4 de fevereiro de 2016

INDICAÇÃO: O ÚLTIMO TESTAMENTO + O ACERTO FINAL - Sam Bourne (Ed. Record)



Olá, pessoas!

Post de indicação de hoje saindo super atrasado, ainda mais porque serão duas as indicações de hoje, mas vamos que vamos...

O post de hoje é dedicado ao SAM BOURNE e aos seus dois brilhantes livros: O ÚLTIMO TESTAMENTO e O ACERTO FINAL.

O ÚLTIMO TESTAMENTO
SAM BOURNE
Editora: RECORD              
Ano: 2008
Nº págs: 462
Gênero: Policial, Suspense

SINOPSE: Em abril de 2003, na Bagdá controlada pelo exército americano, um menino de 15 anos aproveita o caos para saquear o Museu Nacional de Antiguidades. Jóia da coroa de Saddam Hussein, a instituição exibe tesouros arqueológicos da Mesopotâmia, bustos de princesas núbias, ídolos da cidade de Ur. Não apenas a história do Iraque, mas de toda a humanidade espia o tumulto através de estátuas de deuses, reis e rainhas. Escondida com esmero, uma tábua de argila é a parte do espólio que cabe ao menino Salam. Longe dali, Em Tel-Aviv, milhares de pessoas se reúnem em um comício na praça Yitzhak Rabin, a fim de celebrar o tão aguardado acordo histórico entre palestinos e israelenses. No meio da multidão, um homem de paletó e olhos injetados avança em direção ao palanque, o olhar fixo no primeiro-ministro de Israel. Os seguranças rapidamente percebem a aproximação do suspeito, que leva uma das mãos ao bolso. Em poucos segundos, o homem está no chão, alvo de um tiro certeiro na cabeça. Em sua palma, apenas um bilhete encharcado de sangue... Os dois fatos, aparentemente sem relação, estão no cerne de uma série de mortes que podem colocar em risco o acordo de paz. Em resposta, Washington envia sua melhor negociadora para a região. Maggie Costello está acostumada a abrir seu caminho com argumentos sólidos, investigação e inteligência afiada. Infelizmente, suas qualidades não a ajudam a resolver as crises do próprio casamento ou a se livrar de fantasmas do passado. Mas ela logo percebe que os crimes seguem um padrão. Ao que parece, alguém vem matando historiadores e arqueólogos — todos eles estudiosos de segredos milenares há muito perdidos. Acuada por violentos extremistas políticos, Maggie vê-se envolvida no último enigma não resolvido da Bíblia. A revelação pode significar o fim da hostilidade entre israelenses e palestinos — ou detonar a pior guerra de toda a história.

O ÚLTIMO TESTAMENTO é uma leitura fascinante. Aqui temos uma misteriosa tabuleta que desapareceu e que esconde um segredo bíblico que pode por fim a um grande embate histórico, mas é claro que têm pessoas interessadas que o conteúdo nunca seja revelado.

O livro tem uma protagonista ótima, super inteligente, destemida, mas que tem um defeitinho: um fraco pelo sexo masculino que a põe em apuros.  

Aos mais habituados com narrativas sobre o Oriente Médio, palestinos, israelenses, árabes, bem como suas religiões, a leitura é bastante fluida e possível de ser feita em um dia, mesmo com a quantidade de páginas que tem, pois o autor tem um talento enorme para prender o leitor e nos deixar instigados pelo que virá a seguir. Particularmente, não consegui ler em um só dia, pois me enrolo toda com essas politicagens do Oriente Médio, mas para quem já está acostumado, não soltará o livro até chegar ao final! Fabuloso!



O ACERTO FINAL
SAM BOURNE
Editora: BERTRAND BRASIL              
Ano: 2010
Nº págs: 476
Gênero: Policial, Suspense

SINOPSE: Tom Byrne trabalha para qualquer um que pague bem. Recebe da ONU a missão de minimizar as possíveis consequências da morte de um suposto homem-bomba, assassinado precipitadamente por seguranças da organização.  Todos imaginavam que fosse um senhor inofensivo, mas Byrne percebe que ele não era assim tão inocente. Durante suas investigações, Tom descobre uma irmandade secreta unida em uma missão mundial que já provocou centenas de mortes. Sua descoberta trará à tona o último grande segredo da Segunda Guerra Mundial.

Dos 5 livros do SAM lançados, falta ler apenas um, e para todos sempre dei 5 estrelas, mas tenho que dizer que só dei 5 estrelas para O ACERTO FINAL porque não podia dar 11, sim, esse é um livro 11 estrelas que qualquer pessoa que goste do tema da 2ª Guerra vai ficar enlouquecida para ter em mãos.

TUDO nesse livro é impressionante. Os personagens, a politicagem, os relatos verídicos sobre a Segunda Guerra, os nazistas e seus atos repugnantes, a falta de punição para a maioria deles, o grupo de judeus que formou uma resistência, seus atos de vingança... Meus Deus!, é preciso fôlego e coragem para ler esse livro. Os relatos são demasiados fortes e muitas vezes sentimos um nó no peito. 

O que mais me impressionou nesse enredo foi o fato de esse ser um livro de suspense, e são poucos os autores do gênero que tem talento para fazer o leitor chorar, e SAM conseguiu fazer com que lágrimas jorrassem dos meus olhos ao expor diversos relatos, muitos deles verdadeiros (como explicado ao fim do livro) dos que tanto sofreram nessa época.

Não nego que o suspense, “a descoberta” e “os porquês” são um tanto quanto óbvios, mas tenham em mente que esse não é um livro que tenta manter segredos, ele segue uma congruência certeira ao que se dispõe. É um livro soberbo, magnífico, que com certeza entrou para meus favoritos e melhores leituras do ano. Não apenas o indico a vocês como também IMPLORO que leiam! LEIAM!!


Comente com o Facebook:

18 comentários:

  1. Gosto muito de ler livros com temas religiosos assim, polêmicos e com ar de mistério. Esse primeiro já vi e fiquei querendo conferir, mas acabei não pegando pra ler =/
    Agora, esse segundo? Fala de Guerra? Socorro! Me interessou pra caramba. Adorei as dicas e parecem ser mesmo bons demais =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris, confira ambos. Mas esteja com o coração preparado para O ACERTO FINAL, algumas passagens são extremamente tristes :(

      Bjs

      Excluir
  2. Bom, confesso que até então eu não sabia da existência destes livros, porém gostei muito dos temas abordados em cada livro e irei procurar para lê-los.
    Sobre o livro O ÚLTIMO TESTAMENTO, também não sou acostumada com essas politicagens do Oriente Médio e talvez eu sinta uma certa dificuldade em entender a história, mas não desistirei pois sei que irei gostar. Já o livro O ACERTO FINAL, simplesmente por se passar na Segunda Guerra, é um ponto suficiente para me atrair. Lerei sem falta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Le, depois que ler, volta pra me contar o que achou e qual gostou mais.

      Bjs

      Excluir
  3. Oi!
    Eu nunca li Sam Bourne, mas recentemente vi sobre "O acerto final" em um blog literário e fiquei muito interessado em lê-lo, sua resenha contribui mais ainda para isso também. Livros que tem relatos verdadeiros, descobertas, suspense, me chamam muita atenção!

    Beijo
    www.meuexpresso.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diego, dê uma chance a esse homem, você vai achar ele demais!

      Bjs

      Excluir
  4. Nunca li nada do Sam Bourne, mas li há pouco Ossos Peridos da Kathy reichs, onde o tema também é arqueologia e acho fascinante, apesar de ser meio difícil de entender mesmo. Mas acho que eu ia gostar mais de o Acerto Final, os horrores do nazismo geralmente rendem ótimos enredos.

    http://porquelivronuncaenguica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prepare-se para O Acerto Final... Só digo isso, prepare-se, rs.

      Bjs

      Excluir
  5. Mari!
    Já anotei as duas indicações porque adoro os temas abordados nos dois livros e fiquei bem curiosa por acompanhar a leitura.
    “Na juventude deve-se acumular o saber. Na velhice fazer uso dele.” (Jean-Jacques Rousseau)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Top Comentarista fevereiro, 4 livros e 3 ganhadores, participe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ebaaaa, fiquei mega feliz por saber que entraram na sua listinha, Rudy.

      Bjs

      Excluir
  6. Oi Mari! Nunca li nada do autor, vou tentar incluir algo na meta deste ano, quem sabe este classificação 11. A protagonista do primeiro é quase perfeita pelo visto, exceto pela fraqueza descrita. Vai me dizer que seus escolhidos são canalhas? Bjos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cidaaa, Deus me livre! Kkkkkkkkkk. Odeio livros com canalhas, acho terrível essa ondinha de New Adult que mostra que macho bom é canalhão. Sempre me pergunto o que será da juventude e do gosto delas. Se-nhor.
      Mas a protagonista não se envolve com canalhas, é que ela se deixa levar pelo prazer em momentos de trabalho e isso a prejudica algumas vezes. Mas ela é bem bacana.

      Se você ler algum dos livros do Sam, volta pra me contar o que achou.

      Bjs

      Excluir
  7. Sua resenha está muito boa, não conhecia esses livros, mas lendo um pouco mais a resenha acredito que não faz muito meu estilo de leituras, por esse motivo não pretendo ler.

    ResponderExcluir
  8. Adorei o Último Testamento, meu tipo de livro, mistérios históricos para serem revelados, estilo Dan Brown. O segundo eu não conseguiria ler e nem ter algo com essa capa :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ro, apesar do preconceito de muita gente, confesso: adoro estilo Dan Brown. A-DO-RO, rs.
      Se você der uma chance ao segundo vai se surpreender, prometo.

      Bjs

      Excluir
  9. Amei.,
    Eu quero, gostei muito do tema abordar a biblia, apesar de passar longe do meu gênero literario eele abordar um tema que gosto muito que é guerras, as capas com certezas me encataram, são perfeitas, e olha que sou uma louca por capas, perdir a conta de livros que comprei só pela capa, amei gostei muito do tema em si, com certeza esse vai para minha lista.

    ResponderExcluir
  10. Meus livros preferidos são sempre os que retratam a segunda guerra.
    Sofro pela injustiça por parte do nazistas, sinto ódio pelos que se safam...
    Eu adorei sua resenha e com certeza lerei esse livro, nem precisa insistir.
    Não li nada do autor ainda e acho que comecar com um livro merecedor de 11 estrelas é maravilhoso.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edna, adoro o tema também. Indique livros sobre a 2ª Guerra para mim, plix.

      Pode ter certeza de que irá amar esse livro do Sam <3

      Bjs

      Excluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.