29 de outubro de 2012

RESENHA: O DEVORADOR - LORENZA GHINELLI (ED. SUMA DE LETRAS)


Olá, pessoal!

Começo a semana com a resenha de mais um livro de terror: O DEVORADOR da LORENZA GHINELLI da SUMA DE LETRAS. Faz mais de 2 meses que essa resenha está pronta, mas só hoje consegui postá-la.


Quando vi a capa de O DEVORADOR fiquei louca para ler o livro. Quando vi que comparavam ao mestre Stephen King então... Quase surtei. Mesmo tendo vários livros para ler, passei-o na frente quando chegou e preciso dizer que não sei que nota realmente dou pelo livro. Como quero falar sobre muitos pontos dele, vou colar aqui a sinopse para vocês terem uma noção do enredo.








SINOPSE:
Denny Possenti tem sete anos de idade, mãe dependente química, pai louco e alcoólatra, colegas que o maltratam e o julgam um idiota. Quando está sozinho, para tentar superar a eterna sensação de medo, inventa histórias inquietantes. Seu único amigo é alguém que se autodenomina Homem dos Sonhos, um velho maltrapilho, cruel, sempre com uma bengala na mão. Se alguém abusa de Denny, o Homem dos Sonhos sempre aparece. E se vinga.

Pietro tem 14 anos, é autista e tem um talento extraordinário para desenhar. É a única pessoa que testemunhou o desaparecimento misterioso de quatro meninos. Sua forma de comunicar o que sabe é desenhar o que viu. E o que Pietro viu é de gelar os ossos. Ninguém acredita nele, exceto sua educadora profissional, Alice: os desenhos tiram seu sono e a jogam em um pesadelo, trazendo a lembrança de algo que ela há muitos anos tinha tentado eliminar. Mas o passado retorna e agride. 


Nem preciso dizer que a sinopse nos tira o fôlego. E tira mesmo, mas eu não me senti tão entusiasmada assim quando li o livro. Nas primeiras páginas eu fiquei procurando uma semelhança com o King, e não encontrei. Ok, é uma história de terror que do meio para o final se torna EXCELENTE, mas sabe aquele começo KING que conquista, encanta e faz com que leiamos o livro de forma desesperadora? Não tem. Sabe aquele jeito mágico do KING desenvolver cada personagem de um jeito que sintamos uma conexão com ele? Também não tem... O livro de LORENZA GHINELLI é realmente ótimo, mas comparar com King... Achei um exagero.

O DEVORADOR começa de um jeito meio confuso, se torna um pouco parado, não são dados grandes detalhes, ou contadas grandes histórias sobre as personagens, não conquista logo de cara, mas vale a pena ler.

Ok, pareci confusa agora, eu sei. Mas foi exatamente assim que me senti com o livro. Provavelmente, se eu não tivesse tentado encontrar King em GHINELLI, eu teria amado o livro desde a primeira página, porém, como fiquei insistindo em encontrar a semelhança, só consegui me entregar ao livro depois da metade, e aí... SURPRESA! O DEVORADOR me conquistou!

Do meio para o final tive a sensação de ter entrado em outro mundo, numa história de terror de verdade, com o sentimento de medo pairando sobre mim. A partir desse ponto a história de Alice com Pietro foi tão bem desenvolvida que chegou a me dar angústia, e me fez acreditar que o maior pecado da autora foi fazer um livro tão curto, pois senti que mil situações e emoções poderiam ser mais desenvolvidas, principalmente sobre os quatro amigos no início da história.

Por isso eu adianto que não devemos, jamais, comprar um autor a outro. Devemos ter em mente que cada um é genial a sua maneira, que cada um conquista o leitor por possuir suas próprias artimanhas. Esqueçam King e encontrarão em GHINELLI uma excelente escritora de ficção.

OBS: Li de noite e sonhei com o velho de bengala... Não recomendo a leitura madrugada a fora :S



FICHA DO LIVRO

O DEVORADOR
LORENZA GHINELLI
Editora: SUMA DE LETRAS                          
Ano: 2012                   
Nº págs: 200
Gênero: Terror




Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Ao meu ver o livro possui uma boa história, mas realmente poderia ter sido melhor desenvolvido, principalmente o vilão.

    bomlivro1811.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.