22 de dezembro de 2012

RESENHA: BEM MAIS PERTO - SUSANE COLASANTI (ED. NOVO CONCEITO)


Boa tarde, pessoal!

Estou aproveitando esse fim de ano para postar todas as resenhas que já estavam prontas e que foram ficando para trás. Hoje vou falar sobre BEM MAIS PERTO, da SUSANE COLASANTI, da NOVO CONCEITO.

O livro conta a história de Brooke, uma menina inteligentíssima, com poucos amigos e que não se adéqua à cidade em que vive. Sua razão de viver é o amor que sente por Scott, o lindo da escola. O problema é que Brooke além de nunca ter se declarado, nunca nem conversou com ele, até um fatídico dia em que nas poucas palavras que trocam ela descobre que ele vai se mudar para Nova York, e o que ela faz? Vai atrás dele ¬¬.

Ok, por esse começo achei o livro completamente bizarro. Brooke tem 17 anos, não é uma menina boba (é bem inteligente, na verdade), tem a cabeça no lugar e é linda, então, o que se passa na cabeça da criatura para ir correndo atrás de um rapaz que nem sabe que ela existe?

Já comecei a me revoltar com o livro nesse momento. Mas não pensei em desistir da leitura, o que foi ótimo, pois encontrei vários pontos positivos no livro. Não é um livro excelente, nem uma história que contagia e nos deixa ansiando por mais. É mais um desses romances adolescentes de modinha do momento, mas com diferenças gritantes que são impossíveis de passarem despercebidas, a começar pela protagonista que é linda.

Com o desenvolver do enredo fui simpatizando com Brooke e entendo melhor a personagem. Ela sofreu muito com a separação dos pais e quando resolve ir para Nova York é justamente com o pai, que não vê há seis anos, que ela vai morar. A relação deles é bastante distante e logo Brooke percebe que sempre será assim.

A realidade é que o senso de percepção de Brooke me encantou. Não logo de cara, pois ao ver que ela foi atrás de Scott a achei completamente idiota, mas ela é uma garota centrada, capaz de perceber o que acontece a sua volta, como os problemas que enfrente com seus pais e com Scott. Mesmo ao conseguir chegar perto e ficar com o rapaz que ela considerava ser o grande amor de sua vida, Brooke não se torna uma personagem boba que sofre de devaneios pelo namorado, pelo contrário, ela consegue analisar de modo frio e racional a relação e perceber que a vida que sempre sonhou ao lado dele era completamente diferente da que tinham.

Outra coisa que gostei muito em Brooke foi a falta de puritanismo. Ela não se faz de virgem, e deixa bem claro que anseia desesperadamente por suas relações sexuais.

Além disso, adorei a forma como as relações de amizade da personagem foram exploradas e como ela foi mudando e se entregando ao novo mundo que passou a viver.

BEM MAIS PERTO não é o tipo de leitura que vai te deixar em êxtase ou fascinado, mas vale a pena a leitura por mostrar uma personagem racional e fora dos moldes das mocinhas de sempre.


FICHA DO LIVRO


BEM MAIS PERTO
SUSANE COLASANTI
Editora: NOVO CONCEITO
Ano: 2012                   
Nº págs: 240
Gênero: Romance




Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.