19 de dezembro de 2012

RESENHA: O FAREJADOR - SPENCER QUINN (ED. RECORD)


Bom dia, pessoal.

Diferente e divertido, são os adjetivos que melhor definem O FAREJADOR do SPENCER QUINN lançado pela RECORD.

O livro caiu nas minhas graças primeiramente por ter sido elogiado pelo STEPHEN KING, em segundo lugar por ser policial, e em terceiro pelo narrador ser um CACHORRO! Sim, vocês leram certo, quem nos narra a história sobre o desaparecimento de Madison é Chet, um cachorro treinado pela polícia, mas que correu atrás de um gato no dia da prova final e foi reprovado.

Como o diferencial do livro é Chet, vou colocar a sinopse do livro para vocês, mas vou me ater a falar desse narrador tão inusitado.

SINOPSE: Chet é um cão inteligente e adorável. Com seu faro poderoso, ele forma com seu parceiro, o humano Bernie Little, a dupla oficial da Agência de Detetives Little. Quando a jovem Madison Chambliss desaparece de forma misteriosa, Bernie aceita prontamente o caso. Contudo, eles nem imaginam que o sumiço pode ter ligações com criminosos perigosos, e que ambos correm grande risco. Narrado pelo perspicaz Chet, "O farejador" confirma o que todos os fãs de cachorros suspeitavam havia muito tempo: os cães não são apenas mais divertidos do que os humanos, mas também podem ser mais espertos.


No início do livro fiquei encantada com Chet, ele tinha fortes opiniões, um humor negro e era bastante sagaz, porém, algumas páginas depois eu me cansei dele. Achei que ele intervinha demais na história e muitas vezes para fazer comentários que poderiam ser dispensados. Eu estava tão curiosa sobre o livro que senti uma pontinha de tristeza. Mas as coisas começaram a melhorar: Chet foi sequestrado e a história ganhou outro ritmo, até ele ganhou outro ritmo. Seus comentários passaram a ser mais interessantes e ele tentava a qualquer custo, com suas atitudes, mostrar ao dono o que estava acontecendo, afinal, como um bom cão treinado, já havia entendido sobre o desaparecimento de Madison bem antes de seu dono (e da gente também).

Chet é um personagem delicioso e encantador. Quando vai parar no abrigo de animais e quase morre, chega a dar um tremendo nó no peito (oops, soltei um spoiler), a partir daí vamos acompanhando o que acontece com ele de forma incessante. A maior vontade é a de dar uma sacudida em Bernie, seu dono, pois ele não consegue entender o que Chet quer mostrar. Claro que nós possivelmente também não entenderíamos.

A relação de cumplicidade entre Chet e Bernie é linda! Os dois se defendem a qualquer custo e estão sempre a postos. Matei-me de rir com as partes em que as pessoas chamam Chet de cachorro e Bernie as obriga a chamá-lo pelo nome.

Quanto à trama policial que envolve o livro, ela é muito boa, mas como temos um narrador demasiado diferente aqui, optei por falar mais dele e deixar a história por conta de vocês. Confiram! Não haverá arrependimentos.  



FICHA DO LIVRO

O FAREJADOR
SPENCER QUINN
Editora: RECORD                       
Ano: 2012                   
Nº págs: 320
Gênero: Policial


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.