21 de junho de 2011

RESENHA: OS E-MAILS DE HOLLY - Holly Denham (Record)

Bom dia pessoal!

Preparados para mais uma resenha Chick Lit?

Antes de começar a resenha e de me rasgar em elogios ao livro, preciso dizer que foi o melhor livro do gênero que já li e que já entrou para minha lista de os melhores do ano. Estou falando de OS E-MAILS DE HOLLY da autora (???) Holly Denham (Ed. Record).

 Holly é uma recepcionista novata em um banco de investimentos de Londres. Seus primeiros dias na empresa não foram fáceis, Patrícia, a outra recepcionista, que está na empresa há anos, demonstra certa antipatia por Holly. Além disso, Holly parece enrolada demais com o novo serviço e não dá conta de atender todos os telefonemas. Mas ela reencontra uma colega dos tempos de escola no banco e tudo parece que vai ficar bem.

A família de Holly mora na Espanha. Bem, a maior parte dela, seu irmão ainda mora em Londres e está tentando abrir um misterioso clube noturno.

Seus melhores amigos são Jason e Aisha, que com a ajuda de Holly acabam trabalhando juntos e dividindo problemas, alegrias,  confusões, e claro, muitos e-mails com Holly, afinal, esse é o veículo de comunicação que ela utiliza para falar com todos.

No quesito relacionamento Holly não andava muito bem, até que um príncipe que trabalha na empresa mostra interesse por ela. Agora ela está feliz. Tem um namorado secreto, está se dando bem com Patrícia, tem sua amiga de escola ao seu lado e seus dois melhores amigos a adoram...

Mas nem tudo na vida de Holly são flores. A começar de sua família, que mudou para Espanha devido uma confusão constrangedora causada por seu pai. Sua irmã é casada com um homem que cria cobras, sua vó é meio maluquinha (porém a personagem mais engraçada do livro), e seu irmão... Bem, para saber sobre o irmão de Holly vocês vão ter que ler para ver o que ele está aprontando.

Apesar de tudo Holly está sempre bem humorada, mas ela esconde segredos, um deles é Toby, um antigo namorado que vai trabalhar na empresa.

Com o tempo algumas coisas começam a desandar: a amiga dos tempos de escola mostra que não é TÃO amiga assim, Toby tenta conversar com ela sobre o passado, sua avó, que estava aprendendo a usar a internet, cadastra seu email da empresa em diversos sites, inclusive de artigos eróticos, e não bastando tudo isso, “Cruella DeVil” também trabalha no banco (uma secretária que está disposta a humilhar a todos).

A vida de Holly não podia estar pior, mas também, não poderia estar mais divertida J

Como disse no início, esse foi o melhor Chick Lit que já li. Além de ser extremamente engraçado, mesmo nas situações sérias, tem um formato completamente inusitado, é escrito em forma de e-mails mesmo!


No começo a leitura foi um pouco confusa, pois não temos características de personagens, lugares, etc, e acabamos sentindo um pouco de falta da narrativa comum, porém, após algumas páginas, mergulhamos de cabeça dentro do computador de Holly e passamos a navegar por suas mensagens e sua vida.

Além de o livro ter um formato inusitado, ele nos apresenta a página de Holly na internet, o site http://www.hollysinbox.com/ onde podemos conferir os e-mails que ela recebe.


Mais uma curiosidade sobre esse Chick Lit: Holly Denham é o pseudônimo de um HOMEM! YES baby, um homem escrevendo Chick Lit! E é impressionante como ele desempenhou MUITO bem a função de escritor de livro de mulherzinha!


Fiquei completamente FASCINADA pelo livro e EMPOLGADA com a promessa de que vem mais por aí. Agora fico aqui, todos os dias entrando no site da Holly e bisbilhotando seus e-mails e aguardando por novidades.

O autor acertou em cheio ao escrever o livro, não só pela história e personagens, mas pela forma diferente e ousada que optou por escrevê-lo. É incrível como ele consegue transportar o leitor para o mundo de Holly, descrevendo minimamente lugares, situações e pessoas, mas nos fazendo ver tudo isso de forma clara na nossa frente. GENIAL. OS E-MAILS DE HOLLY é um livro GENIAL, DIFERENTE e IMPRESSIONANTE! Podem colocá-lo na lista de compras e devorem, ou melhor, bisbilhotem assim que chegar!


FICHA DO LIVRO


            
OS E-MAILS DE HOLLY
HOLLY DENHAM
Editora: RECORD                       
Ano: 2011                    
Nº págs: 770
Gênero: Chick Lit

Cortesia da editora para resenha.







Comente com o Facebook: