19 de março de 2013

RESENHA: MISERERE: ASSASSINATO EM QUATRO ATOS - Jean-Christophe Grangé (Ed. Record)


Bom dia, queridos.

Estou tão empolgada para falar do livro de hoje que tenho medo de me perder nas palavras. Semana passada, recebi da Editora RECORD o livro MISERERE: ASSASSINATO EM QUATRO ATOS, do  JEAN-CHRISTOPHE GRANGÉ. Como vocês sabem, sou alucinada por livros policiais, e fico doida com a quantidade de livros do gênero que a RECORD lança. Quando li a sinopse de MISERERE fiquei ainda mais interessada pelo livro.

SINOPSE: O corpo de um organista chileno é encontrado em uma catedral armênia sob circunstâncias aterrorizantes, e a descoberta de uma série de outros assassinatos similares torna o caso ainda mais complexo. Todos os homicídios apresentam as mesmas características: tímpanos perfurados, trechos de Miserere, do compositor Gregorio Allegri, escritos com o sangue das vítimas e pegadas muito pequenas para serem de um adulto. O policial aposentado Lionel Kasdan une-se a Cédric Volokine, da Brigada de Proteção de Menores, em uma caçada ao culpado. Ao buscar uma ligação entre os casos, os dois começam a suspeitar de que as mortes tenham sido parte de um sombrio ritual, capaz de corromper até mesmo a pureza de uma criança.

Pronto, MISERERE parecia ser tudo o que eu queria: um livro policial que envolvia uma pegada artística, no caso a música; algo que me lembra muito Dan Brown, Steve Berry, entre outros.

Ao iniciar a leitura me vi completamente envolvida pelo assassinato do músico Goetz. A forma brutal, as poucas e interessantíssimas pistas, sua vida, etc. E então GRANGÉ apresentou algo completamente diferente, uma dúvida ferrenha da causa do crime. A princípio acreditava-se em crime político, pois Goetz tivera envolvimento com o general chileno Pinochet, algumas páginas adiante o crime foi ligado à pedofilia. Quando novos corpos começaram a aparecer, a narrativa ia mostrando essas duas vertentes e como cada crime se encaixaria em cada uma delas.

A verdade é que fui ficando alucinada por cada página lia. Quando o motivo político me convencia, entravam explicações sobre pedofilia que me deixavam em dúvidas. Quando a pedofilia me convencia, mais revelações políticas eram feitas e me deixavam agoniada para saber do que realmente se tratava.

Sim, confesso: tentei roubar. Por diversas vezes quis pular um parágrafo ou frase, pois estava realmente angustiada e queria saber por qual dos dois motivos Goetz havia sido assassinado. Mas não consegui fazer isso, por uma razão fantástica: GRANGÉ me envolveu. De repente o livro dá uma parada nessas duas possibilidades e começa a nos brindar com uma verdadeira aula de história. Uma aula que em meus diversos anos de estudo eu jamais tive o prazer de ter. JEAN nos insere na Alemanha nazista de Hitler e nos diversos regimes ditatoriais que existiram na América do Sul. Brasil, Argentina, Colômbia, e muitos de nossos vizinhos são citados. As torturas e atrocidades cometidas nessa época são completamente exploradas, nos deixando expostos a um verdadeiro choque e horror com os fatos apresentados. A história do alemão-nazista Hans Hartmann me deixou assoberbada por suas maldades e sua história de “treinar” militantes dos regimes.

Quando percebi, o livro voltava para sua veia policial, em busca de pistas, e eu estava lá, ansiando por mais umas 100 páginas sobre a história do mundo. É claro que JEAN não me decepcionou e começou a mesclar cada uma das descobertas com momentos históricos-políticos.

Muitas das passagens do livro são fortes, pois envolve crianças em todas as situações: torturadas, treinadas, malvadas, vítimas e homicidas. Fiquei impressionada com a quantidade de fatos que o autor conseguiu conectar em sua história e torná-la plausível.

A vida dos dois detetives principais envolvidos revela surpresas sem fim. Personalidades opostas, eles se completam e nos fazem ler de forma voraz cada passagem que revelam algo sobre seu passado.

O que mais surpreende no livro é a arma do crime. Apenas revelada ao final e com explicações maravilhosas sobre como conseguiram encontrá-la. O final é majestoso e inigualável.

Como deixei claro durante a resenha, MISERERE: ASSASSINATO EM QUATRO ATOS, não é apenas um livro policial, e sim uma verdadeira aula de história. Foi um dos livros mais inteligentes e bem elaborados que já tive o prazer de ler. Entrou para minha lista de favoritos. Dizer que eu recomendo é pouco, o melhor seria dizer que MISERERE deveria ser leitura obrigatória! 



FICHA DO LIVRO

MISERERE: ASSASSINATO EM QUATRO ATOS
JEAN-CHRISTOPHE GRANGÉ
Editora: RECORD                       
Ano: 2013                  
Nº págs: 490
Gênero: Policial, Suspense


Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Olá Mari, tudo bem?

    Bom, confesso que antes de começar a ler seu blog eu não era muito fã dos livros policiais, até porque os livros que me indicavam tinham um conteúdo muito parecido com outros do mercado. Contudo, aos poucos fui lendo alguns livros indicados por você e hoje posso dizer que policial se tornou um gênero que eu sempre tenho que ter algo novo na minha estante. ^^

    Pessoalmente, considero as tramas policias inteligentes as melhores. E ao que parece Miserere proporciona um enredo bem desenvolvido e que vai agradar muito aos leitores do gênero que querem ler algo que vai além da resolução de um crime. E é claro, que com tantos elogios que você fez, ele já entrou para a minha lista de desejados e eu espero, sinceramente, ter a oportunidade de lê-lo em breve.

    Beijos!

    Isabelle
    --
    http://www.blogmundodoslivros.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Isa.

      Você não imagina o quanto fiquei feliz com seu comentário! Adorei saber que você deu uma chance aos policiais por conta do que falo deles aqui.

      Pode colocar MISERERE na lista sem medo, é fantástico. Depois de ler, volta pra contar o que achou.

      Bjão

      Excluir
  2. Sou fã de livros policiais, de qualquer tipo, desde que bem escritos. O livro não sei se é bom, mas a resenha é muito boa. A paixão com que foi escrita denota no mínimo um bom livro a ser lido. Parabéns pela entrega na resenha. Vou ler o livro 100% em razão da resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Celso.

      Obrigada pelos elogios :) Leia sem medo, prometo que você vai se surpreender.

      Abraços

      Excluir
  3. Oi, Mari. Só vim deixar meu comentário pois venho procurando críticas sobre "Miserere: Assassinato em Quatro Atos" desde quando o li e eu, simplesmente, concordo com tudo o que você citou aqui. É impossível não se viciar com a narrativa de Grangé! Mesmo trabalhando, comprei o livro em um sábado e terminei no sábado seguinte. Agora busco mais de Jean-Christophe pra minha vida. Inclusive, outra obra de arte dele já me aguarda: "Floresta dos Espíritos".

    Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  4. Oi Mari, comecei a trabalhar contos de enigma e terror com meus alunos do 8º Ano, aproveitando a leitura de A faixa Manchada de Arthur Conan Doyle presente no livro deles. Entretanto, sempre penso em apresentar-lhes uma segunda leitura, ou até mesmo uma terceira leitura, e associá-la com o mundo do cinema. Como já havia assistido o filme La Marque des Anges: Miserere, resolvi trabalhar também este filme com os meninos e me surpreendi com a grandiosidade desta obra. Ainda não tenho o livro de Grangé, mas já está na lista e, com certeza, no próximo ano estará entre as leituras a serem trabalhas em classe. (P.S. Adorei sua resenha.)

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.