27 de julho de 2012

RESENHA: GAROTAS DE VIDRO - Laurie Halse Anderson (Novo Conceito)


Olá, pessoal.

Infelizmente hoje vamos encerrar o ESPECIAL NOVO CONCEITO, mas amanhã começa a promoção valendo os kits dos 5 livros resenhados nessa semana. Espero que vocês participem bastante.

Hoje vou falar de um livro bastante triste que li há alguns dias: GAROTAS DE VIDRO da LAURIE HALSE ANDERSON.


Garotas de VidroAo contrário de muitos livros da NOVO CONCEITO que recebo, que hora que chagam não me despertam interesse algum, mas que depois me surpreendem de alguma forma, GAROTAS DE VIDRO ganhou minha atenção imediatamente, porém não por um aspecto positivo, pois eu achava impossível que alguém escrevesse uma história interessante sobre distúrbios alimentares. Eu me enganei (está ficando comum isso).

LAURIE ANDERSON não só escreveu uma história interessante sobre o tema, como também conseguiu escrever um livro denso, tenso e bastante pesado. Em certos momentos os distúrbios alimentares parecem ser o de menos, face ao que ele provoca no psicológico das pessoas.

Somos inseridos ao mundo bulímico, e não apenas a ele, por Lia, uma menina que tinha tudo para ser feliz, mas sua felicidade estava em pesar menos de 40kg. Um dia Lia havia feito uma aposta com sua amiga Cassie para ver quem ficaria mais magra. Cassie é a garota que vomita após comer e Lia é a garota que come menos de 500 calorias por dia.

Quando o corpo de Cassie é encontrado, Lia quer saber o que houve com a ex-amiga, já que fazia certo tempo que elas não se falavam, a mãe de Cassie, que é médica, conta para filha o que de fato ocorreu com a garota para que ela fosse encontrada morta. Os detalhes e motivos são assustadores. A forma como a mãe de Lia descreve as razões que levaram Cassie a morte e como ela descreve o não funcionamento dos órgãos do corpo nos causam imensa tristeza e medo.

Lia está se matando aos poucos. Cada dia come menos, cada dia tenta enganar mais as pessoas que está comendo, e as coisas que ela faz para enganar são as mais incríveis. Chega uma hora que Lia acredita que vê Cassie e conversa com ela. Acredita que Cassie quer matá-la. Não sei se acreditei nessa parte da história, ou se achei que Lia estava com problemas maiores além da falta de comida. Por vezes eu acreditava nas visões de Lia, em outras eu achava que ela tentava chamar atenção, mas a maioria achei que ela estava enlouquecendo e que era hora de arrumar um psiquiatra.

ADOREI o livro. Fiquei muito surpresa em como LAURIE conseguiu transforma um assunto tão polêmico em uma narrativa que chega a fazer a gente sentir dor no coração. Lia é o tipo de personagem que não nos causa simpatia, nem antipatia. Ficamos sempre pendendo para lá e para cá. Ela faz algumas coisas boas e adora a irmã menor, mas faz coisas destrutivas que afundam não só com ela, mas com todos a seu redor, o que nos dá vontade de dar uma surra nela. Por isso é impossível sentir amor ou ódio pela personagem. Fiquei neutra nesse sentido.

Algumas passagens do livro eu achei bastante fortes e chocantes. Não acho que GAROTAS DE VIDRO é o tipo de livro que agrada a todos, muito menos que deva ser lido por todos. Não é uma história bobinha de fantasia, é uma história com um assunto real que requer reflexão por parte do leitor e que chama atenção para um problema cada vez mais recorrente na vida dos adolescentes.

LAURIE está de parabéns. Seu GAROTAS DE VIDRO me conquistou do começo ao fim.


FICHA DO LIVRO


GAROTAS DE VIDRO
LAURIE HALSE ANDERSON
Editora: NOVO CONCEITO
Ano: 2012                   
Nº págs: 272
Gênero: Drama



 

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.