28 de dezembro de 2015

RESENHA: A COLINA ESCARLATE - Nancy Holder (Ed. Record)



Oi, gente linda!

Mais uma semana que se inicia cheinha de resenhas do GRUPO EDITORIAL RECORD para vocês! Para começarmos MUITO bem, vou falar sobre A COLINA ESCARLATE, da NANCY HOLDER.

A Colina EscarlateA COLINA ESCARLATE
NANCY HOLDER
Editora: RECORD              
Ano: 2015
Nº págs: 308
Gênero: Terror, Suspense

SINOPSE: Bem-vindo à Colina Escarlate. Edith Cushing, uma jovem da era vitoriana, alimenta o sonho de escrever um livro. Ainda que, segundo ela mesma, seja uma misantropa irritadiça, não é diferente das jovens de sua época. Porém, há algo tenebroso em seu passado. Aos 10 anos, Edith sofreu dois grandes traumas: o falecimento de sua mãe e, três semanas depois, o encontro com um fantasma — a Sr. Cushing, sua própria mãe. Ainda hoje Edith se lembra daquela noite: o tique-taque do relógio, o ranger das tábuas do assoalho, o farfalhar do robe de seda com o qual a mãe fora enterrada, o estalido dos ossos sob a pele que já definhava, a mão decomposta em seu ombro... e um recado enigmático. Sem medir esforços para realizar seu sonho, ela acaba conhecendo Sir Thomas Sharpe, um homem misterioso, dono de terras na Inglaterra e de uma mente criativa como a dela. Isso logo desperta o interesse da jovem, que busca mais informações sobre ele e sobre Allerdale Hall, a propriedade ancestral da família Sharpe. No entanto, o que Edith não encontra em suas pesquisas são os segredos terríveis guardados pelo nobre inglês, que irão assombrá-la para sempre. 

A COLINA ESCARLATE na realidade não é bem um livro, mas sim um roteiro escrito pelo GUILLERMO DEL TORO para ser levado aos cinemas e que ganhou um texto pelas mãos da NANCY HOLDER. Meu interesse em ler a obra foi justamente o nome de DEL TORO, hoje referência no gênero fantasia/terror. Foi empolgada que dei início à leitura, mas foi um tantinho decepcionada que cheguei à metade dela.

O início é muito bem explicado e explorado, contudo, por ser um livro de terror, eu já queria medo, suspense e mistério desde os primórdios, mas o que encontrei foi mais um nhé nhé nhén parecido com os romances antigos, afinal, tínhamos moçoilas apaixonadas, um Don Juan, um doutorzinho curioso, e famílias abastadas. Esse cenário me deixou um pouco insatisfeita, pois queria, imaginava e precisa que A COLINA ESCARLATE fosse de outra maneira. De tanto adentrar no romance nesse começo, desisti de fazer a leitura em um só dia, pois precisava respirar.

Ok, confesso, nesse comecinho teve algo de sobrenatural, mas não consegui achar assustador porque estava entediada com o restante, então não me pareceram passagens significativas. Porém, no dia seguinte, quando dei sequência na leitura... Que surpresa! De repente, o livro que parecia cheio de romance começou a se mostrar intrigante, com mistérios sombrios e segredos obscuros, e passou a ser uma leitura excelente! Eu não conseguia soltar e a cada minuto ficava mais e mais fascinada com o que ia lendo, e também horrorizada, devo dizer, afinal, algumas revelações passaram a ser extremamente PESADAS! Alguns segredos desvendados foram mais comuns, outros geraram curiosidade e expectativa em mim, e não nego que até senti pena dos vilões em alguns momentos em que a história de sua infância voltava para ser mostrada, mas, ao final, decidi que A COLINA ESCARLATE foi um livro que me chocou demais, que me impressionou demais e que me fez ficar boquiaberta! Não, não foi só pelo terror apresentado, que muitas vezes foi até sutil, o que me assombrou mesmo foi a perversidade dos personagens, o desvio de caráter e a personalidade bizarra deles. Simplesmente AMO livros que chocam, que causam reflexão, que nos fazem pensar no como e por que de algumas coisas, adoro livros que tocam em tabus da sociedade e que expõem esses tabus de forma tão crua que nos deixam impressionados.


Não nego, até a metade de A COLINA ESCARLATE estava certa de que iria considerar o livro bem fraco, mas da metade em diante fui sugada para o universo de DEL TORO, que não erra a mão, nunca! Fantástico, brilhante e fascinante! Um dos melhores que li nesse ano de 2015. Adoro encerrar o ano com leituras excelentes e a RECORD me proporcionou isso com toda certeza. Vocês devem correr para ler, e quem já assistiu ao  filme, deve correr pra me contar, pois ainda não vi e estou curiosa! 


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.