19 de agosto de 2014

RESENHA: ANIQUILAÇÃO - Jeff Vandermeer (Ed. Intrínseca)



Bom dia, pessoal.

Hoje vou falar de um livro que estava doida para ler. Chegou ontem e passei na frente de todos, pois estava curiosíssima, contudo, ao fim da leitura, infelizmente cheguei a conclusão de que não foi tudo que imaginava. Estou falando de ANIQUILAÇÃO do JEFF VANDERMEER, lançado pela editora INTRÍNSECA.

AniquilaçãoANIQUILAÇÃO (vol.1)
JEFF VANDERMEER
Série: Comando Sul
Editora: INTRÍNSECA              
Ano: 2014                  
Nº págs: 208    
Gênero: Sci Fi

SINOPSE: Aniquilação, o primeiro livro da trilogia Comando Sul, apresenta um grupo de quatro mulheres enviadas para a Área X, um lugar incompreensível e isolado do restante do mundo há décadas, onde a natureza tomou para si os últimos vestígios da presença humana. Elas fazem parte da décima segunda expedição ao local, cujos objetivos são explorar o terreno desconhecido, tomar nota de todas as mudanças ambientais, monitorar as relações entre elas próprias e, acima de tudo, não se contaminarem. Uma missão mortal, visto que todas as expedições anteriores tiveram resultados assustadores, como suicídios em massa, tiroteios descontrolados e casos de mudança de personalidade súbita seguidos de morte por câncer. As mulheres partiram para a Área X esperando o inesperado… e foi exatamente isso que encontram.

Após ler a sinopse de ANIQUILAÇÃO foi impossível ficar indiferente ao livro. A premissa parecia fantástica e tanto ela quanto a capa me lembravam FRAGMENTO, que está nos meus favoritos. Pensando que ia encontrar uma aventura inacreditável e seres absurdamente fantásticos, corri para ler ANIQUILAÇÃO, mas, apesar de ter encontrado um pouco de tudo isso, não me senti conquistada.

A narrativa de JEFF é fabulosa e bastante fluida. ANIQUILAÇÃO é o tipo de livro que devoramos e que é impossível soltar, mas isso acontece por dois motivos, o primeiro já citado, que é a forma de contar de JEFF, o segundo, porque ele nos remete a um mundo externo completamente fascinante. Ele acerta muito nas descrições de ambientes e da fauna e flora da Área X. Tudo o que o autor conta nos é possível de ser imaginado, mesmo animais e plantas inexistentes em nosso mundo. Nesse ponto, dou nota mil ao autor, que apesar das imensas descrições em momento algum se tornou cansativo.

Mas não posso dizer o mesmo em relação às personagens. ANIQUILAÇÃO é composto por quatro personagens principais, quatro mulheres que são enviadas à Área X para explorar o lugar. Em relação a elas destaco o fato de o autor não ter lhes dado nomes. Elas são referidas apenas por sua área de trabalho: bióloga, psicóloga, etc. Esse foi um ponto bastante diferente e que adorei, pois sempre gosto quando os autores ousam e apresentam algo fora do comum, mas em um livro como esse eu PRECISAVA de uma ligação com uma dessas personagens, e ela não aconteceu.

Não consegui achar nenhuma das quatro mulheres interessantes, mas, para mim, a bióloga, que é quem narra o livro, foi a pior. Se em relação aos animais e a flora da Área X achei tudo excelente e nada cansativo, não posso dizer o mesmo da bióloga, que por vezes tornou a leitura meio arrastada. Gostei de ler as partes que ela contava o que acontecia na Área X e as singularidades que encontrava, mas quando ela resolvia inundar com informações acerca de seu passado, fiquei muito aborrecida. Claro que algumas partes foram interessantes e relevantes, mas muitas outras foram descartáveis e não fizeram diferença alguma na história, pelo menos não nesse primeiro livro. Outra coisa que me aborreceu na personagem foi o tanto que ela falou do marido. Foi a mesma coisa que disse acima, algumas passagens de seu fadado casamento e do passado dele realmente foram significativas e importantes para nos conduzir durante a narrativa, outras me fizeram ter vontade de dar um tabefe nela e dizer “pula isso!”, afinal, em um livro com a premissa de ANIQUILAÇÃO, o anseio maior é pelo diferente que foi encontrado, não na vida pessoal e monótona dos personagens. Eu pelo menos fiquei irritada, pois queria algo com tanta ação quanto FRAGMENTO ou JURASSIC PARK, outra boa comparação. 

Que ANIQUILAÇÃO tem pontos positivos não nego, contudo eles não foram suficientes para me arrebatar. A todo momento desejei uma protagonista diferente da que encontrei, e justamente por não ter tido ligação alguma com a bióloga e a ter achado maçante em muitas das descrições sobre seu passado, que me senti decepcionada com a leitura. Provavelmente não irei mais acompanhar a série L


Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Nossa, duas estrelas?
    Pois é, quando você começou dizendo que elas não tinham nomes, logo já pensei que é difícil vc se conectar com alguma elas, acho que a narrativa fica muito impessoal.
    O livro é SUPER pequeno neh? Em quantidade de páginas E tamanho. Bizarro XD

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Poxa, queria tanto ler... Seus comentários positivos e negativos me deixaram dividida, Mari. Mas provavelmente não lerei. :/ Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Mari! Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas, pela sinopse, não cheguei a me interessar muito. Não gosto muito desse estilo de livros (na verdade nem sei se já li algum). É ruim quando a personagem não é boa, não é? Estraga tudo. E parece que esse foi o caso. Apesar dos pontos positivos que você apresentou, continuei não interessada. Não devo ler.

    Beijos,
    Adri
    http://stolenights.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Terminei de ler o livro ontem e vim caçar umas resenhas pra saber o que o resto dos leitores achou do livro. Eu também achei a sinopse deveras sedutora para o que nós realmente encontramos entre as páginas, e acho que o autor tinha uma ideia e uma historia em potencial maravilhosa, mas ele não conseguiu tirar proveito disso. Para mim, o livro ainda prometia algo grandioso até o meio, e de lá pro final o autor perdeu o fio da meada. A história também me frustra porque não nos dá nenhuma resposta, e a mistura de temas piorou tudo, a ficção científica, elementos do terror, a sugestão na cabeça da bióloga de algo extraterrestre... Mas, ao contrário de você, eu adorei a personagem. Acho que eu me identifiquei com ela quanto a solidão, e eu também me formei na área ambiental, então achava fascinante quando ela descrevia os estudos passados dela sobre os ecossistemas. Quanto ao marido dela, eu também o encarei como um parte integral da história - é claro que ele é importante! Ele já esteve na Área antes, ele, de alguma forma, condicionou a ida dela até lá, a narrativa do que ele viveu lá nos dá pista da Área X, e novamente, condiciona o caminho da bióloga, e infelizmente, o final sem sal que o livro tem.
    Eu li em algum lugar que o segundo livro já foi publicado lá fora, e por mais que essa história tenha me perturbado e me frustrado grandemente, procurarei a sequencia para ler. O autor precisa nos dar uma explicação mais plausível para tudo que aconteceu dentro daquele lugar!

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.