11 de setembro de 2015

RESENHA: A CASA DAS MARÉS - Jojo Moyes (Ed. Bertrand Brasil)



Boa tarde, pessoal!

Vamos para mais uma resenha do GRUPO EDITORIAL RECORD. Dessa vez vou falar de um relançamento que saiu pela BERTRAND BRASIL: A CASA DAS MARÉS da JOJO MOYES.

A Casa das MarésA CASA DAS MARÉS
JOJO MOYES
Editora: BERTRAND BRASIL              
Ano: 2015
Nº págs: 476
Gênero: Drama, Romance

SINOPSE: Merham é uma metódica cidade litorânea na década de 1950. Lottie Swift, acolhida durante a guerra e criada pela respeitável família Holden, ama viver ali, mas Celia, a filha legítima do casal, não vê a hora de ultrapassar as regras da cidade. Quando um excêntrico grupo de artistas se muda para uma velha mansão construída de frente para o mar, as meninas não resistem à tentação de se aproximarem deles. Mas o choque para os moradores de Merham é inevitável e acaba por desencadear uma série de acontecimentos que terão consequências trágicas e duradouras para todos. Quase cinquenta anos depois, no início do século 21, a mansão começa a ser restaurada, voltando à vida e, mais uma vez, trazendo à tona intensas emoções. E a magia que permeia a mansão faz com que os personagens confrontem suas lembranças e se perguntem: É possível deixar nosso passado para trás?


Já disse várias e várias vezes aqui no blog que AMO a JOJO. Por isso, fiquei bem empolgada com os relançamentos dos primeiros livros dela pela BERTRAND, pois os mais atuais sempre me deixaram fascinada por ela, por sua escrita, por seus personagens e por seus recortes temporais. Mas preciso confessar que A CASA DAS MARÉS não me atraiu tanto assim.

O que mais gostei no livro foi o recorte temporal. Adoro essa coisa que a JOJO tem de mesclar passado e presente e mostrar o quanto aquele pode afetar tanto este e a vida das pessoas. Porém, meu problema com A CASA DAS MARÉS ficou com os personagens, pois nenhum deles, em qualquer tempo em que se encontraram, conseguiu prender minha atenção de modo a me fazer derreter pelo que se estava sendo apresentando, nenhum deles conseguiu me deixar comovida com algo de ruim que estava acontecendo em suas vidas, e nenhum deles conseguiu fazer com que eu esboçasse um sorriso por ler sobre sua felicidade.

Quanto ao enredo, gostei bastante. Na realidade, é impossível não gostar, uma vez que esse joguete de passado e presente é algo maravilhoso e que torna qualquer história grandiosa. Além disso, JOJO tem o dom da escrita, o que o tornou cativante, mas é como eu sempre digo, um enredo para ser inesquecível, ainda mais em um livro de drama, precisa de ao menos um personagem que se sobressaia de modo a sentirmos vontade de pular em seu pescoço e agarrá-lo pelo resto da vida. E não, não estou falando que deve ser um personagem masculino para que nos apaixonemos, eu mesma fiquei enlouquecida com a protagonista de A GAROTA QUE VOCÊ DEIXOU PARA TRÁS, exatamente por isso me é tão difícil ler algo da JOJO e não fazer comparações.

Apesar das críticas, gosto de ler esses primeiros livros da autora e ver que são um tantinho mais fracos quando comparados com suas obras mais recentes, isso porque essa leitura deixa claro o quanto JOJO amadureceu em sua escrita, o quão ficou mais criativa em seus enredos e o quão melhorou na caracterização de seus personagens. Acho simplesmente divino acompanhar o amadurecimento de um autor, e a BERTRAND está proporcionando exatamente isso ao relançar esses primeiros livros da autora.


A CASA DAS MARÉS não é um livro fenomenal da JOJO, mas para quem é fã, será um prato cheio para conferir como foi o começo de sua carreira. Apesar de ter dado apenas 3 estrelas, recomendo bastante ;) 


Comente com o Facebook:

18 comentários:

  1. Nunca li nada da Jojo mas tenho muita vontade
    Acho que vou iniciar por esse que acho que não vou me decepcionar ao ler os mais recentes
    Beijos e seguindo
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lu, acho legal você ler na ordem cronológica mesmo. É gostoso perceber a evolução da autora.

      Bjs

      Excluir
  2. Mari!
    Os livros da Jojo são realmente muito bons e saber que os primeiros estão sendo relançados é ótimo justamente por podermos comparar os primeiros livros com os atuais, bem mais maduros e elaborados.
    Gosto também desse artifício de mesclar passado e presente.
    “Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos.”(Antoine de Saint-Exupéry)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rudy, é justamente por ver esse amadurecimento que aprecio tanto os livros <3

      Bjs

      Excluir
  3. É sempre maravilhoso ver o quanto um autor evoluiu ao longo da sua carreira, mas como é a JOJO creio que leria até a sua lista de supermercado Essa mulher é fantástica! Espero ter mais oportunidade para ler os livros dela, em especial "A garota que você deixou pra trás".
    Enfim, boa semana. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Driiii, A GAROTA QUE VOCÊ DEIXOU PARA TRÁS é divino! Leia <3

      Excluir
  4. Oi, Mari.
    Que pena! Gostar dos personagens é essencial para gostar de um livro, pelo menos é uma chance de isso acontecer. Mas pelo menos o enredo te conquistou.
    Eu ainda não li nada da autora, mas vou ler em breve. Dizem que as outras obras dela, as mais recentes são realmente melhores e mais maduras.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Le, as recentes são realmente mais maduras e excelentes, mas acho legal ler na ordem para ver como ela foi evoluindo e amadurecendo. Espero que tenha a oportunidade de ler todos.

      Bjs

      Excluir
  5. Eu achei fantástica a ideia da editora de apostar no relançamento dos livros de início da carreira da autora. Como você, me fascina a ideia de poder acompanhar o amadurecimento e crescimento de um autor dentro de sua própria escrita, e fico encantada em ver o quanto as histórias evoluem e se intensificam. Apesar de não ser um dos melhores livros da autora, confesso que a mistura de passado e presente me deixa bastante empolgada, apesar de não ter nenhum personagem sobressalente no enredo.

    http://livroosviajantes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Nunca li nd da Jojo Moyes, mas estou louco para ler Um Mais Um e Como Eu Era Antes de Você, pois parecem ser otimos! Adoro acompanhar o amadurecimento de autores, como o caso da Cassandra Clare, da escrita nota 3 de Cidade dos Ossos para a 9 em Cidade das Almas Perdidas ou a Gillian Flynn que amadureceu muuuuito em Garota Exemplar. ^^

    Www.cidadedosleitores.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gus, sobre a Cassandra sou suspeita. A amo desde o 1º livro, mas acho que ela podia encerrar logo o universo dos Caçadores... Já deu né, rs.
      Quanto a Gillian: diva máxima <3 hahahaha

      Bjs

      Excluir
  7. Dessa autora eu já li "Como eu era antes de você", mas o final me decepcionou muito, de modo que não dei mais nenhum chance para a autora. Talvez eu esteja sendo injusta e tenha que repensar esta minha postura
    Neste, acho que o recorte temperal me agradaria. É muito bom podermos acompanhar o desenvolvimento de um autor que somos fã.
    Abraços.

    Minhas Impressões

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não li COMO EU ERA ANTES DE VOCÊ, mas todo mundo fala muito bem. Gostei de ver sua sinceridade ao falar sobre o final. Preciso conferir logo.

      Bjs

      Excluir
  8. Oi Mari,
    Ainda não li nada da Jojo, nossa não me bate...kkkk....to brincando. Bem mas já vi muitos elogios. E realmente um autor vai amadurecendo com o tempo e melhorando, creio que por isso eles estouram depois. No entanto Jojo, deve ser que nem Nora Roberts pra mim, quando leio algo dela fraco penso: Como ela melhorou com o tempo. E por mais que seja fraco, gostamos porque a escrita conquista e mesmo não sendo totalmente maravilhosas as leituras, são boas para quem é fã.

    Beijos Elis - http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso Lis, leituras ótimas para quem é fã. Acredito que quem não seja não vá se tornar com esses primeiros livros, mas quem já é, vai adorar conferir o amadurecimento dela <3

      Bjs

      Excluir
  9. Oie
    Como nunca li nada da Jojo é legal eu começar com esse livro e depois ir para os próximos,assim dá pra acompanhar melhor ainda esse amadurecimento da escritora.E comigo sempre acontece dessas de a história ser maravilhosa mas os personagens deixam um pouco a desejar no quesito de cativar o leitor.E agora já sei qual livro da escritora ler pra dar início nas suas obras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, Le. Leia na ordem, você irá aproveitar mais. Verá que os últimos foram realmente fabulosos! <3

      Bjs

      Excluir
  10. Oi! Não conhecia a autora. Concordo que a maioria dos autores evoluem a cada livro escrito, as ideias amadurecem e ficam mais elaboradas, uma pena que não tenha gostado tanto desse livro, mas acho que você teve a expectativa que fosse como os outros. Concordo que num livro de drama tem que ter um personagem que se sobressaia mais, para que sua história seja mais comovente.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.