11 de julho de 2013

RESENHA: OS OLHOS DO DRAGÃO - Stephen King (Suma de Letras)

Oi, gente!

Hoje tem mais resenha da SUMA DE LETRAS. Esta será, provavelmente, a resenha mais difícil que vou fazer, pois é com uma imensa dor no coração que vou ter que admitir que não gostei muito de um livro do meu tão amado e adorado STEPHEN KING.

Este mês tive uma surpresa incrível e recebi as novas edições que a SUMA lançou dos livros do KING. O único que eu ainda não havia lido era OS OLHOS DO DRAGÃO, e resolvi mergulhar essa fábula.




SINOPSE: O mago da corte de Delain, Flagg, decide que agora, depois de quatrocentos anos de espera é a sua vez de governar.
Para isso cria um plano para matar o velho rei e incriminar seu filho mais velho, Pedro, deixando o trono para o mais novo, Tomás, que podia ser facilmente controlado pelo mago.
O principe Pedro é incriminado e condenado a passar o resto dos dias no Obelisco, onde a única coisa que ele pode fazer é planejar sua fuga e um jeito de punir o verdadeiro culpado pela morte de seu pai.





Confesso que já tinha o livro na edição antiga, mas que nunca me empolguei para lê-lo, isso porque sempre soube que a narrativa divergia de tudo que estava acostumada a ler do KING. Quem pensa que ele só escreve livros de terror, está muito enganado, KING é capaz de escrever belíssimas histórias dramáticas, e outras que misturam drama com sobrenatural, mas que não causam medo nas pessoas, e sim angústia, tristeza, agonia, etc... O cara não é chamado de mestre à toa, para mim, ele realmente é um mestre na arte de escrever, escreve de tudo e sempre me agrada com tudo, a exceção de OS OLHOS DO DRAGÃO. Como eu estava dizendo quando comecei o parágrafo, eu sempre soube que esse era um livro diferente, pois KING o havia escrito para sua filha, que não gostava muito de histórias de terror, então tinha resolvido escrever algo mais “leve” para ela. O problema é que a história tem toques de contos de fadas, e eu até gosto desses contos, mas não pelas mãos do KING, e mesmo encontrando algumas partes fantásticas, não consegui me sentir conquistada pela narrativa L

A história é muito bacana, cheia de mistérios, maldades, assassinatos, etc, só que não rolou química entre nós. Só isso.

Mas quero que vocês atentem para as diversas resenhas que falam do livro. MUITAS, MUITAS mesmo, o elogiam, acreditam essa ser uma obra brilhante do KING. Apesar de não partilhar de tal opinião, creio que OS OLHOS DO DRAGÃO seja o tipo de livro que deve ser lido para que cada um tire suas próprias conclusões, pois ele é diferente de tudo que o autor já apresentou, e olha que ele já escreveu de tudo mesmo!

O que mais senti falta no livro foi de ter O personagem. Não sei o que ocorre quando eu pego um livro do mestre para ler, mas imediatamente me apaixono por um personagem, sofro e partilho das mesmas emoções que ele, dos mesmos sofrimentos e opiniões, e apesar de OS OLHOS DO DRAGÃO até ter tal personagem, não me identifiquei.

Ok, o problema foi comigo, eu sei, porque juro, a história é bacana! As partes que o narrador dialoga diretamente com o leitor são excelentes, e a maldade e mau-caratismo de alguns personagens são primordialmente bem exploradas, então, não sei dizer porque raios KING não me convenceu com essa história se eu acho tantos elogios para a obra, mas de novo repito: não rolou química entre nós.

Mas, preciso abrir um espaço nessa resenha para fazer algo que não costumo quando apresento as resenhas: falar da edição.

Como o livro ganhou uma nova e excelente edição, me vejo obrigada a falar dela para vocês e compartilhar algumas fotos, comparando-a a antiga:







Viram como a SUMA caprichou? Corram para ler J


FICHA DO LIVRO

                  OS OLHOS DO DRAGÃO
STEPHEN KING
Editora: SUMA DE LETRAS                          
Ano: 2013                   
Nº págs: 304
Gênero: Juvenil, Fantasia, Drama, Sobrenatural

Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Nossa.. este livro dele eu não conhecia, e diferente de você é o que mais me chamou atenção do KING *-*
    Deve ser por ser algo tão diferente, tão fora do comum dos livros dele que eu me interessei *-*

    http://tamigarotaindecisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Confesso que nunca li nada do King, mas morro de curiosidade. Acho que eu iria gostar desse... E a edição está mesmo linda!

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu era uma das pessoas que achava que ele só escrevia terror. Aliás, mês que vem tenho um livro dele para ler para o DL2013.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  4. Eu assumo, nunca li absolutamente nada dele. Mas como amo os filmes da Carry a estranha e amo mais ainda dragões eu vi esse livro e baixei. O começo foi engraçado depois a historia foi tendo a trama mas fiquei com tanta raiva do mago e com vontade de espancar o Peter eu deixei em standby por uns 6 ou 7 anos e eu realmente queria muito ver um dragão(q n acho q apareça) mas confesso que agora q vi essa capa e li que sua resenha me deu vontade de ler ate o fim, vc me ganhou ao dizer que Peter vai se vingar ¬ͺ¬ quem n gosta d uma vingancinha

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde!
    Esse livro é de uma série ou fechado?
    Abraços.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.