31 de outubro de 2014

RESENHA: TWITTANDO O AMOR - Teresa Medeiros (Ed. Novo Conceito)



Oi, pessoal!

Peço desculpas por estar atrasada com a resenha de hoje, mas chega de demora e vamos para mais uma resenha da NOVO CONCEITO. Dessa vez vou falar sobre TWITTANDO O AMOR da TERESA MEDEIROS.

Twittando o AmorTWITTANDO O AMOR
TERESA MEDEIROS
Editora: NOVO CONCEITO
Ano: 2014                  
Nº págs: 202
Gênero: Romance

SINOPSE: O Twitter é uma festa que nunca termina onde todo mundo fala ao mesmo tempo e ninguém diz nada... Abigail Donovan é uma escritora de sucesso. Ela quase ganhou o prêmio Pulitzer e até foi elogiada no programa da Oprah. Então, por que ela passa os dias e noites escondida no chiquérrimo condomínio onde mora, na companhia de seus dois gatos, sem conseguir escrever? Quando o seu editor a obriga a entrar no mundo das redes sociais para expandir seus horizontes, Abby imagina que vai ser obrigada a conversar com adolescentes que teclam escondido do porão de casa. Mas ela acaba conhecendo Mark Baynard, um professor britânico sexy, bem-humorado e inteligente que está viajando pelo mundo em busca de aventura. Abby tenta resistir ao seu charme, enquanto Mark começa a quebrar a resistência dela aos pouquinhos... Inclusive a resistência a se comunicar por meio de mensagens curtas. Agora que Abby voltou a escrever e a viver , ela descobre que Mark guarda um segredo que poderá mudar para sempre a vida dos dois.

Confesso que quando os livros da NOVO CONCEITO chegaram, não pretendia ler TWITTANDO O AMOR, mas como ele é fininho, resolvi começar logo por ele, e acabei me divertindo bastante com a leitura.

TWITTANDO O AMOR é um livro despretensioso, de leitura rápida e divertida. É um entretenimento gostoso. O tipo de livro que devemos intercalar com algum mais “pesado” para darmos uma aliviada e ficarmos com um sorriso no rosto.

A ideia da autora de desenvolver a história de amor entre Abigail e Mark através de tweets foi excelente. Adoro livros contados por emails, mas foi a primeira vez que vi um contado em forma de tweets. Por causa disso, a leitura foi bastante rápida. Gostei bastante dos personagens e dos momentos tensos que eles estavam vivendo em suas vidas pessoais quando a rede social abriu às portas para o florescer do romance dos dois.  Mas admito que Mark foi quem me fez ler TWITTANDO O AMOR de forma ávida, pois já na sinopse sabemos que ele guarda um segredo, e fiquei bastante curiosa para saber qual era. Por ser praticamente um chick lit, imaginei diversos segredos que poderiam estar escondidos a sete chaves pelo personagem, menos o que de fato se revelou.

Após Mark resolver falar sobre seu real problema, fiquei com o coração apertadinho e bastante triste. Acredito, porém, que tal passagem daria margem para um desenvolvimento maior do enredo, que poderia ter encaminhado para algo mais belo, sentimental e tocante. Porém, achei que o tema foi trabalhado de forma muito breve. Entendo que essa era a intenção do livro, que traz na maioria de suas páginas tweets, mas, ainda assim, gostaria de ter visto um aprofundamento maior depois de o problema de Mark vir à tona. Gostaria que os sentimentos dele tivessem sido mais explorados e, principalmente, os de Abigail. Queria que a personagem tivesse sido trabalhada de forma mais intensa após descobrir o que Mark escondia dela. Porém, após passado o choque inicial da personagem, fiquei satisfeita com as palavras dela para o rapaz. 

Achei TWITTANDO O AMOR um livro gracinha. Só não dei uma nota maior porque, para mim, faltou aprofundamento ao tratar de um assunto tão sério como o livro abordou. Mas é como eu disse no início da resenha, é uma leitura bastante agradável depois daquele livro mais pesado. 


30 de outubro de 2014

RESENHA: O HOMEM PERFEITO - Vanessa Bosso (Ed. Novo Conceito)



Olá, pessoal.

Dando continuidade a nossa semana especial da NOVO CONCEITO, hoje vocês vão poder conferir a resenha de O HOMEM PERFEITO da brasileira VANESSA BOSSO.

O Homem PerfeitoO HOMEM PERFEITO
VANESSA BOSSO
Editora: NOVO CONCEITO              
Ano: 2014                  
Nº págs: 224
Gênero: Romance, Chick Lit

SINOPSE: Melina teve alguns relacionamentos ruins, outros péssimos... Mesmo assim, ela não desiste: um dia ainda vai encontrar alguém que a complete e que entenda algumas manias fofas que ela tem como comprar mais sapatos do que pode guardar ou tomar uma multa ou outra por excesso de velocidade. Ela faz a sua parte escrevendo um pedido ao universo, no qual descreve esse ser incrível nos mínimos detalhes. Agora é só esperar, certo? Melina não imagina, porém, que esse presente dos céus já existe, mas foi parar nos braços de uma mulher in-su-por-tá-vel. O que fazer quando o destino insiste em brincar com a sua paciência?

Adorei o título do livro e por causa dele, e pelo fato de não ter lido a sinopse, tive uma ideia totalmente errada do que iria encontrar. O HOMEM PERFEITO me fez achar que encontraríamos uma protagonista perto de seus 30 anos, como é de praxe nos chick lit, que seria muito exigente e estivesse em busca do homem ideal. Estava preparada para rir horrores e me divertir muito com essa busca desenfreada, mas encontrei um enredo completamente diferente do que o título me levou a crer e acabei me sentindo um pouco decepcionada.

Melina é a mulher de quase 30 anos dos chick lit, mas ela não está em uma busca frenética para encontrar alguém. Ela sofreu uma decepção amorosa em São Paulo que a fez perder tudo, inclusive o emprego e a dignidade. Por causa disso, voltou para Paraty, cidade do pai e dos avós. Ela havia saído da cidade quando jovem e após longos anos nos retornou. O problema que encontrei na história é que após isso o enredo se tornou um enorme e previsível clichê. Por exemplo, logo que chega à cidade ela encontra com Ben, seu ex-namorado de adolescência, que é considerado o homem perfeito. Preciso dizer mais alguma coisa? Tenho certeza de que todo mundo já sabe exatamente como isso vai terminar. E foi por isso que fiquei decepcionada e frustrada com o livro.

Adoro chick lit e ultimamente dei sorte de ler alguns que apresentavam algum diferencial, alguma coisinha a mais, e isso não apareceu aqui. Claro que Mel é uma protagonista extremamente engraçada e divertida, e que os outros personagens também são encantadores, mas isso não mudou o fato da previsibilidade do enredo. Contudo, apesar de ter achado a história fraca, preciso admitir que a narrativa de BOSSO é DE-LI-CI-O-SA! A autora escreve de forma bastante fluida, escolhe as palavras certas e tem o dom para escrever cenas e situações engraçadas. Meu problema com o livro foi o enredo clichê que não apresentou nenhum diferencial, ou talvez tenha sido o fato de eu ter imaginado que o livro abordaria as mais diversas faces da personalidade masculina até que a protagonista encontrasse alguém que fosse perfeito para ela, ou que tirasse conclusões de que tal busca seria em vão, já que seria impossível encontrar tal ser. Acho que essa coisa de voltar para o primeiro namorado já está muito batida e já foi muito explorada, e de forma sempre igual.

Classifiquei O HOMEM PERFEITO como uma leitura mediana. Por causa da forma de narrar da autora e dos divertidos personagens, passa longe de ser ruim, mas, por ter achado que faltou algo mais, passou igualmente longe de ser excelente. Porém, se tiver oportunidade, com certeza irei conferir outra obra da autora.


29 de outubro de 2014

RESENHA: PARA ONDE ELA FOI - Gayle Forman (Ed. Novo Conceito)



Hei, gentes!

Nesse terceiro dia da semana especial da NOVO CONCEITO vou falar sobre PARA ONDE ELA FOI, continuação de SE EU FICAR, que postei a resenha ontem.

Para Onde Ela FoiSE EU FICAR (vol. 2)
GAYLE FORMAN
Editora: NOVO CONCEITO              
Ano: 2014                  
Nº págs: 240
Gênero: Romance, Drama


SINOPSE: Meu primeiro impulso não é agarrá-la nem beijá-la. Eu só quero tocar sua bochecha, ainda corada pela apresentação desta noite. Eu quero atravessar o espaço que nos separa, medido em passos não em milhas, não em continentes, não em anos , e acariciar seu rosto com um dedo calejado. Mas eu não posso tocá-la. Esse é um privilégio que me foi tirado. Com a mesma força dramática de Se Eu Ficar, agora pela voz de Adam, Para Onde Ela Foi expõe o desalento da perda, a promessa da esperança e a chama do amor que renasce.


Como estava contando para vocês ontem, esperei PARA ONDE ELA FOI ser lançado para poder ler SE EU FICAR. O primeiro livro foi uma decepção imensa, mas decidi ler esse segundo sem preconceito algum, porém, o resultado foi o mesmo.

Depois de ter ficado desgostosa com tudo o que aconteceu em SE EU FICAR, fiquei ainda mais com o início de PARA ONDE ELA FOI. Ao dar início a sequência, só consegui desgostar ainda mais de Mia e discordar de muitas de suas atitudes e decisões.

O livro é contado pelo ponto de vista do Adam, mas não se passa na época do acidente, e sim alguns anos depois, e apesar de ter gostado uma pontinha a mais desse segundo livro, não foi o suficiente para elevar as estrelas. Da mesma forma que seu antecessor, achei PARA ONDE ELA FOI fraco, simplista e comum. Mais um que não conseguiu me emocionar em momento algum.

Acho que a única coisa que me agradou foi ver o que o futuro reservou para Adam e como ele chegou onde queria. Porém, não demorou para que o menino jogasse tudo para o alto pela egoísta Mia. Desculpe aos que amam o livro e a garota, mas a achei intragável e egoísta. Quando Adam voltou a reviver uma história que já o tinha magoado, passei a ficar com raiva do personagem. Sabem aquela famosa frase “errar é humano, persistir no erro é burrice”? Pois é, não achei uma frase melhor para definir as escolhas de Adam. 

Enfim, depois dessas duas experiências com a autora, já vi que GAYLE FORMAN não é para mim. Em novembro a NOVO CONCEITO vai lançar outro livro da autora, mas não sei se estarei disposta a ler, acho que duas experiências negativas já foram suficientes. Esse também vai para a listinha de NÃO RECOMENDO :s


28 de outubro de 2014

RESENHA: SE EU FICAR - Gayle Forman (Ed. Novo Conceito)



Bom dia pessoal!

Nesse segundo dia da semana especial da NOVO CONCEITO vou falar sobre um livro que emocionou muita gente, mas que, infelizmente, em mim, não surtiu tal efeito. Estou falando de SE EU FICAR da GAYLE FORMAN.

Se Eu FicarSE EU FICAR (vol. 1)
GAYLE FORMAN
Editora: NOVO CONCEITO              
Ano: 2014                  
Nº págs: 224
Gênero: Romance, Drama


SINOPSE: Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas. 


SE EU FICAR esteve desde sempre na minha lista de desejados, mas nunca foi uma prioridade. Quando a NOVO CONCEITO anunciou que iria relançar o livro, vi que finalmente seria a oportunidade de lê-lo. Fiquei ainda mais empolgada quando disseram que a continuação não demoraria a sair. Como tinha certeza de que iria gostar e me emocionar muito, optei por esperar PARA ONDE ELA FOI ser lançado para poder ler os dois de uma vez e chorar mil rios. Acontece que o livro passou longe, bem longe, de provocar tal reação em mim.

Achei Mia completamente sem sal e nada do que ela contou conseguiu provocar algum tipo de reação em mim. Nem sensibilizada com o acidente da família consegui ficar. Na verdade, achei que a forma de narrar é que me impediu de sentir a emoção que muitos sentiram. Quando a garota estava narrando algo sobre o momento atual de sua vida, sobre seu acidente, e parecia que iria conseguir me comover, ela parava de forma abrupta para narrar um fato do passado, antes da tragédia. Isso me irritou bastante, pois a “contação” do passado não parecia algo natural. Para mim, parecia sempre ser interrompido de forma brusca, assim como o era quando ela narrava sobre o passado e voltava para o acidente.

Um ponto que me cansou MUITO durante a leitura foi toda a musicalidade pertencente ao livro. Achei extremamente exagerado e repetitivo, só se falava em música, música, música. Sei que era uma paixão da garota e que fazia parte do enredo, mas acho que tudo tem um limite do quanto pode ser citado, e como já disse, achei que a autora pesou a mão ao repetir TANTO sobre essa parte.

Outra coisa que não gostei foi o romance entre Mia e Adam. Simplesmente não me convenceu. Achei o casal insosso e sem graça. Não torci por eles. Não torci pela recuperação de Mia, não torci por nada, foi uma história que simplesmente não me comoveu em absolutamente nada! 

A única coisa que salvou foi a diagramação da NOVO CONCEITO, que ficou linda! De resto, nada teve que consegui considerar interessante. Portanto, vai para a listinha de NÃO RECOMENDO :S


27 de outubro de 2014

RESENHA: A NAMORADA DO MEU AMIGO - Graciela Mayrink (Ed. Novo Conceito)



Oi, pessoal.

Faz algum tempo que combinei com vocês que todos os sábados postaria resenha da NOVO CONCEITO, mas como tenho muitas resenhas de livros mais antigos acumuladas e consegui ler boa parte dos últimos lançamentos da editora, resolvi que essa será uma semana especial dedicada a eles. De hoje até sábado vocês vão conferir resenhas dos últimos lançamentos da editora, e na próxima semana voltamos com as resenhas dos livros mais antigos aos sábados.

O primeiro livro que vou falar nessa semana especial é  A NAMORADA DO MEU AMIGO, da GRACIELA MAYRINK.

A namorada do meu amigoA NAMORADA DO MEU AMIGO
GRACIELA MAYRINK
Editora: NOVO CONCEITO              
Ano: 2014                  
Nº págs: 336
Gênero: Romance

SINOPSE: Quando voltou das férias de verão, Cadu não imaginava a confusão em que a sua vida se transformaria. Era para ser um ano normal, mas ele entrou em uma enrascada e está correndo o risco de perder a amizade do cara mais legal do mundo. O que fazer quando a namorada do seu amigo vira uma obsessão para você? Os churrascos da turma da faculdade talvez ajudem a esquecer Juliana, e, se depender do esforço do divertido Caveira, não faltarão garotas gente boa para preencher o coração de Cadu. Mas não adianta forçar... Quem consegue mandar no coração? Alice, a irmã de Beto, é só mais uma das dores de cabeça que Cadu tem que enfrentar. A vida inventa cada cilada!

Dos últimos lançamentos da NOVO CONCEITO que chegaram, A NAMORADA DO MEU AMIGO foi um dos que mais me atraiu, isso porque foi escrito pela MAYRINK,  e eu simplesmente AMEI o primeiro livro dela que a editora lançou: ATÉ EU TE ENCONTRAR (dei 5 estrelas).

Empolgada por conta desse primeiro contato com a autora, peguei A NAMORADA DO MEU AMIGO para ler. Pensei que seria uma leitura rápida e maravilhosa, mas foi terrível! Não teve um único personagem na trama que me atraiu. Achei todos eles mornos, chatos, imaturos e rasos. Aliás, rasos também foram os diálogos, que pareciam conversas entre adolescentes de 13, 14 anos, ou até menos. Achei super forçado o amor avassalador que atingiu Cadu, ainda mais pelo rapaz ter 20 anos (parecia que não tinha nem 12). Acho que nunca vi um cara tão imaturo quanto ele. Achei bastante feio ele se apaixonar pela namorada do amigo e roubar beijos dela de vez em quando. Ok, sei que não mandamos no coração, e até teria aceitado a situação se o amor tivesse surgido aos poucos, mas não, foi à primeira vista! Ando de saco cheio dessas histórias de jovens que se vêem uma vez e se amam perdidamente e esquecem do mundo ao redor. Resumo isso em uma palavra: forçado!

Para mim, o amor é um sentimento gradual, que cresce com o tempo, com a convivência, etc. Mas Cadu e Juju se apaixonaram perdidamente depois que se reencontraram. Detalhe: a garota tinha 8 anos quando foi embora e voltou com 16. Não dá nem pra falar que Cadu guardou o amor desde os 8 anos de idade, porque ela era uma criança e Cadu um pré-adolescente de 12 anos.

O enredo é batido, já explorado mil vezes, mas acho que daria para ter feito algo interessante, não um jogo de imaturidade como me pareceu. Foi difícil de acreditar que esse livro também foi escrito pela MAYRINK, pois eu queria ter encontrado algo tão interessante quanto ATÉ EU TE ENCONTRAR.

No momento as notas para os livros da autora estão 5 estrelas para o primeiro livro, 1 estrela para esse segundo. Espero realmente que os próximos melhorem. Gosto da GRACIELA e não quero ter apenas um livro dela como excelente. Quero outros no mesmo nível, mas, tenho que ser sincera e dizer que não recomendo A NAMORADA DO MEU AMIGO :S



CAIXA DE CORREIO #169



Bom dia, pessoal!

Semana passada não recebi muita coisa, mas AMEI tudo que chegou. Confiram mais uma CAIXA DE CORREIO.

CORTESIAS:


- A ÚLTIMA VÍTIMA – Tess Gerritsen (Ed. Record). Um dos melhores da série. Falo mais sobre ele nos livros lidos na semana.
- MAGISTERIUM – Holly Black e Cassandra Clare (Ed. Novo Conceito). Ainda não tive coragem de abrir L
- O QUE RESTOU DE MIM – Kat Zhang (Ed. Galera Record). Comecei ontem à noite e estou AMANDO!
- INQUEBRÁVEL – Kami Garcia (Ed. Galera Record).  Quero muito conferir como é a escrita da autora de forma individual
- ÍCONES – Margaret Stohl (Ed. Galera Record). Mesmo motivo que a Kami. Adoro a série que as duas escreveram em parceria e agora quero ver como elas se saem separadamente.


LI NA SEMANA QUE PASSOU:

Semana passada não li muitos livros, mas os três que li foram excelentes!


1.     MELODIA DO MAL – John Ajvide Lindqvist (Ed. Intrínseca).
NOTA NO SKOOB: 4 estrelas
Segunda comecei MELODIA DO MAL. Adoro o JOHN e minhas expectativas estavam altas em relação ao livro, mas fiquei meio aborrecida com a primeira parte, que foi bastante lenta. Na terça dei continuidade e fiquei empolgada com a segunda parte, que ganhou um novo ritmo e me fez ler de forma frenética. Como a primeira parte me enganou e me fez pensar que iria demorar a semana inteira para lê-lo, dei continuidade tarde na terça, e, mesmo estando louca para continuar, tive que parar. Só finalizei na quarta, mas fiquei bem satisfeita com o resultado. Ainda prefiro MORTOS ENTRE VIVOS do autor, mas gostei bastante desse também.

2.     SIMPLESMENTE ACONTECE – Cecelia Ahern (Ed. Novo Conceito).
NOTA NO SKOOB: 5 estrelas + Favorito
Na quarta terminei MELODIA DO MAL e já corri começar SIMPLESMENTE ACONTECE. Terminei na quinta com um sorriso bobo nos lábios e um mar de lágrimas nos olhos. É um romance bastante previsível e ainda assim fez com que eu não desgrudasse e amasse cada linha. Amei, amei, amei. Essa semana teremos um especial da NOVO CONCEITO e em algum dia dessa semana posto a resenha ;)

3.     A ÚLTIMA VÍTIMA – Tess Gerritsen (Ed. Record).
NOTA NO SKOOB: 5 estrelas + Favorito
Na quinta comecei a ÚLTIMA VÍTIMA e fiquei desesperada por ter que parar e continuar só na sexta. Que tristeza parar um livro da TESS no meio! Mas foi excelente! Um dos melhores livros da série! Amei, amei, amei. Favoritei, claro <3 A resenha só vai sair quando eu ler os outros livros de parceria com o Grupo Record, assim faço uma semana especial também ;)


Sábado, milagrosamente, saí de casa e não li. Ontem à noite comecei O QUE RESTOU DE MIM, mas como não terminei, deixei para falar dele na próxima semana, já adianto que estou adorando *_*

E vocês, o que andaram lendo, recebendo, comprando e trocando?

  

24 de outubro de 2014

RESENHA: PROIBIDO - Tabitha Suzuma (Ed. Valentina)



Bom dia, pessoal.

Hoje vou falar de um livro que já li há mais de um mês, mas que simplesmente não conseguia sentar para escrever a resenha. Estou falando de um dos últimos lançamentos da editora VALENTINA, o famoso, polêmico e tão aguardado PROIBIDO, da TABITHA SUZUMA.

ProibidoPROIBIDO
TABITHA SUZUMA
Editora: VALENTINA              
Ano: 2014                  
Nº págs: 304
Gênero: Drama

SINOPSE: Ela é doce, sensível e extremamente sofrida: tem dezesseis anos, mas a maturidade de uma mulher marcada pelas provações e privações da pobreza, o pulso forte e a têmpera de quem cria os irmãos menores como filhos há anos, e só uma pessoa conhece a mágoa e a abnegação que se escondem por trás de seus tristes olhos azuis. Ele é brilhante, generoso e altamente responsável: tem dezessete anos, mas a fibra e o senso de dever de um pai de família, lutando contra tudo e contra todos para mantê-la unida, e só uma pessoa conhece a grandeza e a força de caráter que se escondem por trás daqueles intensos olhos verdes. Eles são irmão e irmã. Mas será que o mundo receberá de braços abertos aqueles que ousaram violar um de seus mais arraigados tabus? E você, receberia? Com extrema sutileza psicológica e sensibilidade poética, cenas de inesquecível beleza visual e diálogos de porte dramatúrgico, Suzuma tece uma tapeçaria visceralmente humana, fazendo pouco a pouco aflorar dos fios simples do quotidiano um assombroso mito eterno em toda a sua riqueza, mistério e profundidade.

Acredito que tenha sido uma das poucas pessoas que solicitou o livro sem saber do que se tratava, justamente por isso é que foi tão difícil escrever essa resenha, pois todas as vezes em que eu pensava em escrevê-la, acabava soltando alguma coisa que não queria. Como tive a incrível sorte de me surpreender com essa narrativa maravilhosa, queria poder proporcionar o mesmo para quem lesse a resenha, ou seja, queria conseguir escrever de forma a não revelar o principal sobre o livro, mesmo sabendo que a grande maioria já sabe do que se trata. A forma que encontrei para fazer isso foi deixar o tempo passar, assim, os detalhes me fugiriam da mente e não correria o risco de entregar nada para vocês. Mas me enganei, porque foi só sentar aqui para escrever que todas as emoções que senti com a leitura voltaram a jorrar, o que me fez ter uma certeza: PROIBIDO é o tipo de livro inesquecível, aquele que pode-se passar anos e ainda assim vai conseguir trazer algum tipo de reação a qualquer um que o ler. Contudo, ainda assim, vou me esforçar para não entregar nada.

A primeira coisa que quero falar é sobre o talento de SUZUMA na hora de narrar. Fiquei absolutamente absorta com as palavras dessa mulher e incrivelmente tocada com o que ela apresentou. PROIBIDO é um livro bastante polêmico e trata de um assunto bem pesado, mas a forma como a autora conduziu a história foi capaz de colocar minhas próprias crenças em jogo. A frase na capa do livro: “como uma coisa tão errada pode parecer tão certa” é a exata expressão do que essa leitura me fez sentir. Por alguma razão, o que aconteceu nas páginas do livro, a forma como aconteceu, e o caminho percorrido pelos personagens para colidirem no ponto X da questão, pareceu-me certo. Nesse momento, gostaria muito de expressar minha opinião e falar sobre quem é que julga o que é certo e o que é errado, mas, para isso, teria que revelar o tema que o livro aborda, e prometi que não vou fazer isso, não quero estragar a surpresa dos que, assim como eu, vão ter o prazer de pegar o livro para ler às cegas. Para mim, foi excelente poder ler PROIBIDO sem saber do que se tratava, pois pude me deixar levar pela narrativa de SUZUMA e ser conduzida para dentro da cabeça e coração dos personagens, exatamente por isso li PROIBIDO despida de qualquer (pré) conceito (pré) formulado.

Em relação aos personagens, mais uma vez é difícil falar, pois poderia entregar algo indevido. Só digo que a relação entre os cinco irmãos é, ao mesmo tempo, bela e trágica, e que dá um aperto imenso no coração acompanhar a história de vida de cada um deles.

Claro que todo bom livro tem que ter um personagem detestável, e SUZUMA não economizou nesse quesito, colocou logo dois odiosos em seu enredo. Um, um dos irmãos, um adolescente rebelde, arredio e que me fez ter vontade de estapeá-lo; outro, e mais importante, a destrambelhada mãe dessas crianças. Desde o início é possível perceber o quão desequilibrada e sacana essa mulher é, mas confesso que por não acreditar que uma mãe se portaria da forma como ela se portou. Li PROIBIDO com uma esperança tremenda de ver a rendição dessa mulher, de vê-la se tornando mais mãe, mais humana. A cada aparição dela, pensava que as coisas mudariam e que ela passaria a se dedicar aos filhos e que surpreenderia por sua mudança de atitude. Tive tal esperança até perto do fim do livro, quando me dei conta de que a personagem já estava inteiramente moldada e que nada mais a faria mudar. Se senti vontade de estapiar um dos irmãos, em relação a essa mãe, tive mesmo é vontade de matá-la! Fiquei tão envolvida com a leitura que em determinado momento só lia para ver essa mulher se dar mal, ver algo de ruim acontecer com ela, pois com suas crianças tudo de pior já havia acontecido.

Chorei mil rios lendo PROIBIDO. Favoritei-o, mas não dei 5 estrelas. Apesar de ter idolatrado o livro e de achar que ele será um desses que vai me marcar por toda a vida, não consegui aceitar o final que SUZUMA deu para essa mãe que deixou meus nervos em frangalhos. Por tudo que ela não fez para os filhos, por todo o mal que causou a eles, esperei um final bastante digno para essa desprezível mulher, contudo, isso não aconteceu, o que me causou revolta e desgosto, fazendo com que, por não aceitar esse final, acabasse por dar 4 estrelas para o livro.

Acredito que é impossível não se comover em algum momento dessa leitura, assim como é impossível não se revoltar também. Espero que como eu, muitos tenham a sorte de poder ler sem saber qual é o tema abordado, acredito que sem saber do que se trata, é muito mais fácil de se deixar emocionar pelo que acontece nas páginas de PROIBIDO. Livro lindo, intenso, marcante e perfeito. Leiam!