29 de junho de 2012

RESENHA: TRAVESSIA - Ally Condie (Suma de Letras)


Bom dia, queridos!

E vamos para mais uma resenha da SUMA DE LETRAS nessa semana que é exclusiva e especial da editora.

Ontem postei para vocês a resenha de DESTINO e hoje vou postar a de TRAVESSIA da ALLY CONDIE. Vou chover no molhado e mais uma vez dizer que minhas palavras não serão capazes de descrever toda a excelência do universo distópico criado por CONDIE.

Em DESTINO, Cassia sentiu-se desafiada a descobrir mais sobre a Sociedade e sobre o modo como eles subordinavam as pessoas. No final do livro Cassia teve que fazer uma escolha que levou para longe dela o rapaz por quem estava apaixonada.

Em TRAVESSIA, Cassia resolve sair da redoma de vidro imposta e vai atrás de seu amor fora dos domínios da Sociedade, onde os homens ainda vivem de modo semelhante ao nosso.

Nessa aventura Cassia vai encontrar muitas revelações sobre a Sociedade a qual um dia pertenceu e ver de maneira crua como eles tratavam e se desfaziam de alguns seres humanos.

Quando eu achava que CONDIE daria mais ênfase ao romance, ela volta a me surpreender mostrando mais ainda a face da Sociedade. Eu achava que não havia mais o que falar sobre eles, mais o que revelar sobre seus métodos de domínio, mas a autora retorna com uma história magnífica que mostra os métodos de aniquilação daqueles que não são considerados o ideal criado pela Sociedade.

Claro que eu deveria ter previsto mais revelações, afinal, em DESTINO, tudo o que soubemos foi por meio de Cassia, já que é ela quem nos conta a história, portanto, nossas descobertas são as descobertas dela, e como ela está disposta a ir ao fundo para desnudar a Sociedade, vamos descobrindo cada vez mais sobre eles.

A novidade de TRAVESSIA fica por conta da narrativa, que não se restringe apenas a Cassia. Os capítulos são intercalados, contados por ela e Ky (não vou revelar quem é Ky, fiquem tranquilos), mas ele conhece a Sociedade de forma diferente e tem outra visão sobre ela, o que nos esclarece ainda mais sobre o poder que eles exercem nas pessoas.

Contudo, não senti em TRAVESSIA o mesmo medo que senti em DESTINO, isso por que fica claro que a Sociedade é capaz de tudo para alcançar seus objetivos, então o sentimento de medo foi aniquilado por um sentimento de revolta.

O triste de tudo é que eu relutei tanto em ler a série e agora terei que esperar um tempão para o lançamento do desfecho L Já fiz mil planos de como eu gostaria que a história acabasse, mas tenho certeza que CONDIE vai me surpreender e me deixar revoltada com mais revelações sobre a Sociedade até a última página. 


FICHA DO LIVRO


TRAVESSIA
ALLY CONDIE
Editora: SUMA DE LETRAS                          
Ano: 2012                   
Nº págs: 280
Gênero: Romance, Distopia

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Sou louca por distopias! E quando veio essa onda de livros novos fiquei ao mesmo tempo curiosa e cética. Pra começar li apenas Jogos Vorazes e Destino. Ambos têm o clichê que surgiu com Admirável Mundo Novo, mas enquanto tinha os jogos pra destrair no primeiro livro, com Destino tive a impressão de estar lendo mais do mesmo. Então nem procurei ler Travessia. Mas como Em Chamas, segundo livro de THG me surpreendeu, acho que vou dar chance pro segundo livro dessa trilogia também, haha.

    Beijos
    sobrecafeelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.