7 de novembro de 2014

RESENHA: QUARTOS FECHADOS - Care Santos (Ed. Record)



Muito boa noite, pessoal!

Prosseguindo com nossa Semana Especial dedicada ao Grupo Editorial Record, fiquem agora com a resenha de QUARTOS FECHADOS da CARE SANTOS, lançado pela RECORD.

Quartos FechadosQUARTOS FECHADOS
CARE SANTOS
Editora: RECORD              
Ano: 2014                  
Nº págs: 462
Gênero: Drama

SINOPSE: Na agitada e fascinante Barcelona no início do século XX, Maria del Roser Golorons, a matriarca de uma das famílias mais importantes da cidade, prepara a mudança dos Lax para sua nova residência. A belíssima mansão, vizinha do então incipiente Paseo de Gracia, está destinada a se tornar a zelosa guardiã de vidas dominadas por ambição, segredos inconfessáveis e paixões ocultas. Violeta Lax, no início do século XXI, segue para Barcelona para ver o afresco pintado pelo avô, Amadeo Lax, em seu local original, na mansão da família. É sua última chance de fazê-lo, pois logo a residência será transformada em um biblioteca pelo governo da cidade. Porém, durante as obras de transferência do retrato, uma pequena despensa é descoberta atrás do mural e, no interior dela, um cadáver é encontrado. É o início das investigações de Violeta, estimulada a montar o intrincado quebra-cabeça que é a história dos Lax, em um enredo instigante construído com maestria. 

Assim que li a sinopse de QUARTOS FECHADOS, fiquei interessada pelo livro. A premissa me lembrou muito os intensos dramas históricos da LUCINDA RILEY (que adoro) e o fato de termos Barcelona como cenário fez com que eu ficasse ainda mais interessada, afinal, sou fã incondicional do ZAFÓN e queria ver essa maravilhosa cidade retratada pelos olhares de outro autor. Vi em QUARTOS FECHADOS essa oportunidade.

Devido a grande quantidade de livros policiais que a RECORD lança, e que sempre dou preferência na hora de solicitar, acabei deixando QUARTOS FECHADOS passar, mas não consegui esquecer do livro. As coisas que tinha pensado sobre ele ficaram martelando na minha cabeça e acho que acabaria tento um “treco” se não o lesse logo. Eis que quando as novas solicitações foram abertas resolvi pedi-lo.

Foi com enorme empolgação que dei início à leitura. O começo já me deixou com um sorriso, pois foi possível perceber, logo nas primeiras páginas, que CARE traria uma história com diversas ramificações e que me levaria a uma maravilhosa viagem no tempo. E durante muitas páginas me senti completamente fascinada por tudo que SANTOS apresentou. Ficou bastante claro que a autora teve um trabalho imenso para elaborar os mais significativos e importantes detalhes dessa trama.

Se já estava conquistada por conta dos mais diversos motivos, o fato de QUARTOS FECHADOS falar sobre um pintor já falecido me deixou ainda mais ávida pela leitura. Intercalando a história com passado e presente (adoro esse jogo temporal nas narrativas), CARE foi trazendo a tona o passado de Amadeo, o renomado pintor, e sua esposa, Teresa, através das descobertas de Violeta, a neta deles.

Foi fascinante e instigante acompanhar as descobertas de Violeta, principalmente no que concerne ao caráter dos avós. Confesso que em alguns momentos fiquei estarrecida e horrorizada com muitas das atitudes de Amadeo, que era cheio de rompantes e insatisfações. Apesar disso, foi o que mais gostei no livro, descobrir que o grande e perfeito homem que todos acreditavam, tinha muitas e muitas falhas.

Teresa também foi uma personagem interessantíssima de acompanhar. Daquelas que nos dignamos a torcer mesmo já sabendo como será seu final. Aliás, no quesito personagem, CARE foi espetacular. Criou uma gama muito grande dos mais diversos tipos de pessoas. Algumas que encantam, outras que despertam raiva, e até algumas que nos levam a ter pena.

Até pouco mais da metade do livro, estava achando QUARTOS FECHADOS incrível e estava pronta para considerá-lo um dos melhores romances que li nesse ano, mas então algo aconteceu. Não sei explicar direito o que foi, se foi o rumo que a narrativa tomou no final, se foram algumas das atitudes e escolhas de Violeta, simplesmente não sei explicar, mas alguma coisa dentro de mim arrefeceu e passei a achar a leitura mediana. De repente, aquela narrativa que estava me fascinando tanto, passou a ser enfadonha e chata. Achei que a autora estava enrolando demais, dando volta demais para deixar claro o que já era óbvio desde muito antes.  O imenso prazer que estava sentindo deu espaço a uma monotonia imensa, e fui lendo o final bastante devagar, pois já estava desinteressada e um pouco decepcionada com o caminhar que as coisas estavam tomando. Creio que se tivesse tido um pouco mais de objetividade na conclusão, minha nota teria sido maior. Mas por ser saído de um início que me levou às alturas, para mergulhar numa conclusão que fez me sentir como se tivesse despencado, dei apenas 3 estrelas. Esse é o tipo de livro que acho que cada um deve ler e tirar suas próprias conclusões, não tem como ser um “Recomendo” ou “Não Recomendo”.



Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Até o último paragrafo tinha certeza que precisava ler, mas seus comentários finais me deixaram em dúvida, Mari. Enrolação não dá. Mas talvez leia para tirar minhas conclusões. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.