12 de agosto de 2016

RESENHA: O QUINTO EVANGELHO - Ian Caldwell (Ed. Record)



Muito boa noite, pessoas lindas!

Hoje é daqueles resenhas que eu falo super empolgada torcendo para que o sentimento faça com que vocês desejem desesperadamente conferir o livro. Portanto, por favor, confiram O QUINTO EVANGELHO do IAN CALDWELL, lançado pela editora RECORD.

O Quinto EvangelhoO QUINTO EVANGELHO
IAN CALDWELL
Editora: RECORD     
Ano: 2016
Nº págs: 560
Gênero: Suspense, Thriller

SINOPSE: Uma trama eletrizante sobre uma verdade que pode abalar o futuro da igreja. Nos últimos meses do pontificado de João Paulo II, uma misteriosa exposição é montada nos Museus do Vaticano. Seu curador, Ugo Nogara, alega ter descoberto um grande segredo sobre o Sudário de Turim, porém, uma semana antes da abertura da polêmica mostra, ele é encontrado morto nos jardins da residência de verão do papa. Na mesma noite, a casa dos padres Alex e Simon Andreou, amigos de Ugo e seus ajudantes na exposição, é invadida por um estranho. A polícia não consegue encontrar um suspeito, e Alex inicia sua própria investigação. Para encontrar o culpado, ele precisa descobrir o segredo mantido por Ugo a qualquer custo. Mas, à medida que começa a compreender a verdade, ele percebe que suas ações podem trazer consequências imprevisíveis para o futuro da Igreja Católica.

Ahhh, como solicitei esse livro dividida! Um lado de mim o desejou com todas as forças, afinal, a sinopse é incrível e é exatamente o tipo de livro de que gosto. Outra parte ficou temerosa, pois ouvi criticas ferrenhas a O ENIGMA DO QUATRO, outro livro do autor, que tem uma legião de odiadores. Mesmo assim resolvi solicitar e tirar minhas próprias conclusões. Que foram excelentes!

Gosto muito de livros que trabalham em cima da bíblia e dos equívocos dela, principalmente quando trazem um personagem “mui louco” e “mui fanático”, e para mim fica ainda melhor quando páginas e mais páginas são usadas para fazer imensas críticas a igreja. Era esperando um livro assim que mergulhei em O QUINTO EVANGELHO, e foi encontrando muitas partes que passaram longe disso que me surpreendi o quanto o considerei magnífico e soberbo!

O primeiro diferencial é que o livro esclarece a diferença entre os católicos do oriente e do ocidente, coisa que JAMAIS imaginei que existia. E viajei para um mundo completamente novo e desconhecido com essas explicações e com as diferenças, que são imensas, principalmente entre a ordenação dos padres.

Que sou fissurada por enredos policiais vocês já sabem, mas confesso que aqui, por maior que ele tenha se tornado, meu foco foi sempre buscar compreender o que me faltou de ensinamento sobre o catolicismo oriental e ocidental. Senti que estive em uma aula de História, com minúcias sendo explicadas e todas elas interessantes demais para deixar passar qualquer vírgula.

Fui surpreendida de forma gratificante com a escrita do CALDWELL, que por causa das opiniões sobre O ENIGMA DO QUATRO, temi. A escrita do homem foi completamente fluida e didática, sempre com preocupação de fazer com que o leitor comum entendesse as diferenças das religiões, das crenças e da forma de ver, viver e vivenciá-las dos fiéis.

O QUINTO EVANGELHO foi um livro que não falou mal da igreja, e por incrível que pareça não senti falta disso. Claro que tem um “cutucãozinho” aqui e outro lá, mas não críticas ferrenhas e mordazes, mas confesso que fui tão dragada para o livro que isso não me fez falta.

O lado policial da trama foi soberbo! Não foi o assunto mais interessante no livro, mas foi BRILHANTE! Fiquei embasbacada com a forma como o autor conduziu a investigação e envolveu o alto clero nos fatos, incidentes e julgamento. Fôlego, pra que te quero?

Como se não bastasse a grande teia de intrigas que CALDWELL brilhantemente criou, ele ainda nos brindou com personagens assombrosos! Desses que nos tiram a paz e dilaceram nossos corações sem dó nem piedade! Às vezes tudo ficava tão confuso que não sabia se torcia por um, por outro, se desejava a morte de um, de outro, se queria que fulano se desse mal ou se cicrano tivesse a merecida paz. Foram tantos os personagens, tantas as situações vividas por eles, que fiquei em verdadeiro desespero. Sem contar a grande angústia ao virar cada página.

A questão do Vaticano foi outra que me fez engolir as páginas. Tenho loucura por livros que exploram a biblioteca do Vaticano e quase tive pequenas síncopes quando os personagens lá estavam. A interpretação dos evangelhos também foi algo que me tirou a paz, bem como outros descobrimentos que se anunciaram desde o início.

Ao final, descobri que o autor levou dez anos para escrever o livro e fazer a pesquisa em torno dele, só por isso já me senti ainda mais grata pela leitura, afinal, quando um autor se dedica tanto assim a uma obra, só podemos sentir uma imensa gratidão por ele ter pensado em todos os pormenores da trama.


Amei O QUINTO EVANGELHO e garanto que deixará qualquer leitor sem fôlego! Se joguem! A-GO-RA!


Comente com o Facebook:

15 comentários:

  1. Adoro um livro com intriga envolvendo igreja ou personagem fanático também. E olha, não lembro de ler um que explicasse essas diferenças nas crenças. Sei que tem algumas coisas bem diferentes, mas o que exatamente nunca li...
    E ele parece ter um bom lado policial e muita pesquisa, então deve ser um livro muito bom mesmo. Acho que iria gostar de ler também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris, você ao menos sabia que existiam diferenças, e eu que nem sabia que existia essa separação! Oo, fiquei impressionada! Leia e volte pra me contar o que achou,

      beijão

      Excluir
  2. Eu já anotei o nome do livro, porque já sei que vou comprar hahah O gênero foi o que me despertou atenção de cara. Depois, quando li a sinopse, fiquei fissurado. Ao ver sua resenha, não deu outra. Preciso comprar! Eu amo livros de suspense/romance policial. Além disso, o fato de que o livro aborda a Igreja Católica me fez ficar mais interessado ainda. Obrigado pela resenha <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compre! É fantástico! Depois volta pra me contar se gostou tanto quanto eu.

      Beijooos

      Excluir
  3. Olá!
    Gostei muito da resenha pois gosto bastante de livros de investigação. Esse me interessou por questionar algumas coisas sobre a igreja (coisa que eu sempre faço). Fiquei curiosa para ler.

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o livro, mas fiquei super interessada. lendo sua resenha lembrei dos livros do Dan Brown

    ResponderExcluir
  5. Se o autor passou dez anos pesquisando para melhor elaborar esse livro,com toda certeza vale a pena ser lido.
    E como você bem nos disse,ele esmiuçou o catolicismo,e é por isso que fiquei bastante interessada.
    Tudo o que lemos na bíblia, foi de certa forma "interpretada" da maneira que melhor service aos propósitos da igreja.
    E a parte investigativa da história só acrescenta mais para o "O Quinto Evangelho".

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Menina, suas resenhas são para abalar! Assim minha lista de desejados cresce mais e mais, a cada dia que visito o blog! Como já mencionei anteriormente, gosto muito das suas indicações. E a premissa desse livro está fantástica. Sinceramente ainda não li livros com esse tema, igreja, religião, enredos policiais...somente em filmes, mas fiquei muito curiosa, pois é muito interessante e um tema que recai sempre muitas duvidas. Com certeza esse livro tem uma ótima leitura. Quero conferir! Obrigada! Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Oi Mari.
    Eu gostei bastante da sua resenha, mas eu não gosto muito de livros que falam sobre bíblias, igrejas e religião, então essa leitura infelizmente não funcionária para mim no momento.
    Boa Tarde.

    ResponderExcluir
  8. Um livro que desperta tantos sentimentos contraditórios em relação aos personagens deve ser mesmo brilhante. Gosto de livros que falam sobre a bíblia, principalmente quando o autor estuda sobre o assunto e faz apenas criticas e mais criticas. Dica anotada!

    ResponderExcluir
  9. Não é o tipo de leitura que faço, mas parece que é um livro ótimo. Muito bacana ver o tempo que o autor dedicou na obra.
    Acho que merece uma adaptação!

    ResponderExcluir
  10. Oi tudo bem..
    Nunca li nada do CALDWELL,e confesso que nao sou muito de ler suspense e policiais e nunca li nada relacionada a igreja,mas esse livro parece ser uma boa pedida pra começar,pra entender um pouco mais desse mundo ainda mais por ele ter tido tanto tempo pra fazer uma obra que pela sa resenha parece ser maravilhosa.otima resenha depois de le-la me deu muita curiosidade.
    Um abraço e muito sucesso :)

    ResponderExcluir
  11. Essa premissa de que encontraram algo que poderia ruir com as bases da igreja católica não me é estranha, acredito que essa temática já foi bem abordada em diversos filmes, e em livros eu só lembro de um, por isso fiquei mesmo muito curiosa, pois assim como você gosto desse tipo de leitura que além de nos fazer pensar em outras mil possibilidades nos tira da zona de conforto.

    ResponderExcluir
  12. Super concordo! Resenhar livros que amamos é algo difícil, queremos a todo custo convencer o outro que o livro é bom. Também sempre fico meio dividida em solicitar livros criticados, ou até de autores criticados, mas sempre vou pela intuição, e quase sempre da certo. Também gosto de livros que carregam críticas as igrejas, acho importante que cria debates e nos faz pensar sobre como estamos vivendo e até refletir sobre nossas crenças. Me surpreendi pelo tempo de escrita do livro, então não posso deixar de ler a obra

    ResponderExcluir
  13. Com essa resenha, só consegui pensar em O Código da Vinci. Já leu? Se sim, saberá do que estou falando.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.