30 de maio de 2014

RESENHA: INFERNO - Mag Cabot (Ed. Galera)



Bom dia, gente.

A resenha de hoje é sobre INFERNO, novo livro da diva MEG CABOT lançado pela GALERA RECORD.

InfernoINFERNO (vol.2)
MEG CABOT
Série: Abandono
Editora: GALERA              
Ano: 2014                  
Nº págs: 336
Gênero: Sobrenatural

SINOPSE: Nesta continuação do mito de Perséfone recriado por Meg Cabot, Pierce Oliviera está em um lugar entre o paraíso e o inferno. Um castelo turvo e mal iluminado, de onde pode ver os espíritos dos mortos, prontos para embarcar em sua viagem derradeira. Mas não está lá por escolha própria: John Hayden, senhor do Mundo Inferior, está lhe mantendo lá. Para seu próprio bem, ele diz: para protegê-la das Fúrias que desejam vingar-se dele. Mesmo que esteja lá, seus entes queridos não estão. E isso pode acabar custando caro para ambos. Mas John afirma que não pode deixá-la sair. Será que ela deveria confiar em sua palavra?

Antes de iniciar a resenha, preciso dizer que sou fã da MEG e que, em maior ou menor grau, adoro tudo o que ela escreve. Sei que muita gente acha a trilogia ABANDONO fraca, mas, particularmente, gosto muito e estava ansiosa demais por esse segundo volume, que não achei tão bom quanto o primeiro, mas que gostei assim mesmo.

Acho bastante interessante a forma como MEG recria o mito de Hades e Perséfone na série. Desde que conheci a narrativa do RIORDAN, gosto de acompanhar histórias que mesclam mitologia. Claro que não estou comparando os dois autores, pois além de as histórias serem diferentes, percebemos que RICK traz mais aprofundamento mitológico em seus livros, perpassa por vários personagens e tem um trabalho de pesquisa muito maior, porém, o que MEG apresenta sobre o Mundo Inferior, que é o foco da série, me deixa satisfeita. Gosto de saber qual é a visão da autora para esse mundo.

Esse segundo volume é bacana em vários aspectos: conhecemos mais sobre o passado de John, que ainda deixa vários mistérios pairando no ar; vemos como Pierce ama o primo, Alex, e está disposta a se arriscar por ele; percebemos que por trás da tristeza de Alex existe uma forte determinação em provar a inocência do pai no caso de assassinato pelo qual está sendo acusado; enfim é revelado o segredo que os homens poderosos da ilha escondem; e tomamos conhecimento da história do navio Liberty e seus tripulantes, que se ligam à história de John, ao Mundo Inferior e os segredos que a ilha mantém. Nesse aspecto adorei o livro e achei tudo muito bem amarradinho.

O que me desagradou foi a mesma coisa do primeiro: a falta de aprofundamento de alguns personagens. No primeiro volume relevei porque era o início da trilogia, mas nesse segundo esperava mais. Esperava também maiores esclarecimentos, e, apesar de ter tido alguns, acho que poderia ter-se feito menos segredo e revelado mais coisas, afinal, ficou muita coisa com gancho solto para o próximo volume.

Uma coisa que me desagradou, e nunca antes senti isso na narrativa da MEG, foi a enrolação. Algumas vezes senti que a autora estava prolongando além do necessário algumas passagens, fazendo com que parecesse que o final de alguns diálogos não ia chegar nunca.

Quanto aos personagens, fiquei encantada com Pierce no primeiro volume, porém, em INFERNO não a vi com os mesmos olhos, isso porque ela se rendeu muito fácil ao sentimento. Mesmo fazendo questionamentos e tentando se impor, era possível perceber que ela deixava a paixão falar mais alto e estava sempre disposta a perdoar John no mesmo instante. Nunca pensei que fosse dizer isso, mas senti falta de um mimimi. Ela poderia ser mais dramática com as situações em que foi enganada, se mostrar aborrecida e ficar irritada, em vez disso, procurava sempre ver pelo lado de John, porque ele havia agido assim e assado, e compreendia em questão de segundos suas atitudes. Parecia uma devota sem capacidade de raciocínio.

Já John continuou me agradando. Ele é o mocinho, mas também é o vilão, afinal, ele é quem “manda” nos mortos. Gosto de vê-lo trapaceando e enganando Pierce, não porque queira mal a ela, mas porque é a natureza dele, faz parte de quem ele é e da “missão” que recebeu. Por mais absurdo que pareça, adoro os motivos que ele alega para fazer o que faz com ela. Ele é um obsessivo e não tenta esconder.

Em relação aos personagens secundários, não tenho muito o que falar, pois eles continuam mesmo sendo secundários, e isso me irritou um pouco. A não ser por uma história sobre o passado da mãe de Pierce, que também envolve o tio da garota, por Alex, Kayla e o guardião do cemitério, os demais personagens que aparecem praticamente são apenas citados, então acho que nem deveriam ter sido mencionados, já que até agora não fizeram diferença na história. Como sou brasileira e não desisto nunca, tenho fé que no terceiro volume vamos saber mais sobre eles.

A sensação que tive é que INFERNO focou demais em Pierce-John-Alex e deixou o restante em segundo plano, se tais partes tivessem sido menos prolixas, teria dado tempo de abordar mais perspectivas. Contudo, é como disse desde o início, AMO a MEG e não consigo de forma alguma dizer que algo que ela escreveu foi ruim, em maior ou menor grau, tudo me agrada, mas admito que esse segundo volume não me satisfez tanto quanto o primeiro, por isso das 3 estrelas.


 

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Essa série da Meg é a que mais me atrai, mas me desanimou saber da enrolação e falta de aprofundamento em alguns aspectos. Vou esperar sair o terceiro volume pra decidir. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.