16 de dezembro de 2013

RESENHA: PRINCESA MECÂNICA - Cassandra Clare (Ed. Galera Record)



Boa tarde, pessoal.

Vou começar a semana falando de um livro que é puro <3: PRINCESA MECÊNICA, da diva CASSANDRA CLARE, lançado pela GALERA RECORD.

Princesa Mecânica 



SINOPSE: Continuação de Príncipe mecânico, “Princesa Mecânica” é ambientado no universo dos Caçadores de sombras, também explorado na série Os Instrumentos mortais, que chega agora ao cinema. Neste volume, o mistério sobre Tessa Gray e o Magistrado continua. Mas enquanto luta para descobrir mais sobre o próprio passado, a moça se envolve cada vez mais num triângulo amoroso que pode trazer consequências nefastas para ela, seu noivo, seu verdadeiro amor e os habitantes do Submundo.





Quem acompanha o blog deve saber que tenho um fraco enorme pela CASSANDRA. Desde que li CIDADE DOS OSSOS, a autora se tornou uma de minhas preferidas. Para mim, não há nenhuma série como OS INSTRUMENTOS MORTAIS. Nenhuma que mescle tantas situações, emoções, seres, personagens e personalidades tão diferentes. Portanto, quando o prequel AS PEÇAS INFERNAIS começou a ser lançando, passei a ler apenas para saber o que acontecia antes de minha série favorita. Li essa nova trilogia sem expectativa alguma, mas me apaixonei por Tessa, Jem, Will, Charlotte e companhia.

Apesar de logo de cara ter amado ANJO MECÂNICO e de ele, bem como PRÍNCIPE MECÂNICO terem entrado para minha lista de favoritos, além de merecerem 5 estrelas, eu ainda achava OS INSTRUMENTOS MORTAIS melhor, afinal, fazia mais tempo que estava em companhia daqueles personagens, e, para mim, não havia heroína como Clary, por mais que também amasse Tessa. Porém, após ler CIDADE DAS ALMAS PERDIDAS, minha admiração por Clary diminuiu bastante, pois achei que ela se comportou muito como uma adolescente cheia de mimimi no quinto volume de OS INSTRUMENTOS MORTAIS, então, obviamente, ao ler PRINCESA MECÂNICA, me apeguei completamente a Tessa, uma garota com as mesmas características de personalidade de Clary, mas que não deixou a paixão tomar conta de suas atitudes.

Foi a partir dessa entrega que um sentimento muito forte e uma enorme emoção passou a crescer dentro de mim em relação à série AS PEÇAS INFERNAIS. Em PRINCESA MECÂNICA, livro que fecha a trilogia, os Caçadores de Sombras continuam atrás de Mortmain para tentar derrubar seu exército de autômatos, além disso, Charlotte encontra resistência por parte do Cônsul em acreditar nela e ir atrás do vilão, o que ata um pouco as mãos de nossos personagens, mas não faz com que eles sentem para esperar pelo pior.

Apesar de uma história fantástica, de excelentes cenas de ação, e de uma narrativa que nos faz querer engolir o livro, o que chama a atenção mesmo em PRINCESA MECÂNICA é a amizade entre Will e Jem. Quem acompanha a série sabe que Jem tem uma grave doença, e que Will, seu parabatai, faz tudo que pode para encontrar o remédio que prolonga a vida do amigo. Porém, nesse volume a doença de Jem se agrava, ao mesmo tempo em que a amizade dos dois se torna ainda mais forte e verdadeira.

O livro é excelente do início ao fim, mas nada emociona tanto quanto as passagens tão profundas entre Jem e Will. A relação de amizade entre eles acaba por tornar todo o restante que acontece em PRINCESA MECÂNICA como algo menor, tamanha é a força e intensidade dos sentimentos que cercam os dois.

Teve um momento, em uma “cena” de diálogo entre os dois, que fiquei tão emocionada, tão desesperada e chorando tanto, que parei com a leitura e corri para o twitter para perguntar um spoiler para quem já tinha lido. Sim, todo mundo odeia spoiler, eu também, mas, nesse caso, se não soubesse diante mão o que queria, não sei se conseguiria ter terminado a leitura, pois chorava de um jeito que parecia não ter fim, e saber previamente o que aconteceria, era a única forma de parar com as lágrimas e continuar com a leitura.

Depois que soube o que queria, lavei o rosto e me entreguei à PRINCESA MECÂNICA, dessa vez dando devida atenção a toda ação que cercava as páginas. E foi perfeito! Tudo o que CASSANDA apresentou nesse fim de trilogia foi enorme e de tirar o fôlego. As batalhas que essa mulher descreve acabam por surpreender a cada vez. Por mais que já tenhamos lido todos os livros dela, e pensemos que é impossível ela surpreender ou criar algo ainda inédito e grandioso, ela mostra que estávamos errados e que ela é capaz de tudo isso e muito mais.

O final é lindo e tocante. Daqueles que nos emociona e que nos faz ter a sensação que chorar um mar não será suficiente para abrandar o coração. Não sei se CASSANDRA vai conseguir fechar OS INSTRUMENTOS MORTAIS de forma tão esplêndida como fechou AS PEÇAS INFERNAIS, mas, como podemos esperar de tudo dessa mulher, a ansiedade é algo que está me corroendo desde que fechei PRINCESA MECÂNICA, e após a leitura desse livro, devo admitir, com muito aperto no coração, que AS PEÇAS INFERNAIS tornou-se melhor que INSTRUMENTOS MORTAIS, e que passei a preferir essa série.


Quem acompanha as séries da CASSANDRA, pode ficar preparado para fortes emoções e para sentir o coração apertadinho e saindo pela boca. PRINCESA MECÂNICA <3 <3 <3 <3 <3 é muito mais que perfeito! *_* Corram para ler!



FICHA DO LIVRO

PRINCESA MECÂNICA
CASSANDRA CLARE
Editora: GALERA               
Ano: 2013
Nº págs: 430
Gênero: Sobrenatural

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Até tenho certa vontade de ler os livros da Cassandra, só não sei se encontro espaço em meio a todos os outros quero. :/ Mas adorei a resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nunca li nada da autora, mas ouço falar muito bem da série Os instrumentos mortais, Princesa Mecânica me encantou pela capa, é muito linda e eu imagino que tenha tudo a ver com o livro. Gostei da resenha, de saber que lendo esse livro vou poder contar com muita emoção!
    Ótima dica, pretendo ler a série com certeza!!
    *-*

    ResponderExcluir
  3. Parabens pela resenha ta otima!!!
    Ja li a serie "os instrumentos mortas" e achei que "peças infernas " nao seria tao bom. Mas foi melhor!!

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.