28 de janeiro de 2016

INDICAÇÃO: Livros de NÃO-FICÇÃO da editora SEXTANTE



Olá, pessoal! Muito boa tarde!

Como vocês sabem, quinta-feira é dia de INDICAÇÃO, e hoje vou indicar dois livros que saíram pela editora SEXTANTE e que eu ADOREI. São eles: AS PIORES INVENÇÕES DA HISTÓRIA E OS CULPADOS POR ELAS e AS PIORES DECISÕES DA HISTÓRIA E AS PESSOAS QUE AS TOMARAM.

As Piores Invenções da HistóriaAS PIORES INVENÇÕES DA HISTÓRIA E OS CULPADOS POR ELAS
ERIC CHALINE
Editora: SEXTANTE              
Ano: 2015
Nº págs:256
Gênero: Não Ficção

SINOPSE: “Eu não falhei. Apenas descobri dez mil soluções que não funcionavam.” – Thomas Edison, inventor. Durante muito tempo, acreditamos que a capacidade de produzir e utilizar ferramentas era o que nos distinguia dos animais. Hoje se sabe que várias outras espécies também são capazes de fazer isso, mas não resta dúvida de que o ser humano possui uma inventividade inigualável para descobrir novas maneiras de melhorar sua vida – e, às vezes, de destruí-la. Você encontrará aqui as mais malfadadas invenções que o homem já foi capaz de criar. Algumas fracassaram comercialmente (como os veículos híbridos humano-elétricos), outras trouxeram consequências imprevistas e arruinaram milhares de vidas (como a talidomida e a heroína). Algumas mataram o próprio inventor (como o voo com propulsão humana), outras dizimaram populações inteiras (como a bomba atômica). E há também aquelas que simplesmente não trouxeram benefício algum (como o fast-food e o refrigerante). Apresentado em ordem cronológica, este livro lança luz sobre o trabalho de célebres cientistas como Leonardo da Vinci, bem como de dezenas de outros desconhecidos que, com a intenção de criar algo novo, acabaram causando sérios problemas para a humanidade.

Peguei AS PIORES INVENÇÕES DA HISTÓRIA E OS CULPADOS POR ELAS para ler achando que ficaria uns bons dias para terminá-lo, mas não, foi tão divertido que durou pouquíssimo em minhas mãos. A introdução bastou para me conquistar e ter certeza de que iria encontrar um livro excelente e com um tom de irônico fenomenal nas páginas:

“Se este livro serve a um propósito, é o de fazer o leitor refletir sobra o brilho, o heroísmo, a criatividade, a estupidez, a teimosia, a ganância e a autodestruição que caracterizam a raça humana em toda a sua inventividade”.
p. 9

Diante uma introdução assim, como ficar indiferente ao que se seguiria?

AS PIORES INVENÇÕES DA HISTÓRIA E OS CULPADOS POR ELAS relata diversas invenções que foram um fracasso. Algumas nos fazem sentir pesar, claro, mas outras arrancam gargalhadas. Fiquei dias lembrando da invenção do dignitário chinês Wan Hoo que, para realizar seu sonho de voar até a Lua, amarrou 47 foguetes (parecidos com os de desenho animado) e colocou uma cadeira em cima. Os estopins queimaram e houve uma enorme explosão... Wan desapareceu. Isso aconteceu por volta de 1500, e muitos acreditavam que ele havia chegado realmente a Lua. Em 2004, um programa da TV americana resolveu recriar a cena e colocaram um boneco para descobrir para onde Wan poderia ter ido. Após a explosão, tanto a cadeira quanto o boneco haviam realmente desaparecido, mas, depois de uma inspeção minuciosa, partes da cadeira e do boneco foram encontradas, totalmente queimadas, em torno da plataforma de lançamento, rs.

E o caso acima foi apenas um dos muitos que foram engraçados e contaram com o tom cômico do autor na hora de narrar, que muitas vezes parecia estar se divertindo com o que estava contando e segurando o próprio riso. Preparem-se para casos que envolvem perucas, saias, etc.

Obviamente, muitos dos inventos fracassados são também sérios, mas são narrados de forma igualmente deliciosa, que faz com que as páginas passem sem percebermos.



As piores decisões da históriaAS PIORES DECISÕES DA HISTÓRIA E AS PESSOAS QUE AS TOMARAM
STEPHEN WEIR
Editora: SEXTANTE              
Ano: 2014
Nº págs: 256
Gênero: Não Ficção

SINOPSE: A história está repleta de erros memoráveis. Muitos foram cometidos por pessoas bem-intencionadas que simplesmente tomaram decisões equivocadas e acabaram sendo responsáveis por grandes tragédias. Outros, gerados por indivíduos motivados por ganância e poder, resultaram de escolhas egoístas e provocaram catástrofes igualmente terríveis.
Desde o momento em que Eva resolveu que valeria a pena morder a maçã até a crença de que o Titanic jamais afundaria, do rapto de Helena de Troia ao suicídio em massa em Jonestown, você vai conhecer alguns dos maiores equívocos da humanidade. Partindo da antiguidade e chegando até os tempos modernos, Stephen Weir analisa esses e outros grandes desastres da história como o incêndio de Roma, o tsumani da Indonésia, o acidente de Chernobyl , mostrando os erros que estão por trás de cada um deles e o impacto que deixaram no mundo em que vivemos hoje.

Antes mesmo de começar a leitura de AS PIORES DECISÕES DA HISTÓRIA E AS PESSOAS QUE AS TOMARAM fiquei um tantinho decepcionada, pois tinha certeza de que, por ser um livro mais sério, iria sentir falta do tom narrativo do livro anterior, e sim, em alguns momentos até senti, mas esse é um fabuloso livro de História, com grandes informações e com um autor que narra de forma mordaz, fazendo criticas ferrenhas a muitas más decisões e sendo muitas vezes sarcástico, portanto, repeti a dose e mais uma vez me deliciei com a leitura.

A introdução termina assim:

“Se você se interessa em relembrar as grandes idiotices cometidas pelo homem...”
p.9

Dentre os dois livros, diria que esse é o mais importante. O primeiro, claro, é divertidíssimo, mas é mais um livro de “curiosidades”, já esse segundo nos traz verdadeiras informações históricas e políticas que mudaram o mundo. Aliás, as informações políticas e sobre as guerras foram minhas preferidas.


Por fim, devo dizer que é impossível falar desses dois livros sem mostrar a edição primorosa que ambos possuem. Vocês sabem que não sou de tirar fotos, mas quando o livro é caprichado, não posso deixar de mostrar.


AS PIORES INVENÇÕES DA HISTÓRIA E OS CULPADOS POR ELAS:



Como vocês podem ver, o livro é em papel couchê e tem várias ilustrações. Além disso, sempre que vai se falar de uma nova invenção, ela é grifada a cores no rol que nos é dado no canto superior esquerdo e abaixo sempre traz uma citação importante.


AS PIORES DECISÕES DA HISTÓRIA E AS PESSOAS QUE AS TOMARAM:



Como vocês podem ver, os dois livros seguem o mesmo estilo de edição. Dois livros magníficos que entram para a INDICAÇÃO de hoje ;) Leiam!



 

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.