23 de janeiro de 2014

RESENHA: LUA VERMELHA - Benjamin Percy (Ed. Arqueiro)



Oi, pessoal.

Hoje vou falar sobre um livro muito foda! LUA VERMELHA, do BENJAMIN PERCY, lançado pela ARQUEIRO.

Lua VermelhaLUA VERMELHA
BENJAMIN PERCY
Editora: ARQUEIRO                                 
Ano: 2013               
Nº págs: 432
Gênero: Sobrenatural

SINOPSE: Eles vivem entre nós. São os seus vizinhos, a sua mãe, o seu namorado. Eles mudam do dia para a noite. Como toda adolescente, Claire Forrester se acha meio deslocada. Quando agentes do governo invadem sua casa e matam seus pais, ela percebe o quanto é diferente. Claire pode se transformar em uma criatura semelhante a um lobo. Ela é uma licana. Patrick Gamble entra em um avião e, horas depois, desembarca como o único sobrevivente de um ataque terrorista promovido pelos licanos. Da noite para o dia, ele vira um herói nacional: o Menino-Milagre. O governador Chase Williams jura que, se for eleito presidente, protegerá o país da ameaça que aterroriza a população. Em meio ao acirramento dos conflitos entre humanos e licanos, seu discurso intensifica a discriminação. No entanto, ele vai se tornar exatamente aquilo que prometeu destruir. Cada um a seu modo, os três estão envolvidos em uma guerra que tem sido controlada com leis, violência e drogas. Mas uma rebelião está prestes a estourar, provocando mortes e destruição e entrelaçando seus destinos para sempre. Com a chegada da noite da lua vermelha, o mundo se tornará irreconhecível. A batalha pela sobrevivência da humanidade irá começar. 

A verdade é que não tive interesse algum para ler esse livro... Até que vi mestre KING fazendo elogios a ele. Se KING indica, eu leio, claro ;) Mas confesso ter lido com o pé atrás, primeiro porque não sou fã de lobos e segundo porque não fazia ideia do que esperar do livro. 

Pensei que LUA VERMELHA seria um livro com lobisomens normais, desses que cansamos de ver e rever em filmes e livros, mas de repente me vi mergulhada em uma história com muita ação, cenas chocantes e um mundo com muitas explanações científicas para explicar o fato de existirem os lobos.

O fato é que ADORO essas narrativas que envolvem ciência, laboratórios, descobertas de genes, DNA, bactérias, etc. E essa foi uma das partes que mais me atraíram no livro, a riqueza com que PERCY descreveu os passos científicos para uma cura, ou até mesmo as explicações para a existência dos “animais” é algo que prende completamente nossa atenção. É como se estivéssemos vivendo aqueles momentos de terror e alguém estivesse nos explicando os porquês de tudo aquilo estar acontecendo.

Outro ponto bastante forte no livro são as mortes. Sadismo à parte, as mínimas descrições nos levam a ver a vítima na nossa frente sendo devorada e dilacerada. Na forma como o autor descreve, é possível imaginar os sons que o “animal” faz, e o sofrimento da vítima, consegui imaginar o banho de sangue e tantas coisas mais, que pesadelos me perseguiram durante muitas e muitas noites.

Quanto aos personagens, apesar de todos serem extremamente bem elaborados e de o autor ficar retornando ao passado para dar explicações sobre eles (coisa que adoro), nem todos ganharam minha simpatia. E não digo isso falando só dos malvados, não. Personagens do bem, que faziam papel de mocinhos, sejam como humanos ou como lupinos, não caíram nas minhas graças. Confesso ter sido totalmente sem motivo, mas sabe quando a gente implica com alguém que mal conhece e que nunca conversou? Foi exatamente assim minha relação com alguns personagens.

Mas é claro que um livro com tantos personagens (e têm MUITOS), sempre tem alguém que agrada mais que os outros, e como adoro política, o governador, Chase Williams, foi o personagem que caiu nas minhas graças. Ele não é o político bonzinho, não tenta parecer correto e não se preocupa em viver de aparências, pelo contrário, ele leva uma vida bastante duvidosa, cercado sexo e álcool, e acredita ter sido eleito justamente por parecer tão normal e honesto para o povo. Adorei o jeito nada hipócrita de ele pensar e suas atitudes. O personagem ganha ainda mais força quando um fato modifica toda sua situação, e aí o desenvolvimento que PERCY deu ao personagem deixou-o ainda mais interessante.


O legal de LUA VERMELHA são as riquezas de detalhes, que nos permitem imaginar cada cena por mais singular que ela pareça. Na minha cabeça deu um filme excelente, espero que na de algum produtor de Hollywood também. Recomendadíssimo!



Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Eu adorei esse livro, e que tanto já entrou na minha lista de favoritos de 2014! A leitura é excelente, e sério, Percy é um autor fo*ástico, e não consigo parar de pensar no enredo e no final de "Lua Vermelha", que deixou aquela sensação de que vai haver uma continuação. E bem, o autor disse no Twitter que o livro será adaptado para a TV em breve. Já podemos dar pulos de alegria, haha!

    Abraços,
    - pensamentosdojoshua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa não imaginava que o livro era tão bom! Confesso que ando meio desanimada com os livros que envolvem seres fantásticos mas assim que passar essa ressaca literária vou ler ele!

    (desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  3. Também torci o nariz com as primeiras divulgações, mas as opiniões que fui lendo foram me despertando um desejo de ler esse livro. E depois de ler essa sua resenha tive certeza de que preciso ler Lua Vermelha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.