18 de abril de 2013

RESENHA: A REUNIÃO - Simone Van Der Vlugt (Ed. Record)


Oi, pessoal.

Estou até com medo de falar do livro de hoje. Ando tão crítica com minhas resenhas que daqui a pouco vocês vão começar a me chamar de cri cri. Mas o fato é que AMO livros policiais e de suspense, e quando eles não atingem o mínimo do nível que espero, sou obrigada a desdenhar deles e expor minha sincera opinião sobre o que eles me fizeram (ou não) sentir. Ultimamente a RECORD vem lançando EXCELENTES livros policiais, e sempre tenho comigo uma lista enorme dos livros do gênero que quero ler. A sinopse de A REUNIÃO da SIMONE VAN DER VLUGT me ganhou na hora, e fez o livro ir imediatamente para meus desejados.

SINOPSE: Sabine é uma jovem que enfrenta problemas psicológicos. Recuperada de uma depressão, ela tenta voltar à vida normal, até um anúncio atingir o centro de sua reticente memória. O convite para uma reunião em sua antiga escola faz com que ela relembre o desaparecimento de Isabel, sua amiga de infância. O sumiço, assim como o motivo, ainda permanece um mistério. Agora, determinada a recuperar as lembranças e a desvendar o que aconteceu, Sabine deve se livrar dos redemoinhos de sua memória e se confrontar com uma lista de suspeitos que não para de crescer, e que envolve até mesmo as pessoas mais próximas. 




Incrível essa sinopse, não? Pois é, aí está o problema, a sinopse é infinitamente melhor que o livro. Sabine, a personagem principal, passa todas as páginas contando sua vida atual e seu passado, após o sumiço da amiga Isabel. A principio achei a narrativa extremamente interessante e envolvente, já que não há uma separação de quando se fala no presente e quando a personagem relembra do passado. Mas foi só isso que me atraiu no livro.

Sabine é o tipo de personagem que me da raiva. Vive num marasmo só, tem pena de si mesma, é apática a tudo, e sua mente é um caos. Ok, ele teve um sério problema de estresse, mas ela faz disso um drama muito maior do que realmente é. Suas justificativas para ter perdido a memória e não se lembrar do que ocorreu com sua própria vida após o sumiço da amiga são ridículas e parece que ela quer convencer apenas ela mesma.

A autora cria um suspense até gostosinho no livro, envolve vários personagens, poderia ter colocado muitos deles como culpado, mas resolve escolher justo o mais óbvio dos personagens. Aquele que no meio da leitura você já está tão possesso com algumas situações que ele passa que fala: tem que ser esse o personagem culpado. E bingo! No final acertei ¬¬. ODEIO quando acerto! Mentira... Geralmente, nos livros policiais, eu adoro. Fico me achando A detetive, que pega as mínimas pistas no ar, etc. Mas esse não é um livro investigativo, não são revelados dados ou fatos verdadeiros sobre o sumiço da garota. Apenas temos informação sobre ele pela visão de Sabine, que em algumas partes me pareceu completamente amalucada.

Eu poderia ficar aqui até amanhã comentando as razões pelas quais não gostei do livro, mas vou deixar essa crítica negativa curta, pois ainda assim A REUNIÃO é um livro de suspense e não quero estragar a surpresa de quem ainda vai ler.

Só aviso: cuidado com a morosidade de Sabine e com as infinitas descrições de seu ambiente de trabalho que em NADA acrescentam na história do livro. Para não dizer que não há conexão alguma com as duas histórias, apenas em um momento sua vida no banco se relaciona com seu passado, que é para encontrar um personagem e deixá-lo como suspeito. A verdade, é que a vida atual dela parece ser contada só para que o livro não pareça ter 100 páginas, ou seja, é um enorme encher linguiça. 


FICHA DO LIVRO

A REUNIÃO
SIMONE VAN DER VLUGT
Editora: RECORD                       
Ano: 2012                  
Nº págs: 336
Gênero: Suspense


Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Nossa, é uma pena quando não gostamos de um livro né? Já aconteceu comigo, várias vezes via um livro e a sinopse era perfeita, chegava na hora de ler pá, ou era totalmente diferente dela ou a história era bem "fraca".
    Gostei de sua resenha, sua sinceridade foi excelente!
    Um beijo.
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Graças que não comprei então!
    Cheguei a pegá -lo na mão e desisti!

    ResponderExcluir
  3. Ótima resenha!! Parabéns!!

    ResponderExcluir
  4. Ao contrário de mim. Porque eu adorei o livro. ;)

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.