23 de abril de 2013

RESENHA: MARIAH MUNDI: A CAIXA DE MIDAS - G.P. Taylor (Ed. Planeta)


Bom dia, pessoal!

Quem acompanha o blog sabe que eu adoro livros policiais, mas existe um outro gênero que me fascina: fantasia juvenil. Após Harry Potter, Percy Jackson, e tantos outros sucessos do gênero, ficou impossível não sentir um apego e um carinho todo especial por esse tipo de livro. Infelizmente, esperei passar dois anos do lançamento de uma série maravilhosa para ter contato com seu primeiro volume. Estou falando de MARIAH MUNDI: A CAIXA DE MIDAS, do inglês G.P. TAYLOR, lançado pelo selo PLANETA JOVEM em 2011.

SINOPSE: O jovem Mariah Mundi termina seus estudos. Sem saber para onde ir, decide morar no hotel Prince Regent, construído na encosta de um penhasco. Trabalha ajudando o mágico Bizmillah nos shows apresentados aos hóspedes. Não demora muito tempo para que Mariah e sua amiga Sacha descubram que algo de muito macabro acontece ali, e tentam descobrir pistas que os levem a resolver enigmas e descobrir segredos. O hotel, acima do subsolo, oferece luxos de todo tipo, mas embaixo da terra, o sarcófago egípcio do mágico pode ser uma das chaves para que Mariah desvende o grande e decisivo enigma.




Como AMEI esse primeiro volume da história! Todo o mundo criado por TAYLOR é fantástico e incrível. O autor tem uma narrativa completamente detalhada e esmiúça as mínimas situações, ambientes, personagens, etc. Tudo é tão bem descrito, que as imagens formadas em nossa mente vão se passando como em um filme de ação.

Para alguns a história pode ter pontos clichês, como o fato de Mariah (que é um garoto!) ser órfão, mas a realidade é que a morte de seus pais não foi totalmente confirmada, o que espero que aconteça apenas no terceiro volume e que eles sejam encontrados, para ter um grande diferencial da maioria das histórias juvenis.

Além disso, o autor foi MUITO, mas MUITO feliz ao inserir histórias mitológicas em um mundo fantástico onde a magia acontece. Eu adoro quando os autores misturam essas impossibilidades e milagrosamente nos fazem enxergá-las como possíveis.

Alguns personagens ganharam meu coração, como o caso do Kraken (que me fazia lembrar toda hora de Piratas do Caribe), Scratty, a bonequinha de louça, o Capitão Charity (que até os momentos finais me deixou em dúvida quanto suas verdadeiras intenções), e o crocodilo fêmea de estimação de Charity, que me fez vontade de carregá-la no colo.

As cenas de suspense e aventura são muito bem descritas, o que nos faz percorrer junto com os personagens seus caminhos e perigos. Confesso que mesmo Mariah sendo o personagem principal, ele não me conquistou nesse volume, mas a história foi tão bem elaborada que não senti falta de me apegar ao principal personagem para saboreá-la. Espero que no próximo livro o garoto seja menos certinho, rs. Já Sacha, sua amiga e companheira de aventuras, me conquistou! ADOREI essa garota. Forte, determinada, persuasiva, corajosa... A menina é demais!

Uma coisa bastante interessante que aconteceu comigo durante a leitura foram os pesadelos que tive por conta da bonequinha de louça. Sim, eu sei que é um livro juvenil, mas palhaços, bonecos, e derivados, simplesmente me assustam mais que o normal e me fazem ter os mais terríveis pesadelos.

Quem gosta do gênero e quer mergulhar num mundo de magia e fantasia, não pode deixar de ler MARIAH MUNDI. RECOMENDADÍSSIMO! 



FICHAS DOS LIVROS

MARIAH MUNDI: A CAIXA DE MIDAS
G.P. TAYLOR
               Ano: 2011                   
Editora: PLANETA 
Nº págs: 352
Gênero: Fantasia, Juvenil


Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Fantasia é um dos meus gêneros preferidos! Não tinha ouvido falar desse livro mas gostei bastante. Também me assustam palhaços, bonecas e derivados do tipo, haha. Fiquei com bastante vontade de ler, vou tentar comprar o mais rápido possível *-*
    Beijão, Unsaid Things

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.