11 de novembro de 2014

RESENHA + SORTEIO: MELODIA DO MAL - John Ajvide Lindqvist (Ed. Tordesilhas)



Bom dia, pessoal.

Hoje tem resenha e sorteio de mais um excelente livro do JOHN AJVIDE LINDQVIST lançado pela editora TORDESILHAS: MELODIA DO MAL

Melodia do malMELODIA DO MAL
JOHN AJVIDE LINDQVIST
Editora: TORDESILHAS              
Ano: 2014                  
Nº págs: 488
Gênero: Terror

SINOPSE: O músico frustrado Lennart Cederström encontra, no meio de um bosque, uma bebê recém-nascida à beira da morte. Sem nada que diga de onde ela veio ou como foi parar lá, a bebê começa a cantar perfeitamente. Assombrado, Lennart a leva consigo para sua casa, em que vive com a mulher e o filho rejeitado, e a prende no porão. Apelidada de Pequenina pela família postiça, a criança cresce isolada do resto do mundo e, quando finalmente sai do cativeiro, acaba por revelar uma força sinistra e assustadora, deixando um rastro de sangue e angariando seguidores fanáticos em seu caminho.

Vocês já devem ter percebido que babo ovo em cima dos livros da TORDESILHAS. Acho que a editora escolhe a dedo seus livros, pois sempre acerta em cheio na excelência deles. Eles acertaram também ao trazer as obras do LINDQVIST, autor de quem me tornei fã depois da leitura de A MALDIÇÃO DE DOMARÖ. Senti um amor ainda maior pelo JOHN após ter lido MORTOS ENTRE VIVOS, um livro com seres que odeio: zumbis, mas que foi excelente e me deixou atônita com o tanto que gostei. Sempre fico impressionada quando um autor consegue me fazer sair de minha zona de conforto.

Por essa ter sido uma leitura instigante e fabulosa, depositei grandes expectativas em MELODIA DO MAL, e fiquei surpresa ao perceber que não estava gostando tanto assim do livro. A primeira parte, que fala sobre Theres, começou interessante, mas logo caiu num marasmo intenso e parecia cheia de repetições. Achei os personagens envolvidos nessa parte enfadonhos e problemáticos. O casal que pegou Theres para criar até tinha uma boa história de vida para contar, mas por causa da repetição e enrolação, passei a achá-los muito melodramáticos, e isso demandou uma leitura lenta e arrastada, o que, confesso, me fez quase pensar em desistir da leitura. Mas ficaria com remorso se abandonasse um livro do JOHN, e mesmo lendo a passos de formiga, resolvi que iria terminá-lo, já pensando, claro, que no ritmo que estava, iria demorar uma semana para concluir. Contudo, quando essa primeira parte terminou, um fato aconteceu e me deixou abismada e aterrorizada! Foi o ápice do que poderia ter acontecido. Apesar de não ter simpatizado com o casal, fiquei horrorizada com o que aconteceu a eles, e, claro, muito curiosa para ver o desenvolver do enredo a partir dali.

Diante o acontecimento, parti para leitura da segunda parte, que achei muito mais dinâmica e interessante, fazendo com que meu amor e prazer em ler ADJVIDE voltasse à tona. Nesse segundo momento, somos apresentados a Theresa, outra criança incomum, mas bastante diferente da arredia e isolada Theres. Por Theresa ser uma personagem deveras interessante, devorei essa segunda parte com tanta avidez que mal vi as páginas passando, quando dei por mim, já tinha passado da página 300 e achava que, apesar de uma coisinha aqui ou ali que não fazia sentido, a história só tendia a melhorar e me deixar mais curiosa.

Com essa mesma empolgação, segui na leitura até o fim, e, provavelmente por ser uma história com crianças, fui me surpreendendo e me assustando cada vez mais. MELODIA DO MAL não é o típico livro de terror que nos deixa com medo, mas nos deixa horrorizados por ver o que há de podre na mente humana, independente da idade que se tenha.

JOHN ainda faz com que passemos por momentos de reflexão ao nos perguntarmos se as atitudes de uma das garotas não é passível de compreensão diante do meio e modo como ela foi criada. E o que amei ao me perguntar sobre isso, é que o autor colocou outra personagem, vivendo em um mundo praticamente cor-de-rosa, que tem as mesmas atitudes, o que nos faz pensar se o mal no ser humano pode realmente ser moldado pelo meio que ele vive ou se é algo intrínseco a sua natureza.

O final foi medonho e me deixou arrepiada de tão chocada que fiquei. Como disse, MELODIA DO MAL não é um livro de terror comum. Ele não invoca seres e nos deixa sem dormir por causa do sobrenatural, é bem pior, ele nos coloca frente a maldade humana real, aquela que é capaz de nos aterrorizar por pensarmos que nossos semelhantes seriam incapazes de tais atos.

MELODIA DO MAL foi uma leitura excelente! O tipo de leitura que nos põe pra refletir sobre o lado obscuro das pessoas. Recomendadíssimo!


Ficou curioso (a) com o livro e quer ganhar um exemplar? 
Preencha o formulário do Raffle abaixo e cruze os dedos!


Regras Gerais:

- Ter endereço de entrega no Brasil.
- O sorteado terá até 48 horas para responder ao email de contato.
- O livro será enviado em até 60 dias.
- O blog não se responsabiliza por eventuais extravios, roubos ou perdas dos correios.

Regra OBRIGATÓRIA:

- Não basta VISITAR a página do blog e da editora no face. Tem de SEGUI-LAS.



a Rafflecopter giveaway



Comente com o Facebook:

32 comentários:

  1. Ainda não conhecia nenhum livro do John, mas depois de vc falar tão bem dele, vou procurar saber mais.
    Acredito que a maldade humana seja a coisa mais aterrorizante do mundo.
    Confesso que fiquei com um pouco de medo deste livro, pois é muito maus fácil se esconder em algo sobrenatural, do que enfrentar algo que não só pode ser real, mas que em alguns casos é real.
    Parabéns pela resenha

    ResponderExcluir
  2. Gosto de livros com muito mistério e sobrenatural e apesar de não conhecer o autor, parece que essa obra não vai decepcionar. Já coloquei na minha lista de desejados do skoob!
    Com os dedos cruzados e participando da promoção!!
    Patricia Gomes
    patygomes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Também sou apaixonada por seus livros. Posso até dizer viciada em suas histórias. Sobre este livro... Acho que ele usou de tática com leitores, pra saber se apreciaríamos o decorrer da história. Ele foi enrolando até dar o clímax e assim nos deixar cativados com o personagem. Agora fico feliz por saber que, mesmo sendo um marasmo no começo, no decorrer da história melhora. Amei. Com certeza vou ler.
    Beijos.
    elizabethmsalles@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. JOHN AJVIDE LINDQVIST ficou famoso com Deixe Ela Entrar - uma das melhores histórias que já vi na vida -, espero que ele prossiga nesse ritmo com Melodia do Mal, ele é especialista no bizarro...

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li nada desse escritor, mas tenho visto várias resenhas positivas sobre os livros dele.
    Gostei do enredo e dessa meio áurea de mistério que envolve a história, confesso que fiquei curiosa em saber o que os personagens fazem. Em se tratando de crianças então deve ser mais envolvente ainda.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. ahhh...nem posso participar, nao tenho face... :(

    ResponderExcluir
  7. Acho impossível falar o nome do autor, mas que maestria com que ele escreve. Me apaixonei com Deixa ela entrar. Estou com Mortos entre Vivos, mas ainda não li. Mas Melodia do Mal me parece ser tão bom quanto!!!!
    Estou torcendo bastante!

    ResponderExcluir
  8. Eu gostei muito do livro dele "Deixa ela entrar" ele sabe realmente fazer crianças aterrorizantes, espero poder ler esse também!

    ResponderExcluir
  9. Li Deixa ela entrar e adorei . Espero gostar desse livro também, adoro livros que exploram bem a maldade humana. Já entrou na minha lista de desejados ( assim como a maioria dos livros que voce faz resenha positiva ) . Entro todo dia no blog pra ver as novidades :)

    ResponderExcluir
  10. Nunca li nada desse autor, contudo parece ser um livro bem mórbido uma vez que envolve crianças! Está na minha lista para ler, estou muito curiosa para saber qual o mistério da menina!

    ResponderExcluir
  11. Resenha bem elaborada, abordando o conteúdo de forma simples e inteligente, facilitando o entendimento e despertando o interesse dos leitores.

    ResponderExcluir
  12. Mari!
    Infelizmente a maldade humana não tem limites e ver as atrocidades relatadas em um livro, nos faz analisar as atitudes. O mal pode estar ao nosso lado e nem percebemos.
    Interessantíssimo!

    Participo e divulguei no blog.
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Adoro este tipo de livro de terror/suspense/thriller psicológico! Não tinha conhecimento sobre este livro mas fiquei SUPER curiosa para conhecer a história e a escrita deste autor que você fala tão bem!

    ResponderExcluir
  14. fiquei muito curiosa p/ ler "melodia do mal" e descobrir o que esse livro tem que faz com que a gente reflita sobre as pessoas a nossa volta. e pq ele n e tao terror assim.

    ResponderExcluir
  15. Preciso ler, Mari! Confesso que desanimei um pouco quando você falou da parte repetitiva, mas o resto me deixou muito curiosa. Então claro que estou participando do sorteio. Ótima resenha.
    gabicz2@yahoo.com.br

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Eu sou uma pessoa tão impressionável,que pra falar bem a verdade nunca li nada desse gênero.Esse me pareceu bem aterrorizante.
    Bjus
    suelenmendes27@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. Me parece extremamente perturbador. Só esta capa já diz tudo e nos deixa mesmo arrepiado.
    Sabe, eu sou da opinião de que o meio faz a pessoa, ou seja, como ela vive, lhe molda para o futuro...

    Beijo, Vanessa Meiser

    ResponderExcluir
  18. Não li nenhum livro desse autor, mas fiquei triste no inicio quando foi comentado que vc, que ama tanto ele, ficou "decepcionada". Mas ao decorrer da resenha fui me animando, amo livros que falem do ser humano, principalmente quando é explorada, como foi nesse livro, a parte ruim do humano, porque trás reflexão.
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Perfeitoooo, esse livro parece ótimo! Com certeza quero ganhar!
    Beatris

    ResponderExcluir
  20. Resenha muito boa, destacando pontos importantes do livro, familiarizando os leitores com o livro, convidando todos à leitura.

    ResponderExcluir
  21. Adoro livros assim, adoro terror, e não só o terror do sobrenatural, gosto tbm desse tipo de terror, que mostra o lado obscuro do ser humano, já vai entrar na minha lista de desejados com certeza!! *-*

    ResponderExcluir
  22. Livros de terror com criaturas e eventos sobrenaturais podem ser assustadores, mas o terror verdadeiro está em explorar o lado obscuro da natureza humana. Ainda não li nenhum os livros do autor mas ou incluí-lo na minha lista de desejados e ficar de olho.

    ResponderExcluir
  23. Li "A Maldição de Dömaro" depois de ler a sua resenha sobre o livro e fiquei extasiada diante de todos os pormenores da narrativa do autor. Ele cria personagens muito reais, tanto que ficamos sempre em choque com suas histórias de vida e seus posicionamentos diante da vida. Na época que você iniciou a leitura eu arrisquei começá-lo também, mas pelo mesmo motivo que não estava muito afim de ler Misery, deixei de lado "Melodia do Mal" para ler em outra oportunidade. Estava me faltando ânimo para ler algo de terror, mas em meio aos seus textos, minha vontade voltou com força total! Vamos ver se encaro essa leitura em breve.
    Beijos,
    Isabelle | http://www.mundodoslivros.com/

    ResponderExcluir
  24. Gosto de livros desse genero, sempre fico curiosa para saber sobre o final, a narrativa me pareceu ser bem constintuida e os personagens com uma personalidade forte. Gostei, espero poder ler em breve.

    ResponderExcluir
  25. Uau! Que resenha hein! Terror não é o tipo de leitura que mais leio, não porque eu não goste, gosto muito, mas é que sou meio medrosa, e quando o livro é forte, fico vários dias pensando na historia, e com medo, sempre com muito medo,hehehe! Mas pelo visto, esse é um terror diferente, pelo que voce diz na resenha, é um terror que retrata a maldade das pessoas humanas, nada de zumbis ou fantasmas, e isso foi um ponto que me deixou muito afim dessa leitura! Já coloquei na minha lista de desejados e pretendo ler o mais breve possível! Ótima resenha! :)

    ResponderExcluir
  26. Nunca tinha ouvido falar nem do livro, nem do autor, mas, lendo essa resenha, só posso dizer que quero ler muito me breve. O que me chamou a atenção é que o autor não precisou recorrer aos seres sobrenaturais pra contar sua história, ele precisou apenas de pessoas aparentemente reais, que poderiam muito bem ser nossos vizinhos, pra nos deixar reflexões em relação a maldade humana. Goste disso!

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  27. O livro deve ser incrivel estou doido para ler!!!!!!!!!!
    http//:estantepolical.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Vou aturar essa primeira parte enfadonha, porque acho que o livro vale a pena. Estava difícil achar resenha sobre ele. A sua foi bem esclarecedora.

    http://porquelivronuncaenguica.blogspot.com.br/2015/01/sete-coisas-assustadoras-criadas-por.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Odiei este livro. Foi um dos piores livros que li na vida. Nada a ver. John pisou na bola. Se quiserem ler uma visão alternativa, eis a resenha; https://dragonmountbooks.wordpress.com/2015/05/21/resenha-melodia-do-mal/

      Excluir
    2. Odiei este livro. Foi um dos piores livros que li na vida. Nada a ver. John pisou na bola. Se quiserem ler uma visão alternativa, eis a resenha; https://dragonmountbooks.wordpress.com/2015/05/21/resenha-melodia-do-mal/

      Excluir
  29. Odiei este livro. Foi um dos piores livros que li na vida. Nada a ver. John pisou na bola. Se quiserem ler uma visão alternativa, eis a resenha; https://dragonmountbooks.wordpress.com/2015/05/21/resenha-melodia-do-mal/

    ResponderExcluir
  30. Odiei este livro. Foi um dos piores livros que li na vida. Nada a ver. John pisou na bola. Se quiserem ler uma visão alternativa, eis a resenha; https://dragonmountbooks.wordpress.com/2015/05/21/resenha-melodia-do-mal/

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.