20 de outubro de 2014

RESENHA: O SEXTO HOMEM - David Baldacci (Ed. Arqueiro)



Oi, pessoal.

E mais uma vez começamos a semana com resenha de livro policial \o/ Agora vocês vão conferir o que achei de O SEXTO HOMEM do DAVID BALDACCI, lançamento da editora ARQUEIRO.

O Sexto HomemO SEXTO HOMEM (vol. 5)
DAVID BALDACCI
Série: Sean King & Michelle Maxwell
Editora: ARQUEIRO              
Ano: 2014                  
Nº págs: 352
Gênero: Policial, Suspense

SINOPSE: Sean King e Michelle Maxwell estão no Maine. Mais precisamente, na pequena cidade de Machias, onde fica Cutter’s Rock, um presídio de segurança máxima que abriga os criminosos mais abomináveis dos Estados Unidos. É ali que está Edgar Roy, o homem que precisa da ajuda deles.Sean e Michelle foram contratados por Ted Bergin, o advogado de Roy, que pede que os investigadores descubram evidências em que ele possa basear a defesa de seu cliente. Ted, no entanto, não tem chance de lhes dar mais detalhes sobre o caso. A caminho de seu primeiro encontro com os investigadores, ele é morto na estrada, com um tiro à queima-roupa.Ex-professor de Sean, Ted o ajudou em um momento difícil de sua vida. Sean não vai deixar que sua morte fique impune.Só que nada na vida de Ted parece motivar um assassinato – a não ser que haja algo obscuro no caso de Edgar Roy. E, ao investigá-lo, Sean e Michelle podem incomodar os altos escalões do governo dos Estados Unidos.Numa trama em que a vida e a morte se enfrentam em cada página, David Baldacci expõe segredos por trás da CIA, do FBI e da NSA.

Já contei para vocês que relutei em começar a ler BALDACCI porque pensei que ele só escrevesse livros de espionagem e não os suporto. Este ano resolvi vencer o preconceito e dar uma chance aos livros policiais do autor e fiquei felicíssima com o que encontrei. Tanto TRAIÇÃO EM FAMÍLIA quanto PODER ABSOLUTO foram leituras incríveis que nada tiveram de espionagem. Diante dessas duas experiências maravilhosas, solicitei O SEXTO HOMEM, mais um livro da série Sean King & Michelle Maxwell. Mais uma vez acabei surpreendida.

Foram tantas as coisas que gostei em O SEXTO HOMEM que não encontro palavras para escrever a resenha. Por isso, vou começar falando pelo mais óbvio: Sean e Michelle. Infelizmente, não acompanho a série desde o início e não sei como o relacionamento dos dois foi se desenvolvendo com o passar dos livros, mas sei que em O SEXTO HOMEM a dupla de investigadores particulares forma um casal, um dos melhores casais que já encontrei nos livros policiais. Adoro os sarcasmos e ironias que eles trocam entre eles e a audácia de Michelle ao dar respostas inesperadas a Sean. Os dois personagens são vibrantes, e tanto pela vida pessoal deles como pela astúcia em resolver os problemas que se encontram a sua frente, fizeram com que eu não conseguisse soltar o livro antes de chegar ao final, as 4 da madrugada.

Claro que O SEXTO HOMEM não conta apenas com esse casal espetacular como excelentes personagens, todos os que estão no livro o são, desde o mais bonzinho até o pior e mais sorrateiro dos malvados, afinal, BALDACCI não teria conseguido uma trama tão instigante e perfeita sem vilões brilhantes e dispostos a tudo.

Em relação ao enredo, posso dizer que fiquei CHOCADA com a criatividade do autor, mas, principalmente, com a grandiosidade do que ele construiu nessa história: um homem (Roy) com inteligência fora do comum que consegue visualizar centenas de milhares de imagens ao redor do mundo e prever um desencadeamento de situações. Por conta disso, Roy é O CARA atrás da inteligência americana. E é exatamente por isso que existem muitos querendo derrubá-lo, a ele e ao criador do programa que o colocou como centro de tudo, pois as diversas agências de inteligência espalhadas pelos Estados Unidos acham que o conhecimento não deve estar concentrado em um só homem, mas sim descentralizado entre as diversas instituições.

E aí chegamos a um outro ponto BRILHANTE na trama de BALDACCI: a política! É extremamente gratificante acompanhar a forma como o autor desnuda o mundo americano e suas proteções. Foi delicioso acompanhar as amarras políticas, os joguetes e a ambição de alguns personagens em busca da destruição de um programa excelente que beneficiou o mundo durante anos, por uma busca frenética por poder individual. Sempre adoro essa briga de egos e cargos importantes nos livros do autor.

O SEXTO HOMEM foi o terceiro livro policial que li do BALDACCI e sem dúvida foi o melhor deles. Gostei tanto que favoritei, pois achei todas as premissas abordadas excelentes e o enredo de uma genialidade e grandiosidade sem igual.

Nesse momento, meu maior desejo é que a ARQUEIRO lance os livros do autor em espaço menor de tempo e relancem logo os primeiros volumes dessa série, que foram lançados anteriormente pela ROCCO. Estou ansiosa para ler mais do Sean e da Michelle, mas principalmente para acompanhar o desenvolver do histórico da parceria deles desde o início.

Só deixo um aviso sobre O SEXTO HOMEM: comecem a ler cedo, pois é impossível soltar antes de terminar e no dia seguinte fica igualmente impossível sair da cama. Esse é mais um livro que vai para a lista dos RECOMENDADÍSSIMOS! Se eu pudesse, obrigava todo mundo a ler ;)



Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Realmente vejo muitos elogios ao Baldacci, e você acabou de me "obrigar" a ler esse livro em especial, Mari. [rs] Fiquei super curiosa. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.