21 de janeiro de 2014

RESENHA: TRABALHAR NO PARAÍSO PODE SER UM INFERNO - Simon Rich (Ed. Planeta)



Olá, pessoal.

Hoje vou falar sobre TRABALHAR NO PARAÍSO PODE SER UM INFERNO do SIMON RICH, lançado em 2013 pela editora PLANETA.

Trabalhar No Paraíso Pode Ser Um InfernoTRABALHAR NO PARAÍSO PODE SER UM INFERNO
SIMON RICH
Editora: PLANETA                                  
Ano: 2013                  
Nº págs: 216
Gênero: Humor

SINOPSE: Entediado, Deus decide que a Terra já deu o que tinha que dar. A menos que dois anjos idealistas façam um milagre acontecer... Bem-vindo à Céu Ltda., a corporação mais mau administrada que existe. Desde tempos remotos, seu fundador e presidente (conhecido em alguns círculos como Deus) passa os dias jogando golfe. Quando resolve aparecer no trabalho, não é para acabar com guerras ou pôr fim à fome, mas sim para procurar seu nome no Google e ler o que os humanos pensam dele. Na verdade ele nem pensa muito na Terra, até o momento em que uma funcionária recém promovida a anjo lhe faz uma reprimenda e Ele é obrigado a pensar naquele planeta que criou e que... não deu certo! Diante dessa constatação, resolve mandar os homens pelos ares. Como não é uma decisão definitiva, só o resultado de uma aposta que propõe a seus anjos subalternos fará com que o Todo Poderoso desista de seu grande plano. Será que os anjos conseguirão ganhar a aposta? Qual truque esconderão na manga para salvar a humanidade do Juízo Final?

Adoro livros de humor, mas fazia MUITO tempo que não lia um livro que fosse inteiramente dedicado ao gênero. Já pela sinopse percebemos que TRABALHAR NO PARAÍSO PODE SER UM INFERNO vai nos arrancar gargalhadas, e vai mesmo!

RICH tem uma forma cativante de narrar, o envolvimento é tão grande, que não dá para soltar o livro antes de chegar ao final e conferir como ficou a situação na Terra.

Os personagens, cada um deles, são fantásticos, a começar pelos anjos: Eliza e Craig. Eles estão dispostos a tudo para que Deus não acabe com a Terra, e o acordo feito é que os dois devem fazer um casal se apaixonar, mas tanto o rapaz quanto a moça, são anti sociais, e pessoas difíceis de conviver.  Portanto, cabe aos anjos “desencalhar” esses dois, e claro que para isso eles vão arrumar muitas confusões e trapalhadas.

Outro personagem que chama atenção é Deus. Religiosos devotos NÃO devem ler esse livro, do contrário ficarão com raiva do autor, pois ele faz diversas críticas a Deus e faz o personagem falar e fazer coisas que achamos absurdas, pois fomos ensinados a “ver” essa entidade de outra forma. Como não sou religiosa morri de rir com algumas passagens, mas, ainda assim, não sei se gosto de imaginar um Deus super egocêntrico e que se importa mais com corridas automobilísticas do que com problemas reais da humanidade. Ou seja, o Deus que RICH nos apresenta é uma verdadeira piada. Até os anjos, seus funcionários, ficam com o pé atrás e acham que ele é superestimado pelos seres humanos.

Aliás, o fato de os anjos serem funcionários do CÉU LTDA já garante risadas infinitas. Lá tem tudo que uma empresa tem: o amigo, o invejoso, o interesseiro, o faz nada, a moça nova, o workaholick, etc... Cada um empenhado, ou nem tanto, em suas funções. Tem o anjo que mexe com o vento, um que deve evitar acidentes, outro que deve fazer milagres, e muitos mais, e quem atinge as metas ganha prêmios! (muito similar às multinacionais da Terra).


É impossível expressar em palavras a forte dose de humor, sarcasmo e critica social que RICH usa em TRABALHAR NO PARAÍSO PODE SER UM INFERNO, mas que a diversão é garantida, isso é! 



Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Não sou religiosa fanática, mas não sei se eu ia curtir. Sem falar que me pareceu a premissa da 7ª temporada de Supernatural com humor de Mochileiro das Galáxias. Mas gostei da sua resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.