11 de abril de 2011

SEGUNDAS L&PM: UM BONDE CHAMADO DESEJO

Bom dia meus queridos!

Mais uma semana que se inicia com resenha.
E as segundas-feiras são da parceira L&PM.
O livro que escolhi para essa semana é um clássico da literatura americana que minha professora de Literatura Inglesa e Norte-Americana falou muito.

UM BONDE CHAMADO DESEJO
(Tennessee Williams)




Essa é a peça mais famosa do dramaturgo Tennessee Williams


Escrita em 1947, ganhou edição pela L&PM em 2008.

UM BONDE CHAMADO DESEJO retrata a decadência social e explora personalidades fortes, cínicas, opostas e dominadoras, nas figuras de Stanley e Blanche.

Stella e Stanley levam uma vida humilde, mas regada de amor e felicidade, ela está grávida e o casal muito feliz. Porém, a felicidade só dura até a chegada de Blanche DuBois, irmã de Stella. Blanche resolveu ir passar uns dias com a irmã, mas sem saber onde ela morava e o estilo de vida que levava.

Quando se depara com a casa de Stella fica aterrorizada e inconformada. As irmãs vinham de boa família, tinham berço e dinheiro, e ela não conseguia acreditar que Stella tinha deixado tudo isso para traz para se casar com Stanley, um homem grosseiro e de atitudes animalescas. Começa então a mostrar-se desgostosa com a irmã e falar mal do marido, na intenção que Stella perceba o erro que cometeu.

Mas Blanche perdeu a fazenda da família e agora não tem para onde ir, por isso, tem que aceitar ficar na casa do cunhado. Em meio a várias brigas e discussões entre os cunhados, Stanley resolve que é hora de saber mais sobre a vida de Blanche, e começa a procurar informações sobre o passado da moça, afinal, ela invadiu sua casa e praticamente roubou a atenção de sua mulher.

Quando descobre quem Blanche é na verdade ele fica horrorizado. Revoltado, resolve contar para a esposa quem a irmã é. Stella pede para que o marido não faça nada e que é tudo mentira, mas Stanley está determinado a colocar Blanche para fora de sua casa, e para isso, irá até as últimas conseqüências.

A peça de Tennesse explora diferentes personalidades: Stanley, bruto, animalesco, selvagem; e Blanche, sensível, delicada, sofrida e traumatizada. Ela cultua sua vida através de fantasias e ilusões inexistentes, acredita-se uma mulher refinada e de grande conhecimento de mundo, enquanto Stanley é um operário realista e rude que encara as coisas de modo frio. É primitivo, porém sensual, o que faz com sua esposa nunca pense em abandoná-lo. Durante toda a peça comporta-se como um animal que quer seu território de volta (o pequeno apartamento e também a esposa), é grosseiro e machista, mas devido aos desvios de caráter de Blanche, suas alucinações, mentiras e loucura, é impossível não simpatizar-se com casal Stella e Stanley, mesmo quando há cenas de violência entre os dois.








Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Nossa que resenha, nunca li nada desse dramaturgo, mas gostei do enredo dessa peça, parece valer a pena ter e ler, quem sabe eu acho algo dele aqui na Livraria Nobel da minha cidade.....\o/....beijokas elis

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.