12 de julho de 2013

NOVIDADE: NOVAS EDIÇÕES DE LIVROS DO STEPHEN KING - Suma De Letras

Bom dia, pessoal


Como prometi ontem, hoje teremos um post especial para falar das novas edições dos livros do STEPHEN KING lançados pela SUMA DE LETRAS.

Sou bastante fã do autor e tinha os livros nas edições antigas, por isso resolvi fotografá-los de modo que vocês possam comparar as mudanças que as edições sofreram. Minha opinião é que todas as edições mudaram para melhor, muito melhor!

Vou começar falando do mais famoso dos livros que ganhou nova edição: À ESPERA DE UM MILAGRE.



Quanto à capa, preciso confessar que preferia a anterior. Geralmente não gosto de capas de filme, mas gostava de ver o Tom Hanks nessa. Esse é o único quesito em que a edição antiga me agradou mais que a nova.




Adorei as mudanças já no abrir dessa primeira página. Folhas amarelas, texto com alinhamento justificado na orelha, título bem grande. Lindo, lindo, lindo.



Essa foi a mudança que mais gostei: a FONTE. As letras dos livros do KING lançados pela OBJETIVA eram terríveis! Elas são fininhas e claras, o que torna a leitura lenta, ainda mais pelas páginas brancas. A nova edição da SUMA conta com uma fonte muito melhor, além de MUITO maior. Observem o último parágrafo da 1ª foto “Em 1992 ou 1993...” ele está quase no finalzinho da página, enquanto que na 2ª foto está praticamente no meio de onde começou os escritos. Isso é só para vocês terem noção de quanto a fonte aumentou, e esse é o meu maior agradecimento à SUMA DE LETRAS J



Para verem que não estou mentindo, e que as letras aumentaram bastante, vejam o número de páginas a mais que a nova edição ganhou. Ela acaba na página 399, enquanto que a edição anterior na 274, são mais de 100 páginas de diferença!



A orelha da contracapa também ficou mais linda! Além do texto justificado, temos uma fotinho do mestre.



Por fim, a contracapa.


Agora vou falar sobre um livro do KING que odiei quando li na edição antiga e que AMEI quando reli nessa nova.




Primeiríssimo ponto positivo: MUDANÇA DO TÍTULO! Perfeito o trabalho da SUMA em mudar o título. Tive uma decepção muito grande quando li esse livro, pois KING tentou por muito tempo esconder o que era o ser misterioso, tentou criar todo um clima de suspense, que era imediatamente destruído por esse título spoiler ¬¬ A única coisa que eu tiraria da capa nova é o “Publicado anteriormente como A Hora do Vampiro”, por que continua entregando o mistério da história. Mas fechei os olhos, fiz que não li isso, e juro que tive outra sensação com a leitura.

A imagem da capa da nova edição está perfeita e sombria. ADOREI!



Comparem novamente o aumento da fonte \o/



E mais uma vez a quantidade de páginas a mais que o livro ganhou por conta desse aumento.



A contra capa da nova edição também ficou perfeita. Só faltou o textinho estar justificado. Desculpem-me, mas tenho certa nóia com isso.



Agora vou falar do mais assustador dos relançamentos: O CEMITÉRIO. Gente, esse livro quase me matou na madrugada em que o li. Tenho medo até hoje e não sei se tenho coragem de reler. Detalhe: tenho uma gata, então acho que esse fato ajuda bastante para que eu não faça a releitura, uma vez que foi ela quem quase me fez surtar de tanto gritar em uma madrugada com um sustinho que resolveu me dar.



Quanto à capa, acho que dispensa comentários. Os gatos de ambas são sinistros e medonhos, mas creio que o da edição antiga coloque mais medo, enquanto o da nova dá mais um ar de suspense. Não consigo escolher uma capa preferida.





Nessas duas fotos dá para fazer uma boa comparação quanto às fontes. A 1ª é da nova: grande, visível, redondinha e confortável. A 2ª é da edição antiga: fininha, achatada, pequena, e o que eu mais odeio, clarinha (apesar de parecer escura na foto, não é).




Dessa vez contra capa ganhou um texto justificadinho e eu achei lindo, lindo, lindo.



Dessa leva de novas edições, OS OLHOS DO DRAGÃO, era o único que eu ainda não havia lido. Postei a resenha ontem, e vocês podem ver AQUI o que eu achei.



A capa me deixou na mesma situação de O CEMITÉRIO. Gosto de ambas, acho as duas perfeitas!



Por essa foto, podemos perceber como as imagens parecem mais definidas, provavelmente pela página amarela, e também conseguimos ver a diferença das fontes.





Mais uma foto em que a diferença de tamanho das fontes é gritante. A 1ª é do livro novo e a 2ª da edição antiga.




Quase 100 páginas de diferença. É a SUMA colaborando muito com a visão de seus leitores \o/



Espero que vocês tenham gostado de saber quais as mudanças nas edições e que corram para adquirir os livros do KING nessas caprichadíssimas edições da SUMA DE LETRAS. A editora está de parabéns!

Comente com o Facebook:

8 comentários:

  1. Não sabia que Espera de um milagre era dela. Infelizmente ainda não li nenhum livro dele mais quero muito.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Impressionante o que o um pouco de trabalho nessas reedições fez para que ela ficassem melhores, afinal, a Suma é um selo da Objetiva. E essa capa do Salem ficou muito legal mesmo, usaram uma parte da imagem da capa da edição ilustrada americana, que eu tenho, e é linda: https://en.wikipedia.org/wiki/File:Salemslottrade.jpg
    Se tivesse as ilustrações também, seria perfeito!

    ResponderExcluir
  3. Impressionante o que a mudança de fonte fez com o número total de páginas. Mas essas novas edições estão maravilhosas!

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Das mais bonitas Os olhos do Dragão ficou linda a capa!
    Sempre achei as capas dos livros do King feias e confusas com as fontes :/
    melhorou muito! incluse as fontes, bem melhor assim1
    e concordo com você, textos justificados são bem melhores! rs

    http://tamigarotaindecisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. A esqueci de avisar, meu livro chegou que ue ganhei na promoção aqui do blog, se puder dar uma conferida ali no meu blog, será um prazer! :D

    http://tamigarotaindecisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Adorei seu trabalho comparativo, muita eficiência! rs
    Vem cá, já que cê gosta de Stephen King, deve ter a edição antiga de Duma Key, né? Porque eu queria comprar a edição nova da Suma, mas a capa é a mesma, então não sei se fizeram essas mudanças no miolo também. Você sabe me informar?
    Beijo =*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nat, Duma Key ainda não ganhou páginas amarelas. Estou aguardando tb, rs.

      Bjs

      Excluir
  7. MRVentura, obrigado pelos esclarecimentos! Sabia que tinha caroço nesse angu quando vi a diferença de preço entre as edições da Objetiva e da Suma. Ainda bem que achei uma alma caridosa que se propôs a explicar bem as diferenças. Me fez escapar de uma má compra, pois texto pequeno é a pior coisa do mundo!

    Sobre esse lance de justificar ou não o texto, não sei se vc estuda design, mas um texto justificado e um não justificado, traz mensagens diferentes.
    Um texto justificado passa seriedade, enquanto o não justificado passa uma imagem despojada, descontraída ou apenas não tão séria quanto o justificado sugere. Esse é o motivo pelo qual balões de HQs não devem ter nunca texto justificado.
    No sentido prático da coisa, não levando em conta essas questões psicológicas(a não ser nas HQs), quando o texto é curto, não precisa ser justificado, mas quando é, precisa. Pode notar que em revistas, sempre quando existe necessidade de colocar uma imagem e um texto pequeno do lado(ou embaixo), quase nunca ele é justificado e, ao meu ver, não deve.

    Ainda existe o texto centralizado, que tem o poder de dizer "atenção, leia isto!", reforçar a idéia de seriedade(mais do que o justificado). Com essa seriedade toda, ele também pode passar tensão se o texto for bem feito e curto. Na trilogia* de livros da aventuras solo do Han, Leia e Luke, da editora Seguinte, os textos dos 3 livros foram centralizados, e lendo o conteúdo deles você entende o porquê dessa escolha.

    De novo, obrigado pela observação nos livros. Um abraço!

    *trilogia que agora virou tetralogia com o lançamento de "Antes do despertar".

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.