2 de agosto de 2013

RESENHA: O SUBSTITUTO - David Nicholls (Ed. Intrínseca)

Oi, pessoal.

Que tal encerrarmos a semana com romance, drama e comédia? São essas características que vocês vão encontrar em O SUBSTITUTO do DAVID NICHOLLS, lançamento de julho da INTRÍNSECA.

O SubstitutoSINOPSE: Para Josh Harper, ser ator significa ter dinheiro, fama, mulheres aos seus pés e o papel principal nos palcos de Londres. Para Stephen C. McQueen, trata-se de uma longa e desastrosa carreira como figurante. Stephen tem um nome que não ajuda (não, ele não é parente do famoso Steve McQueen), um agente pouco interessado, um relacionamento complicado com a ex-mulher e a filha e um trabalho como substituto de Josh Harper, o 12º Homem mais Sexy do Mundo. E, quando percebe que está apaixonado por Nora, a linda e inteligente esposa de Josh, sabe que as coisas podem ficar ainda mais difíceis para ele. Ou, quem sabe, essa não é justamente sua Grande Chance? Com personagens engraçados e diálogos irresistíveis, O substituto é uma comédia arrebatadora.

Recebi o livro ontem e fui correndo ler. Fiquei apaixonada pelo NICHOLLS quando li UM DIA (mas quem não ficou?), o livro me emocionou de tal maneira que até hoje me faltam palavras para expressar meus sentimentos por ele. Tendo a certeza que estaria de frente a uma grande história, deixei que O SUBSTITUTO me fisgasse e me levasse nas entranhas de seu mundo artístico.

No livro temos o retrato de dois atores: um, extremamente famoso, rico e bem sucedido; o outro, decadente, amargo, e que há anos espera por sua chance de fazer sucesso, e espera também que algo aconteça com o ator principal da peça para poder substituí-lo.

Quando iniciei a leitura, achei que NICHOLLS nos colocaria frente ao personagem bonzinho e o malvado. O malvado, é claro, seria aquele bem sucedido, que se deixa levar pela fama, é arrogante, acredita que todos o amam e vive no supérfluo mundo do glammour; o bonzinho seria o aspirante a ator, o homem honesto, batalhador e cheio de princípios. Mas o que DAVID explorou em seus personagens foi o contrário disso. Não temos alguém fazendo o papel de mocinho, pois o autor desnuda de todos os lados as falhas humanas e de caráter.

Nora é a esposa de Josh (o famoso), mas que desperta a paixão de Stephen (o aspirante). Ela foi a única personagem que despertou sentimentos bons em mim. Ela era uma moça simples, que subiu na vida graças a um casamento, mas que não deixou de ver os defeitos e falhas do marido por ele lhe dar uma boa vida. Pelo contrário, ela expõe cruamente os desvios de caráter de seu companheiro e faz com que sintamos uma raiva tremenda dele. Na verdade, Nora nem precisaria ter esse trabalho, pois Josh já nos enoja por si só, não é preciso que alguém fale de sua vida e atitudes.

Fiquei bastante surpresa com a caracterização do personagem Stephen. A primeira impressão é de que ele será um personagem grandioso, um homem correto e cheio de princípios, mas aos poucos vamos percebendo que ele é um sonhador. Um homem fora da realidade, sem responsabilidade, que vive pelo sonho de um dia se tornar um ator consagrado. Os anos foram passando, ele perde a esposa, a filha, e mesmo assim não acorda para a realidade que o cerca. As pessoas tentam ajudar, tentam opinar, mas ele quer apenas seguir seus sonhos, sem se importar com a opinião alheia e com o que ele deixa para trás, ou seja, é um homem egoísta que vive como se fosse um adolescente em busca de fama e reconhecimento custe o que custar, tanto que ele aceita uma situação prejudicial para outra pessoa apenas para ter seus minutos de fama no lugar do insuportável Josh. O pior é que por muitas e muitas vezes o personagem tenta justificar sua atitude dizendo que não está fazendo aquilo para ter seu momento de fama em troca, mas é óbvio que é exatamente isso que ele faz.

Com seus muitos defeitos, Stephen é o retrato fiel do homem sonhador. Aquele que perde tudo ao seu redor por coisas que não está disposto a abrir mão. Aquele que é egoísta demais para enxergar as necessidades dos que o cercam, aquele que quer saciar suas vontades acima de qualquer coisa e que seria capaz de sacrificar tudo por isso.


Adorei o livro justamente por dissecar dessa forma esses personagens. Claro que esse não é um romance divino como UM DIA, e nem poderia comparar, pois são premissas completamente diferentes. Mas os diálogos inteligentes, algumas cenas hilárias e uma pitada de drama, tornam O SUBSTITUTO interessantíssimo! Mais que recomendo ;)



FICHA DO LIVRO

O SUBSTITUTO
DAVIS NICHOLLS
Editora: INTRÍNSECA                      
Ano: 2013                  
Nº págs: 320
Gênero: Romance, Drama, Humor



Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Eu não sei se leria esse livro. Li Um Dia e eu não gostei. Sei lá porque mas para mim não foi bom. Depois disso fiquei com medo dos livros do David Nicholls. Pode ser que depois dê uma chance para esse livro.
    Mesmo porque, com a sua resenha, dá bastante vontade de ler.

    bjs.

    htpp://booksandmuchmore.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Estou para ler os títulos do David Nicholls há séculos (Resposta Certa, já que Um Dia eu já li). O Um Dia foi, para mim, um dos livros mais perfeitos que já li e isso faz com que a minha expectativa esteja sempre em alta, mas ainda não tive a oportunidade de conferir se ela seria ou não suprida. Agora são dois, Resposta Certa e O Substituto, que entram pra minha lista de livros com mais expectativa de todos. Enfim, adorei a resenha, contribuiu para a aumentar a minha vontade de lê-lo. - - Felipe (A Hora do Livro)

    ResponderExcluir
  3. Quero muito ler esse livro, ainda mais depois de ler o que você achou dele. Muito intrigante.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olha eu quero muito uma continuação! Aquele final ficou muito em aberto, nem que seja uma "mini continuação" Porque tadinho do Stephan ele sofre muito, seria legal ver ele se dando bem para variar rs Eu gostei do livro, mas acho que assim como eu muita gente vai gerar expectativa por causa de Um dia e não é a mesma coisa... Mas é um bom livro, diferente e realmente intrigante rs

    ResponderExcluir
  5. Dos poucos livros que li (que vergonha), Um dia certamente é inexplicavel...Apenas uma palavra para descreve-lo, PERFEITO.

    ResponderExcluir
  6. Li "Um dia" e foi justamente pelo fato do David não transformar os personagens em puritanos apaixonados que gostei tanto do livro. Comecei a ler "O substituto" e estou tendo a mesma impressão, o Nicholls gosta que seus personagens sejam reais e que nós leitores nos vejamos nele, afinal, mesmo julgando algumas atitudes dos personagens, nós os vemos muitas vezes neles.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.