5 de março de 2014

RESENHA: QUATRO ESTAÇÕES - Stephen King (Ed. Suma de Letras)



Oi, gente!

Quem acompanha o blog sabe que um dos primeiros post de 2014 foi sobre minhas metas para esse ano. Dentre elas, estava ler QUATRO ESTAÇÕES e TRIPULAÇÃO DE ESQUELETO do mestre STEPHEN KING. Uma meta foi cumprida, pois agora vocês vão poder conferir a resenha de QUATRO ESTAÇÕES, lançado em nova edição pela SUMA DE LETRAS no ano passado.

QUATRO ESTAÇÕES
STEPHEN KING
Editora: SUMA DE LETRAS                                 
Ano: 2013                  
Nº págs: 540
Gênero: Drama, Sobrenatural

SINOPSE: Quatro histórias que retratam o cotidiano de personagens comuns. Em "A primavera eterna", um homem tenta escapar de uma prisão de segurança máxima, após uma condenação injusta. Esta história foi adaptada para o cinema sob o título "Um sonho de liberdade". "Verão da corrupção" traça o relacionamento entre um adolescente e um velho nazista. Também adaptada para o cinema sob o título de "O aprendiz". Em "O outono da inocência" um grupo de jovens encontra um corpo, marcando sua passagem para o mundo adulto. Foi para a telona com o título de "Conta comigo". A última história, "Inverno no clube" traz a luta de uma mãe para salvar seu filho.

Como muitos sabem, QUATRO ESTAÇÕES é um livro formado por 4 contos, e, antes de qualquer coisa, preciso dizer que tinha um medo absurdo de ler esse livro, isso porque dos 4 contos, três viraram filmes, três filmes que adoro, mas é só ler um livro do qual gostei do filme, para que passe a odiar o filme e ver MIL defeitos, pois as comparações são inevitáveis.

O primeiro conto de QUATRO ESTAÇÕES é RITA HAYWORTH E A REDENÇÃO DE SHAWSHANK. Esse foi o conto que deu origem ao filme UM SONHO DE LIBERDADE, que é uma de minhas adaptações favoritas do KING, daí meu imenso medo de ler o conto e passar a odiar um filme que sempre achei tão fantástico. O bom é que isso não aconteceu (uffa!). Apesar de na telinha termos Morgan Freeman como narrador da história (e alguém já viu filme ruim com esse cara?), no conto temos um personagem ruivo e que em nada se assemelha fisicamente ao personagem do filme, tirando isso, e alguns poucos detalhes, considerei a versão cinematográfica bem fiel ao conto, e em um momento, não vou dizer qual porque seria spoiler, até melhor. Mas foi extremamente prazeroso e também doloroso acompanhar a vida de Andy Dufresne na cadeia. É impossível ler o conto ou assistir ao filme e ficar indiferente ao sofrimento do personagem que vai parar na cadeia por um crime que não cometeu. Da mesma forma é impossível não vibrar de alegria diante do plano tão astucioso do personagem e sua convicção de que um dia tudo será melhor. Dufresne é aquele ser especial que serve de exemplo para nossa vida, que faz com que pensemos que para tudo existe uma saída e um lado bom. O conto é maravilhoso e só não foi meu favorito porque logo depois dele temos...

ALUNO INTELIGENTE. Esse é o segundo conto de QUATRO ESTAÇÕES e também meu favorito. Faz muitos anos que assisti ao filme, O APRENDIZ, e por isso não vou fazer comparações entre conto e filme, mas posso dizer que, para mim, de TODOS os contos do KING, mesmo dentre os que não li (rs), esse é o melhor! A principal razão é que adoro tudo que envolve a 2ª Guerra Mundial, e ver um garoto de 13 anos se interessando pelo tema e buscando informações direto da fonte me causou um imenso prazer, mesmo vendo que esse garoto era, por muitas vezes, sórdido e cruel. E no início do conto é exatamente assim que vemos o personagem: Todd Bowden é um garotinho nada inocente que parece querer causar imensa dor em Dussander ao fazê-lo lembrar das atrocidades que cometeu na guerra. Todd vive com as mais diversas chantagens para convencer o velhinho a lhe contar em mínimos detalhes toda maldade que ocorreu nos campos de concentração, e por um farfalhar de momento, temos até piedade desse idoso, que quase nos convence que apenas seguia ordens, que não queria fazer aquilo e que vive com o arrependimento em seu encalço. Contudo, essa co-dependência dos dois faz florescer e ficar evidente o que há de pior no caráter de ambos os personagens, deixando claro que o velho ainda tem prazer na destruição, e que Todd está pronto para por a prova todo seu aprendizado. ALUNO INTELIGÊNTE é um conto que mostra claramente quais pontos tocar para que a psicopatia alojada no ser humano dê as caras e esse passe a ter uma nova conduta.

O CORPO é o terceiro e, provavelmente, mais famoso conto do livro, pois deu origem ao filme CONTA COMIGO. Adorei acompanhar a busca dos amigos para encontrarem o morto. Enquanto fazem sua busca, passamos a conhecer sobre suas vidas, seus pais, o passado, os sofrimentos, angústias, tristezas, desejos, anseios, etc. É uma história de crescimento e amadurecimento pessoal, impossível não se emocionar com algumas passagens, assim como é impossível não sentir raiva em alguns momentos detestáveis. Mas, sem dúvida, é um conto brilhante.

O MÉTODO RESPIRATÓRIO é o conto que fecha o livro e, não me xinguem, foi o que menos gostei. Apesar de ele ser aquele que mais se assemelha a escrita de KING, que tem mais pitada de sobrenatural, não fez minha cabeça. Por muitas vezes achei enfadonho e sentia que não ia chegar a lugar algum. Claro que isso não diminuiu o quanto gostei do livro, que recebeu 5 estrelas e continuaria com elas apenas por ALUNO INTELIGENTE, mas O MÉTODO RESPIRATÓRIO, por algum motivo que nem mesmo eu entendo, não me atraiu, pelo menos, não como os outros contos. Não consegui achar os personagens cativantes e nem ter um genuíno interesse por eles, contudo, já vi muitas e muitas pessoas dizendo que esse é o melhor conto do livro. Bem, às vezes sou do contra, rs.


Sem dúvida QUATRO ESTAÇÕES é recomendadíssimo e deve ser saboreado por todos! ADOREI!


Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Adorei saber mais sobre o livro, e bom saber que os filmes não te decepcionaram após a leitura. Preciso ler os livros de King. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Acho que poucas vezes li uma resenha que tivesse exatamente a mesma opinião que eu! O Aluno Inteligente é meu predileto do livro e também achei O Método Respiratório enfadonho e que não vai a lugar nenhum (possivelmente o pior conto que já li do King). E, não apenas pela concordância, parabéns! Ótima resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruno.

      ADOREI o que você disse sobre O Método Respiratório, achei que tinha sido só eu a torcer o nariz para o conto. Não sei se é o pior que já li dentre os do King, mas comparando com os outros três desse livro ele deixou muito a desejar e ficou longe até mesmo de ser considerado mediano, por mim, claro, pq vi MUITOS elogios ao conto.

      Obrigada por passar por aqui e comentar.

      Abraços

      Excluir
  3. Acabei de ler 'Quatro estações' um dia desses. Foi o segundo livro do King que eu li (o primeiro foi 'À espera de um milagre') e simplesmente me fascinei com o poder imaginativo desse cara: sua capacidade de criar enredos originais, envolventes e, o que é mais importante, profundos do ponto de vista psicológico.

    'Aluno inteligente' é uma verdadeira aula de espaço narrativo. 'Rita Hayworth e a redenção de Shawshank', um clássico. 'O corpo' foi o conto de que mais gostei. E o 'Método Respiratório', bem, como você falou, deixou a desejar - mas foi o que mais me deu medo, acredita?

    É isso. Grande abraço!

    Ah, tenho um blog também, se quiser conferir:
    www.artigosefemeros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.