10 de setembro de 2013

RESENHA: LEGEND - Marie Lu (Ed. Prumo)

Oi, gente!

Sou uma blogueira atrasada e só na semana passada, quando solicitei PRODIGY com a editora PRUMO, que fui ler LEGEND (que havia comprado desde que lançou).

LegendSINOPSE: A Verdade Se Tornará Lenda - Ambientado na cidade de Los Angeles em 2130 D.C., na atual República da América, conta a história de um rapaz – o criminoso mais procurado do país – e de uma jovem – a pupila mais promissora da República –, cujos caminhos se cruzam quando o irmão desta é assassinado e a ela cabe a tarefa de capturar o responsável pelo crime. No entanto, a verdade que os dois desvendarão se tornará uma lenda. O que outrora foi o oeste dos Estados Unidos é agora o lar da República, uma nação eternamente em guerra com seus vizinhos. Nascida em uma família de elite em um dos mais ricos setores da República, June é uma garota prodígio de 15 anos que está sendo preparada para o sucesso nos mais altos círculos militares da República. Nascido nas favelas, Day, de 15 anos, é o criminoso mais procurado do país; porém, suas motivações parecem não ser tão mal-intencionadas assim. De mundos diferentes, June e Day não têm motivos para se cruzarem – até o dia em que o irmão de June, Metias, é assassinado e Day se torna o principal suspeito. Preso num grande jogo de gato e rato, Day luta pela sobrevivência da sua família, enquanto June procura vingar a morte de Metias. Mas, em uma chocante reviravolta, os dois descobrem a verdade sobre o que realmente os uniu e sobre até onde seu país irá para manter seus segredos.

Fato: as Distopias me ganharam totalmente! Faz tempo que venho lendo livros do gênero e cada vez me surpreendo mais com a criatividade dos autores de criar um mundo tão diverso, com uma população tão submetida à seu governo e suas formas de manipulação.

Sabia que LEGEND havia sido um sucesso, pois acompanhei todo o alvoroço em torno no livro após seu lançamento, por isso, estava ciente que iria adorá-lo.

LEGEND me conquistou logo no começo, mas quando Day e June finalmente se encontraram e rolou o beijo, entrei em estado de estresse absoluto! Pensei: “putz, mais romance adolescente, estou farta!” Pensei em abandonar o livro, mas June havia me ganhado com sua genialidade. Abençoado foi o momento em que decidi prosseguir com a leitura, pois poucas páginas adiante... Cadê romance? Bye bye amor adolescente! LEGEND ganhou nova força e uma perspectiva completamente diferente.

Quando li a decisão de June perante Day, só conseguia vibrar e falar: é isso aí, garota! Não que eu estava do lado da República, e tomando partido pelos seus ideais, apenas queria ver a personagem seguindo seus propósitos. E como senti ORGULHO ao ver que ela foi forte o bastante para prosseguir com seu plano.

Mais orgulho ainda senti quando a personagem começou a desvendar o que havia por trás da República, seus atos, suas mortes, seus vírus, a submissão e medo do povo, etc. June, como pessoa justa que é, ao ouvir rumores sobre as coisas ruins sobre a República, resolve conferir a verdade sobre o “mundo” que acredita e que defende. É maravilhoso quando encontramos um personagem disposto a questionar tudo aquilo por que vive e por quem luta.

O mundo que MARIE LU criou em LEGEND me fascinou: Soldados, vírus, assassinatos, mentiras, curas, tudo, tudo mesmo, foi extremamente bem elaborado e explorado. A pesar das poucas páginas de LEGEND, senti que a história do primeiro volume foi completa e suficiente para inserir o leitor nas regras da República, e também nos deixar curiosos o bastante a respeito dos Patriotas e da Colônia. Preciso muito conferir as regras estabelecidas pela Colônia, mas tenho a sensação de que nada será tão diferente da República, e que os dois ambientes são bastante hostis com seu povo.


Amo Distopias, gente! Quero ler todas! Como estou atrasada para falar de LEGEND, creio que a maioria já tenha lido, portanto, contem tudo que vocês acharam. Quero saber tudinho. E amanhã tem resenha de PRODIGY e também sorteio! \o/ Aguardem... 


FICHA DO LIVRO

LEGEND
MARIE LU
Editora: PRUMO
Ano: 2013                   
Nº págs: 256
Gênero: Distopia



Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Vi todo o borburinho sobre o lançamento de PRODIGY, mas não tinha lido nada sobre LEGEND. E uau! Suas palavras me conquistaram. O problema é encaixar na minha lista. :/

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu já li Legend e adorei mesmo, e estou super ansioso para Prodigy - que já tenho aqui ^^ - Marie Lu é fantástica - além de ser uma autora muito linda *-* - e criou uma distopia bem inovadora em alguns quesitos, sendo que o romance entre os protagonistas é bem dosado, e sem aquele famoso triângulo, o que é mais um ponto para a autora.

    Abraços, Joshua Guimarães
    Blog Pensamentos do Joshua - pensamentosdojoshua.blogspot.com

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.