26 de fevereiro de 2014

RESENHA: UM PLANO QUASE PERFEITO - Petra Hammesfahr (Ed. Tordesilhas)



Oi, gente!

A resenha de hoje é de UM PLANO QUASE PERFEITO da PETRA HAMMESFAHR, lançado pela editora TORDESILHAS.

Um Plano Quase PerfeitoUM PLANO QUASE PERFEITO
PETRA HAMMESFAHR
Editora: TORDESILHAS                                 
Ano: 2013                  
Nº págs: 424                                                       
Gênero: Sobrenatural, Suspense, Thriller

SINOPSE: Funcionária de um salão de beleza, a ambiciosa Kerstin atende clientes que têm uma vida luxuosa, bem diferente da sua. Dia após dia, cresce sua cobiça por uma riqueza muito além de seu alcance. Mas uma virada do acaso dá a ela a oportunidade ideal para conseguir tudo com que sempre sonhou. E essa oportunidade tem nome: Regine Sartorius, única beneficiária de um rico empresário à beira da morte, uma herdeira jovem, ingênua e apaixonada.



Solicitei UM PLANO QUASE PERFEITO depois de ler essa sinopse mais que incrível. Para mim, teria em mãos um livro policial extremamente instigante e inteligente, que não faria rodeios quanto aos culpados, mas que exporia de forma crua todos os passos de um crime, de sua elaboração até a execução. Porém, o que encontrei nesse livro, foi MUITO mais que isso.

Com a sinopse percebemos que o enredo não esconde nenhum segredo, e é assim mesmo. Não é que a sinopse entregue ou estrague algo, pois já no prólogo todo o final da trama é explicitado, o que nos aguça é o desespero para saber como a cabeleireira, Kerstin e seu namorado, Richard, agiram até chegar em Regine.

Dado os fatos do prólogo, acompanhei de forma angustiante esse crime que algumas vezes parecia meticulosamente bem elaborado e em outras com terríveis falhas. Por muitas e muitas páginas fui acompanhando o desenvolvimento da situação achando que o casal seria pego e até desejando que isso acontecesse, contudo, esperava que a todo momento o crime fosse acontecer e páginas e mais páginas seriam escritas para mostrar como uma investigação seria conduzida até chegar aos culpados e os motivos.

Quando passei da metade do livro, percebi que não haveria uma investigação, pelo contrário, a intenção de PETRA era fazer a tensão subir cada vez mais e atingir ápices cada vez maiores, principalmente quando o dom de clarividência de Regine torna-se mais intenso. A partir daí, parei de considerar UM PLANO QUASE PERFEITO como um livro investigativo e passei a vê-lo como algo mais sobrenatural, e o resultado foi que ficou cada vez melhor!

Ao abandonar meu achismo investigativo e mergulhar no mundo de adivinhações, percepções e vozes de Regine, me vi envolta em uma trama fantástica e em alguns aspectos maligna. UM PLANO QUASE PERFEITO não é um livro de terror, mas, por algumas de suas passagens, poderia ser assim considerado. As visões de Regine, seu passado, e o “ser”, com quem ela conversa e ouve conselhos, nos deixa de cabelo em pé. Por muitas páginas relutei em acreditar na personagem, pensei que ela era apenas uma garota com invencionices, mas a cada mínima coisa sobrenatural que ocorria, fui sendo surpreendida, o que fez com que me encantasse por Regine, ao mesmo tempo tive uma revolta muito grande por a personagem não confiar em seus próprios palpites e não querer ver o que lhe era tão claro.

Uma personagem apaixonante é Carla, madrasta de Regine. Carla teve uma infância pobre e difícil, mas teve sorte na vida ao se casar com o pai de Regine e tornar-se uma mulher rica. Por ter pouco diálogo com o marido, ela não sabe o que o futuro guarda para ela, por isso, vive em um mundo de sonhos e fantasias, fazendo com que o leitor nunca saiba quando o que ela fala é cem por cento certo, pois a personagem é dada a divagações. Não por loucura ou algum tipo de problema, mas simplesmente por solidão, por querer “florear o pavão” em relação à vida que tem. Mesmo com seus defeitos, Carla é uma personagem cativante, que está sempre ao lado da enteada e é quem desencadeia uma sucessão de situações que marcam a vida de toda a família.

Quanto aos vilões, são ridículos, mas apropriados. Ridículos em sua inveja, ganância e cobiça; apropriados porque encaixam-se perfeitamente no tema proposto por PETRA.

Quando estava completamente convencida que a narrativa ficaria nisso, mostrado o jogo de gato e rato e de desejo de poder, a autora surpreendeu de uma forma que jamais imaginei. Para mim, o enredo estava dado como certo. Os dados estavam lançados e não haveria nenhum tipo de surpresa na história, apenas as relacionadas com o lado sobrenatural de Regine, contudo PETRA não se contentou em apenas assustar o leitor, quis ela também surpreender, e foi infinitamente feliz com essa escolha. Muitos pequenos detalhes, que foram convictos para nós, mudam e transformam muito da perspectiva da história, além disso, lembram quando disse que já no prólogo tudo é deixado bem claro e não há mistério? Pois é, é mentira, rs! A autora me enganou até o último minuto que não haveria surpresa alguma na narrativa, mas me deixou assoberbada com os instantes finais *_*

Assombroso, fantástico e surpreendente. Palavras que definem muito bem UMPLANO QUASE PERFEITO. Recomendadíssimo! Aliás, já quero reler.




Quem se interessar pela leitura, pode participar da promoção de aniversário de 3 anos do blog, que está sorteando um exemplar de UM PLANO QUASE PERFEITO. Basta clicar AQUI














Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Curti muito!! O livro parece realmente ser boom!
    Anotado o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E é mesmo, Pa. Leia sem medo ;) (ou com medo dos fatos, hahahaha)

      :*

      Excluir
  2. Nossa, esse livro parece incrível! Não estava concorrendo a ele, mas agora vou. [rs] Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Os livros da editora Tordesilhas tem me deixado apaixonada. São tantos thrillers bons que eu fico até sem saber por onde começar. Em breve lerei "A Maldição de Domarö" que solicitei apenas pela sua resenha super empolgada. Esse já entrou na lista de próximas leituras também. Fiquei muito curiosa para saber que toque sobrenatural foi esse que a autora deu para a história...
    Beijos,
    Isabelle | http://www.mundodoslivros.com/

    ResponderExcluir
  4. Nossa, adoro livros com essa temática. Sua resenha ficou muito boa, preciso adquirir esse livro, já tá na minha lista. :D

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.