22 de junho de 2014

RESENHA: ALAMEDA DOS PESADELOS - Karen Alvares (Ed. Catavento)



Oi, gentes!

Nunca temos resenhas aos domingos, mas como sexta e ontem postei resenhas de livros do STEPHEN KING, que adora o sobrenatural, achei que hoje seria o dia perfeito para falar sobre ALAMEDA DOS PESADELOS, da minha amiga e blogueira KAREN ALVARES, lançado pela editora CATAVENTO.

Alameda dos PesadelosALAMEDA DOS PESADELOS
KAREN ALVARES
Editora: CATAVENTO              
Ano: 2014                  
Nº págs: 263
Gênero: Drama, Sobrenatural

SINOPSE: Vívian era apenas uma mulher solitária, com uma vida normal, presa em sua rotina sem graça, até a noite em que presencia um acidente. A partir daí seu pesadelo começa; ela passa a ter visões de um homem que conheceu no passado e desejava nunca mais encontrar. E o pior: ele quer vingança. Até que ponto um pesadelo é fruto da imaginação? Vívian descobre que o limite entre a alucinação e a realidade é tão pequeno que a loucura está a apenas um passo de distância e o pesadelo pode estar escondido na nossa mente, como um monstro à espreita, esperando sua chance de despertar. E para escapar do seu horror particular, Vívian precisará entender quais foram seus erros. E finalmente aceitar a própria culpa. 

Por saber que a KAREN adora livros de terror, ao ver o título: ALAMEDA DOS PESADELOS, tinha certeza que estaria frente a uma obra desse gênero. E de fato começou assim, com muito suspense e um medinho subindo pelas espinhas. Contudo, conforme as páginas foram passando, uma história linda foi tomando conta do enredo e um drama maravilhoso se colocou como primeiro plano.

ALAMEDA DOS PESADELOS é a história de Vívian, uma mãe solteira que teve uma decepção amorosa muito cedo e ficou marcada por ela. Depois de achar que não voltaria a amar, Vívian encontra em Gabriel um novo amor, mas, mais uma vez, a decepção bate à sua porta e a personagem passa a sofrer com o coração partido. Tendo um filho para criar, ela não se deixa derrubar; com a ajuda de seu pai, cria seu filho, e tudo parece nos trilhos em sua vida, até que presencia um acidente. Desse dia em diante a vida dela muda. Vívian passa a ver um alguém do passado que há muito sumiu e deveria permanecer assim. Seu filho passa a ter febre e sonhos com o mesmo alguém. É em um momento desesperador, ao levar seu filho para o hospital, que a vida da protagonista muda completamente.

É aí que a história escrita por KAREN também se desenvolve de forma impensada pelo leitor. Na noite em que a vida de Vívian muda, vamos entendendo as razões de a moça estar sendo “assombrada” por essa presença que parece ser tão maligna. Para mim, esse foi um dos pontos mais altos do enredo, ver que a mocinha que julgávamos perfeita, inocente e meiga, tinha motivos para estar sofrendo nessa vida. Gostei muito do foco que a KAREN deu a esse mote, como se fosse uma coisa cármica, como se o ser humano não fosse julgado apenas pelo que faz nessa vida, mas que tem que estar disposto a pagar pelo mal que já fez em outras.

Quando o enredo começou a ser desvendada, o drama que envolvia os personagens passou a ganhar seus contornos, fazendo com que eu ficasse bastante emotiva ao ler sobre esse passado tão distante que unia, de forma cruel, os personagens. Gostei muito de ver que o personagem que considerei um monstro louco tinha uma explicação para suas atitudes, o que me fez ter bastante pena e ficar com o coração bem apertadinho, quase indo às lágrimas.


ALAMEDA DOS PESADELOS parecia que se desenvolveria como um livro de terror, mas a viagem ao passado, a reencarnação, a tristeza profunda que foi possível sentir saindo dos personagens, transformaram essa narrativa em um drama com toque sobrenatural, tornando-se uma história lindíssima e tocante. Super recomendo!


Comente com o Facebook:

7 comentários:

  1. o titulo do livro me levou a pensar que era o triller de terror. mas gostei de ser surpreendida ja na resenha com a ideia de que o livro e mais do que simples livre de terror.tem outro tipo de pegada. adoro ser surpreendida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabi, tb adoro ser surpreendida com essas mudanças de gênero ;)
      Leia, você vai gostar,

      Bjs

      Excluir
  2. Excelente resenha me fez quere ler esse livro. Parabéns

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia esse livro mas fiquei super curiosa pela história. E de autora nacional ainda? Maravilhoso! Ótima resenha!

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Mari! Por conta do nome e da capa, quase nem li a resenha, porque pensei que fosse de terror, e não queria ficar com medo. Mas ainda bem que li, porque a história parece ir por outro lado. Apesar de achar que eu ainda vá ficar com um pouco de medo rs. A história parece envolver um monte de assuntos, e fiquei curiosa para saber como a autora conseguiu juntar tudo. Parece muito bom, e adoro quando descobrimos que os personagens não são perfeitos, deixa a história mais "real".

    Beijos,
    Adri Brust
    http://stolenights.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adri, não vai ficar com medo, não, mas vai ficar com o coração apertadinho, isso eu garanto ;)

      Bjs

      Excluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.