ao contar sobre suas suspeitas e os motivos da desconfiança, o chefe de segurança londrino ignora-o. Mas Gabriel não desiste tão fácil e procura os americanos, que ao descobrirem que a filha do embaixador americano em Londres está correndo no parque, pedem para que Gabriel faça algo imediatamente. Infelizmente, é muito tarde. Quando Allon chega vê a filha do embaixador, Elizabeth Halton, ser sequestrada. Ele tentou a única coisa que estava a seu alcance: atirar nos terroristas. Consegue matar dois e ferir um terceiro, mas vários seguranças e diplomatas que corriam com a moça estavam mortos. Agora Gabriel não é mais um aliado oculto. Fotos suas foram tiradas e sua face estampa as páginas dos jornais. Os terroristas sabem quem ele é, e os britânicos não hesitam em prendê-lo.

Um atentado ocorre num metrô de Londres, centenas de habitantes morrem. Sem motivos para manter o agente preso, Allon é solto. Os terroristas demoram uma semana para fazer contato com o embaixador, e quando o fazem, a condição para libertar Elizabeth é demasiada alta. Soltá-la significaria colocar o resto do mundo em perigo e viver sob a perspectiva de ataques constantes e de uma provável guerra. O presidente americano, padrinho da moça, não poderia permitir, mas seu pai a quer de volta a qualquer custo, e para isso está disposto a tudo. Agora os agentes israelenses terão de correr contra o tempo para conseguir achar Elizabeth para poder salvá-la. As pistas levam Gabriel à Alemanha, onde um fanático islamita o leva a questionar-se sobre si mesmo e suas táticas. Gabriel está agindo certo ao tentar de tudo para combater o terrorismo?

Brilhante. Tenho que dizer que O ALIDO OCULTO é um livro brilhante. Com uma excelente história, Daniel Silva aproveita um momento recorrente no mundo (ataques terroristas) para causar temor no leitor.

Não entrei em maiores detalhes do enredo na resenha porque seria extremamente complicado explicar de forma pormenorizada o livro. Uma vez que fala sobre terrorismo, dezenas de personagens árabes, com seus nomes complicados, são apresentados. Al Qaeda, Bin Laden, e vários atentados terroristas reais são citados no livro. Um livro difícil de ler por conta dos nomes e explicações que envolvem o mundo muçulmano, mas impossível de largar depois que você começa.

E pra quem pensa que Daniel Silva é brasileiro, engana-se. O autor é norte-americano e já escreveu 14 livros, 11 deles com Gabriel Allon como protagonista.

Nos próximos dias a editora Amarilys lançará mais um livro do autor: AS REGRAS DE MOSCOU, e junto com ele, uma superpromoção. Então, vão pensando quais serão as suas REGRAS DE MOSCOU J



FICHA DO LIVRO



     O ALIADO OCULTO
DANIEL SILVA
Editora: AMARILYS
Nº págs: 458
            Gênero: Policial
 
                    

Cortesia da editora para resenha. 








Comente com o Facebook: