8 de junho de 2015

RESENHA: PEQUENAS GRANDES MENTIRAS - Liane Moriarty (Ed. Intrínseca)



Boa tarde, pessoal!

Vamos começar bem essa semana, pois hoje vou falar do excepcional PEQUENAS GRANDES MENTIRAS da LIANE MORIARTY, lançamento da INTRÍNSECA.

Pequenas Grandes MentirasPEQUENAS GRANDES MENTIRAS
LIANE MORIARTY
Editora: INTRÍNSECA              
Ano: 2015
Nº págs: 400
Gênero: Thriller

SINOPSE: Com muita bebida e pouca comida, o encontro de pais dos alunos da Escola Pirriwee tem tudo para dar errado. Fantasiados de Audrey Hepburn e Elvis, os adultos começam a discutir já no portão de entrada, e, da varanda onde um pequeno grupo se juntou, alguém cai e morre. Quem morreu? Foi acidente? Se foi homicídio, quem matou? Pequenas grandes mentiras conta a história de três mulheres, cada uma delas diante de uma encruzilhada. Madeline é forte e decidida. No segundo casamento, está muito chateada porque a filha do primeiro relacionamento quer morar com o pai e a jovem madrasta. Não bastasse isso, Skye, a filha do ex-marido com a nova mulher, está matriculada no mesmo jardim de infância da caçula de Madeline. Celeste, mãe dos gêmeos Max e Josh, é uma mulher invejável. É magra, rica e bonita, e seu casamento com Perry parece perfeito demais para ser verdade. Celeste e Madeleine ficam amigas de Jane, a jovem mãe solteira que se mudou para a cidade com o filho, Ziggy, fruto de uma noite malsucedida. Quando Ziggy é acusado de bullying, as opiniões dos pais se dividem. As tensões nos pequenos grupos de mães vão aumentando até o fatídico dia em que alguém cai da varanda da escola e morre. Pais e professores têm impressões frequentemente contraditórias e a verdade fica difícil de ser alcançada. Ao colocar em cena ex-maridos e segundas esposas, mãe e filhas, violência e escândalos familiares, Liane Moriarty escreveu um livro viciante, inteligente e bem-humorado, com observações perspicazes sobre a natureza humana.

Bastou ler O SEGREDO DO MEU MARIDO para que eu ficasse vidrada na escrita da MORIATY. Justamente por isso, solicitei PEQUENAS GRANDES MENTIRAS e o li saboreando cada palavra que a autora usou para escrever essa maravilha.

Com um enredo que envolve jardim de infância, criação de filhos, bullying e assassinato, ela nos envolve completamente em suas minuciosas descrições, deixando-nos curiosos a cada minuto da leitura e assombrados com o desenvolver dos fatos.

Uma coisa que gosto na autora é que ela não tenta fazer mistério com o que vai revelar. É possível perceber que a narrativa sempre caminha para o tal acontecimento, mas que ela nunca enrola só para se prolongar e deixar o leitor às escuras, pelo contrário, é possível descobrir o que acontece com as crianças no jardim de infância desde a metade do livro, e é exatamente por isso que a leitura se torna ainda mais soberba, pois queremos conferir se nosso palpite está certo e se compreendemos as razões de a criança em questão ter tais atitudes. O mais interessante de tudo é que a autora permeia por vários campos, então a justificativa aparece em nossa frente por diversos motivos.

Um dos aspectos que mais admiro na escrita da autora é o fato de ela escrever coisas simples, banais, coisas do cotidiano e conseguir me deixar completamente curiosa por mais. Ela é sempre minuciosa na caracterização dos personagens e também nas situações que os rodeiam,  exatamente por isso, fico com a sensação de que conheço cada um deles, e é aí que o lado feio do leitor aparece, pois quanto mais ela conta da vida deles, mais curiosa fico, mais quero saber. E claro que é da vontade de sabermos mais sobre a vida alheia que vem a fofoca, e ela é explorada de forma divina em PEQUENAS GRANDES MENTIRAS, pois é a responsável por disseminar discórdias, criar confusões e mal entendidos.

PEQUENAS GRANDES MENTIRAS é um primor. Uma leitura agradável e ao mesmo tempo reflexiva, pois aborda diversas questões importantes sobre o relacionamento humano, não só o de mães e filhos pequenos, mas também o de casais, sejam eles muito ou pouco problemáticos, o de adolescentes, amizade e, principalmente, cumplicidade quando as coisas saem do rumo.

Apesar das descobertas que se é possível fazer antes de se revelar alguns fatos, em momento algum o livro deixa de ser fascinante e perfeito, assim como não deixa de ter algumas surpresas também, pois nem tudo é passível de ser descoberto tão facilmente, e esse é só mais um dos aspectos que tornam o livro tão envolvente, pois MORIARTY sabe muito bem quando deixar o leitor acertar em cheio em suas suposições e quando surpreendê-lo em outras situações.


Quem gosta de thrillers familiares tem que ler PEQUENAS GRANDES MENTIRAS. Aliás, como é um livro que aborda diversas questões importantíssimas, creio ser um livro que deveria ser lido por todos, pois tenho certeza de que iria agradar a imensa maioria dos leitores. Não percam tempo, furem a fila, valerá a pena! Mais um favorito em minha lista.


Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Oi Mari!!! Comecei a ler este livro no sábado à noite e estou AMANDO!!!
    Não consigo mais largá-lo... show de bola!
    Beeeeijos

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.