21 de setembro de 2015

RESENHA: 172 HORAS NA LUA - Johan Harstad (Ed. Novo Conceito)



Boa noite, pessoal!

Como tenho MUITAS resenhas para postar, hoje e amanhã vocês vão conferir o que achei dos últimos livros da NOVO CONCEITO. Portanto, teremos duas resenhas por dia. E resolvi separá-las assim: hoje vou falar de dois livros que não gostei muito e amanhã de dois que adorei. Então, sem mais delongas, vamos lá:

Vou começar falando de 172 HORAS NA LUA do JOHAN HARSTAD.

172 Horas na Lua172 HORAS NA LUA
JOHAN HARSTAD
Editora: NOVO CONCEITO              
Ano: 2015
Nº págs: 288
Gênero: Sci Fi

SINOPSE: O ano é 2018. Quase cinco décadas desde que o homem pisou na Lua pela primeira vez. Três adolescentes comuns vencem um sorteio mundial promovido pela NASA. Eles vão passar uma semana na base lunar DARLAH 2 - um lugar que, até então, só era conhecido pelos altos funcionários do governo americano. Mia, Midore e Antoine se consideram os jovens mais sortudos do mundo. Mal sabem eles que a NASA tinha motivos para não ter enviando mais ninguém à Lua. Eventos inexplicáveis e experiências fora do comum começam a acontecer... Prepara-se para a contagem regressiva.

Assim que li o primeiro capítulo, que é bem curtinho, fiquei meio ensandecida pela história. Achei tudo o máximo e tinha certeza de que iria engolir o livro. Depois disso, resolvi ler a orelha traseira e descobri que o autor era escandinavo! Puta merda! Minha animação foi a mil. Vocês sabem o quanto gosto desses autores escrevendo policiais, então, fui com a expectativa de encontrar algo tão bom quanto. Não durou muito... Lá pelo sexto capítulo eu já estava aborrecia.  

Sim, o livro começou de forma muito promissora, mas achei extremamente chato e cansativo a parte em que ele apresentou os adolescentes que iriam para a Lua. Tinha tanta coisa a ser explorada, tanta coisa do lado científico a ser abordado, e o autor se apegou demais na questão de dar profundidade aos personagens, de adentrar na vida pessoal deles, dos anseios, das decepções, etc, e, para mim, todas essas questão seriam dispensáveis e não fizeram diferença alguma!

Claro que apresentar os personagens é algo válido, mas essa parte teve destaque demais, enquanto as partes que mais me interessavam, como por exemplo os astronautas, o treinamento, o que estava sendo escondido do público, e alguns outros fatores, tiveram destaque de menos.


Quanto ao final, realmente apreciei e achei magnífico! Chegou a um ponto do livro que eu realmente o devorei, pois tudo que foi apresentado foi interessante, porém, apresentado de forma muito corrida. E foi por esse motivo que dei apenas duas estrelas para 172 HORAS NA LUA. Se tivesse havido um meio termo: ou tudo sendo bastante explorado ou tudo sendo explorado de forma corrida, eu aceitaria numa boa, mas achei muito chato ter dado tanta ênfase a partes tão “nhés” e ter passado tão rápido por situações que mereciam um grande destaque. Apesar do final glorioso, considero o livro uma decepção, pois esperava bem mais dele. Porém, esse NÃO entra para minha lista de NÃO RECOMENDO, pois pela dinâmica da escrita e por alguns momentos bastante surpreendentes, mesmo tendo dado apenas duas estrelas, acho que merece a leitura, afinal, ela é bastante rápida e tenho certeza de que muita gente irá aproveitá-la ao máximo!


Comente com o Facebook:

9 comentários:

  1. Mari!
    Comecei hoje a leitura do livro e estou no capítulo 5 e até aqui estou gostando, porque amo ficção, espero não me decepcionar como você...
    “Creio no riso e nas lágrimas como antídotos contra o ódio e o terror.”(Charles Chaplin)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Mari
    É natural esperar com a leitura desses livros que o lado cientifico seja mais explorado que os personagens. Não gosto quando os autores fogem muito do foco. E também detesto finais corridos. Se for pegar esse livro para ler, já vou tentar ir sem muitas expectativas.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Não acho que se aprofundar nos personagens seja algo negativo, mas também é preciso balancear as coisas, para não pesar muito de um lado e ficar altandobdo outro.

    ResponderExcluir
  4. Achei que seria um livro BOOM cientifico de adolescentes indo a lua... mas... vc disse isso ne.. mas eu ainda quero ler para saciar minha curiosidade ;)

    www.cidadedosleitores.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Acho que talvez, o autor quis explorar mais os personagens para ter que escrever tanto sobre os treinamentos e tudo porque é algo mais complicado de se pesquisar, mas achou que o livro ficou bom mesmo assim. Bem, ao menos é o que me pareceu. Me parece um premissa muito boa, vou ler e quem sabe eu goste?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi! Esse livro não me agradou muito, não tenho vontade de lê-lo por não gostar de histórias com uma pegada cientifica, sempre acho enfadonho. É muito ruim quando o autor não aborda com maestria o assunto principal e todas as suas particularidades, é frustante. Também acho que nessa trama o foco deveria ser o porque dessa viagem para a Lua, porque foram os escolhidos e não na vida pessoal dos personagens.

    ResponderExcluir
  7. Comprei esse livro na Bienal e agora estou com muito medo de me decepcionar :(
    Eu tinha achado a premissa dele tão interessante.

    Zona de Conspiração | Fanpage | Canal

    ResponderExcluir
  8. Confesso que pela capa e sinopse esse livro me deixou extremamente empolgada! Não sabia que o autor era escandinavo, mas isso me deixou mais curiosa, assim como aconteceu contigo. Porém, meu pé atrás veio principalmente com o fato das descrições demoradas da vida pessoal dos personagens. Não acho que esse deveria ser o foco do livro, visto que existem tantos outros elementos interessantes a serem trabalhados. Mas enfim, ainda pretendo ler para saciar a curiosidade.

    ResponderExcluir
  9. Oi Mari,
    Olha confesso que estou bem curiosa com a obra. A única coisa que eu fiquei com receio foi jovens na lua. Mas vou ler e ver o que acho. Medo do miolo. Kkkkk. Bjos Elis.
    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.